Concurso de Oratória realiza etapa final em SLO e confirma segunda edição

EVENTOS Data de Publicação: 20 nov 2023 21:30 Data de Atualização: 22 nov 2023 13:45

O Câmpus São Lourenço do Oeste do IFSC, em parceria com o Leo Clube Ômega e a Secretaria Municipal de Educação, realizaram a etapa final do Concurso de Oratória, na quinta-feira (16). O evento foi no auditório da Associação Empresarial e Cultural São Lourenço do Oeste (Acislo). Além de conhecer o vencedor da primeira edição, os organizadores já confirmaram a realização do segundo concurso em 2024. 

O primeiro colocado, com 9.78 pontos, foi o estudante José Carlos Silva de Souza Neto, do 8º ano da Escola Básica Municipal Santa Maria Goretti, que discorreu sobre o tema do evento, "Inteligência Artificial", por cerca de cinco minutos, destacando os avanços da tecnologia e a importância do uso consciente delas. A segunda colocada foi Júlia Furlanetto Feuser, com 9.604 pontos; e a terceira posição ficou com Gabriele Guarda, com 9.276 pontos. Outros seis estudantes também participaram da etapa final. A escola vencedora foi a E.B.M. Santa Maria Goretti. Confira o resultado final.

A estudante Júlia Furlanetto Feuser, segunda colocada e estudante do 8º ano da Escola Municipal Irmã Cecília, sente-se realizada por participar do concurso. “Quero agradecer por todos os aprendizados e ensinamentos nessa jornada. Aprendi muita coisa nesse tempo e consegui perder o medo de falar em público, algo que não pensei que conseguiria, graças ao apoio e dicas durante a formação”, afirma. 

O concurso buscou, sobretudo, estimular justamente isso: a prática de falar em público, trabalhando habilidades relacionadas à oratória como apresentação pessoal, controle emocional e do tempo. "Durante as etapas de preparação, percebeu-se uma evolução na comunicação dos estudantes participantes e aprimoramentos na comunicação de toda equipe executora do projeto. Todos nós ganhamos com a realização desse evento. A comunidade do IFSC e  a sociedade de São Lourenço do Oeste são beneficiárias dessa iniciativa promissora que será replicada oportunamente”, afirma Kleber Ferreira da Silva, professor do IFSC e coordenador do projeto de extensão Concurso de Oratória.

“Nossos objetivos foram alcançados com sucesso, pois conseguimos mobilizar jovens lourencianos, segmentos da sociedade local, colegas servidores e estudante do IFSC para a organização do evento, levando-os à reflexão e a um posicionamento sobre um tema contemporâneo  (inteligência artificial) de impacto no processo educacional", pontua o coordenador.

Saiba mais

Puderam participar os estudantes das escolas públicas do município, dos 8º e 9º anos do ensino fundamental, que discorreram verbalmente sobre o tema “Inteligência Artificial e seu impacto no processo educacional”. As escolas de São Lourenço do Oeste indicaram estudantes ou fizeram seletivas internas para selecionar representantes para a etapa final. Depois disso, os candidatos participaram de uma formação e receberam dicas de oratória com profissionais da área. Foi assim que o vencedor conta que se preparou, além de realizar pesquisas em relação ao conteúdo em si. Confira o resultado final aqui

Cada orador precisou manter o discurso entre três e cinco minutos. Além deste critério de tempo, os estudantes foram avaliados em outros três quesitos: 1) “Voz (emoção)”, com atenção para a pronúncia, modulação, coerência, segurança e motivação; 2) “Mensagem (conteúdo)”, sendo que os jurados irão avaliar tema, argumento, estrutura, ideia, conclusão; 3) "Apresentação (Linguagem Corporal)", como boa postura, gestos, contato visual com a plateia.

 

EXTENSÃO EVENTOS CÂMPUS SÃO LOURENÇO DO OESTE