INSTITUCIONAL Data de Publicação: 23 mai 2025 13:57 Data de Atualização: 23 mai 2025 18:54
Reeleita para a direção-geral do Câmpus Caçador, a professora Danielle Ullrich projeta um novo mandato voltado à consolidação da infraestrutura, à ampliação da presença institucional nos municípios vizinhos e ao fortalecimento do diálogo com a comunidade acadêmica e regional. Após liderar o câmpus em um período marcado por desafios, como a pandemia de covid-19, Danielle aposta agora em uma gestão ainda mais participativa e conectada às demandas locais.
Danielle foi reconduzida ao cargo de diretora-geral em eleição realizada no dia 15 de maio, com índice de votação de 56,95%. Única inscrita para o pleito, sua chapa recebeu 203 votos: 156 de estudantes, 31 de docentes e 16 de técnicos administrativos. A nova gestão terá mandato até 2029 e contará com Ricardo Guz (Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão) e Marielli Aparecida Nava Paggi (Departamento de Administração). A posse está prevista para 10 de agosto de 2025.
Clique aqui para consultar o Plano de Gestão da chapa eleita.
Natural de Blumenau, Danielle tem no histórico familiar um forte envolvimento com a educação – é filha de professora – e atua como docente do IFSC desde 2013. Possui graduação em Administração (2005) e Turismo e Lazer (2004) pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). É mestra em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição e doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
No IFSC, leciona na área de Gestão e Negócios, em disciplinas como gestão de pessoas, responsabilidade social, sustentabilidade e empreendedorismo. Mesmo durante seu primeiro mandato como diretora-geral, manteve-se na docência, especialmente nas áreas relacionadas ao empreendedorismo. Também coordenou os cursos técnicos em Administração e Logística, além de projetos de pesquisa e extensão, com destaque para o programa Mulheres SIM –
iniciativa da Pró-reitoria de Extensão (Proex) que objetiva a valorização da mulher, o acesso aos direitos, a cidadania e as possibilidades de geração de renda.
Uma gestão transformadora
Durante o primeiro mandato, a professora liderou um processo de transformação institucional que incluiu melhorias na estrutura física, como a instalação de aparelhos de ar condicionado em todas as salas, a criação do laboratório maker e a reestruturação dos laboratórios de elétrica e mecânica. Um marco importante foi a conquista da primeira emenda parlamentar da história do Câmpus de Caçador, no valor de R$ 1 milhão, que permitiu a modernização do parque tecnológico com a readequação de quatro laboratórios.
Para além da infraestrutura, houve o aprimoramento de processos administrativos e acadêmicos. “Tivemos avanços importantes na estruturação interna, com melhorias nos fluxos administrativos e de ensino, na reestruturação de comissões permanentes, na transparência das ações e na valorização e diálogo com os servidores”, relata Danielle.
Ela também ressalta o incentivo a projetos de extensão com impacto local e o aumento da participação em eventos científicos. “A chegada de novos servidores contribuiu diretamente para que mais ações fossem realizadas. Além disso, implementamos o PGD [Programa de Gestão e Desempenho] e proporcionamos momentos de integração entre os servidores”, complementa.
A diretora classifica o início de sua gestão como "desafiador", principalmente pela urgência de conciliar o cargo com o trabalho remoto imposto pela pandemia e a consequente necessidade de adaptação de processos administrativos e pedagógicos. “O isolamento, as perdas e a instabilidade exigiram da gestão sensibilidade, agilidade em algumas situações e muito diálogo. Foi um período de muita aprendizagem coletiva”, recorda.
As prioridades para o novo ciclo
Entre as prioridades do novo ciclo, Danielle destaca o compromisso com a escuta ativa, a gestão participativa, a melhoria da infraestrutura da unidade e o fortalecimento da permanência e do êxito estudantil. “Queremos consolidar ações que aproximem ainda mais o Câmpus da comunidade, em especial, ampliando nossa atuação para as cidades limítrofes a Caçador, além de expandir os espaços de diálogo e garantir que servidores, estudantes e a sociedade civil possam contribuir com os rumos da nossa instituição”, afirma.
Nesta nova fase, os objetivos incluem a construção de um ginásio e de um refeitório, o fortalecimento das ações de permanência estudantil, a ampliação da oferta de cursos, o incentivo a projetos de pesquisa e extensão conectados à realidade local, ações para promoção de qualidade de vida no ambiente escolar e o investimento na regionalização, aproximando o Câmpus de Caçador dos demais municípios da região. Segundo Danielle, a sua conexão com a cidade – onde reside há mais de uma década – reforça seu senso de responsabilidade como gestora pública. “Conhecer de perto os desafios e as potencialidades de Caçador e da região me ajuda a tomar decisões mais alinhadas com as demandas locais e a construir pontes entre o IFSC e a comunidade. É uma atuação que parte do afeto, mas também do compromisso com o serviço público”, pondera.
Ao ser reconduzida ao cargo, Danielle fez questão de reconhecer o voto de confiança da comunidade acadêmica na continuidade do seu projeto de gestão. “Quero agradecer, de coração, a cada servidor, servidora e estudante que participou deste processo democrático. Essa recondução é resultado de um trabalho coletivo, construído com escuta, diálogo e compromisso. Contem comigo e com toda a equipe de gestão para mais quatro anos de dedicação e construção coletiva”, finaliza.
Participação nas eleições do IFSC
As eleições do IFSC foram realizadas na última quinta-feira, 15 de maio, e o resultado oficial foi homologado pela Comissão Eleitoral Central (CEC) no dia 19. Além da escolha dos diretores-gerais dos 22 câmpus, a comunidade acadêmica também votou para reitor. A apuração registrou 11.523 votos, o que representa 43,5% de participação do colégio eleitoral, composto por 26.451 pessoas. O resultado definiu que os candidatos Maurício Gariba Júnior e Zízimo Moreira Filho disputarão o segundo turno da eleição para reitor do IFSC.
Para saber mais, visite a página das eleições do IFSC.