Do Campo à Mesa no Sepei: espaço na Feira de Inovação dá visibilidade a evento multicâmpus na área de ciências agrárias

SEPEI Data de Publicação: 22 ago 2024 20:34 Data de Atualização: 23 ago 2024 15:09

A Feira de Inovação realizada durante o Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC (Sepei), entre 20 e 22 de agosto em São Miguel do Oeste, também serviu de vitrine para projetos desenvolvidos na área de ciências agrárias. No estande do Simpósio Catarinense do Campo à Mesa, o Câmpus Canoinhas apresentou seus trabalhos com produção de microverdes, cultivo de flores de corte, implantação de unidade demonstrativa de oliveiras, elaboração de vinhos e monitoramento de esporos da ferrugem asiática da soja, além dos projetos permanentes Museu de Solos e Concurso dos Melhores Vinhos e Sucos de Uva do Planalto Norte Catarinense.

A variedade de trabalhos ilustra o tema do III Simpósio do Campo à Mesa: “Biodiversidade e sustentabilidade na cadeia produtiva de alimentos”, que acontecerá de 19 e 22 de maio de 2025, no Câmpus Canoinhas. No Sepei, a ideia foi dar visibilidade ao projeto multicâmpus do evento organizado pelos cursos de ciências agrárias dos câmpus Canoinhas, Lages, São Carlos, São Miguel do Oeste, Urupema e Xanxerê

Realizado a cada dois anos, o Simpósio Catarinense do Campo à Mesa tem como objetivo contribuir para a discussão da importância da biodiversidade e sustentabilidade no setor agrícola, agroindústria e área de alimentos, bem como promover a integração e troca de experiências entre pesquisadores. A programação presencial e on-line terá palestras, mesas-redondas, oficinas, visitas técnicas e apresentação de trabalhos científicos.

Para o organizador do estande e professor do Câmpus Canoinhas, Douglas Andre Wurz, o espaço no Sepei foi importante para dar visibilidade ao evento e conectar pesquisadores da área de ciências agrárias, além de divulgar os próprios trabalhos do câmpus. Neste ponto, ele enaltece outro objetivo atendido: o enriquecimento da formação acadêmica.

Durante os dias da Feira de Inovação do Sepei, as estudantes Caroline de Souza Wisniewski, Sabrina de Cassia Senen e Suzana Figura se revezaram na explicação dos trabalhos e atendimento ao público. “A interação foi muito positiva, com muitos visitantes mostrando interesse em aprender mais sobre as nossas práticas e iniciativas. É muito gratificante ver o reconhecimento pelo trabalho que fazemos e pela relevância dos nossos projetos para a sociedade”, avaliam as alunas, animadas para participar agora da organização local do Simpósio Catarinense do Campo à Mesa.

SEPEI