Eleições IFSC 2025: Conheça as propostas da candidata à Direção-Geral do Câmpus Palhoça Bilíngue

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 24 abr 2025 16:51 Data de Atualização: 30 abr 2025 18:15

 

O IFSC realiza, em 15 de maio , as eleições para o cargo de reitor e de diretores-gerais de 22 câmpus. Para a Direção-Geral do Câmpus Palhoça Bilíngue, concorre apenas uma candidata: Simone Gonçalves de Lima da Silva.

Todas as informações sobre o pleito estão no site das Eleições 2025

A Coordenadoria de Jornalismo do IFSC solicitou que a candidata destacasse suas propostas para alguns temas e determinou prazo até as 23h59 do dia 17 de abril e tamanho específico para as respostas. Confira abaixo as propostas na íntegra conforme foram enviadas:

Estudantes

Buscar recursos para melhorias nos espaços de convivência e alimentação. Buscar recursos junto à Reitoria/MEC para finalização do ginásio de esportes. Estimular o protagonismo estudantil com a ampliação de projetos de ensino, pesquisa e extensão. Apoiar e fortalecer centros estudantis. Reforçar as ações do Núcleo de Acessibilidade Educacional (NAE), garantindo suporte aos estudantes com necessidades específicas. Promover atividades que desenvolvam inteligência emocional, empatia e resolução de conflitos. Ampliar e qualificar o acervo literário da biblioteca do câmpus. Continuar o diálogo com a empresa de transportes garantindo a mobilidade dos estudantes.

Docentes

Fomentar ações de capacitação que atendam às demandas pedagógicas da educação profissional e da educação bilíngue (Libras-Português). Qualificar o planejamento da oferta de cursos e a distribuição da carga horária docente, promovendo o uso eficiente dos recursos humanos, em alinhamento com as diretrizes institucionais.

Técnicos Administrativos

Incentivar a qualificação profissional dos servidores técnico-administrativos. Aprimorar o Programa de Gestão de Desempenho no câmpus, promovendo o desenvolvimento contínuo das equipes. Definir com mais clareza os fluxos de trabalho e comunicação, visando facilitar e integrar as rotinas pedagógicas e administrativas.

Gestão

Buscar recursos financeiros e humanos para os projetos do câmpus. Construir coletivamente diretrizes para uma Política Linguística Bilíngue (Libras-Português) no câmpus. Fortalecer a comunicação entre gestão e comunidade escolar. Garantir transparência nas rotinas administrativas por meio da divulgação de relatórios, comissões e grupos de trabalho. Ampliar o diálogo com a comunidade externa, promovendo parcerias e ações. Consolidar, junto à Setec, o perfil do câmpus como Instituição de Educação Profissional e Bilíngue.

Ensino, Pesquisa e Extensão

Potencializar as ações da biblioteca, promovendo a disseminação do conhecimento. Acompanhar a execução do POCV, assegurando o cumprimento dos compromissos institucionais. Regulamentar a produção de materiais didáticos bilíngues. Apoiar e expandir a Educação a Distância (EaD), com investimentos em capacitação e infraestrutura. Consolidar o Programa Institucional de Visitas Guiadas. Fortalecer a Comissão Local de Acesso, Permanência e Êxito. Estimular a submissão de projetos a editais, ampliando as oportunidades de fomento à pesquisa e à extensão. Incentivar a publicação dos resultados de pesquisas e ações extensionistas em revistas e livros, promovendo o compartilhamento do conhecimento. Estabelecer e fortalecer parcerias com empresas, instituições públicas e organizações do terceiro setor, ampliando vagas de estágio e projetos formativos.

Sobre a candidata:


Nome: Simone Gonçalves de Lima da Silva

Breve currículo: Simone Lima é servidora do IFSC  desde  2004 e atua no Câmpus Palhoça Bilíngue, como professora de Libras. É professora titular, doutora em Linguística e mestre em Educação - UFSC, e licenciada em Pedagogia - Udesc. Bruna Neves é professora de Português no câmpus desde 2016. Doutora e mestre em Linguística - UFSC e licenciada em Letras Português/Inglês - Unisul. Samanta Freitas é servidora do IFSC desde 2014. Bacharel em Administração - FEAN. Especialista em Administração Pública - FDB. 

Componentes da chapa (informações retiradas do plano de gestão enviado à Comissão Eleitoral Central):

  • Bruna Crescêncio Neves (Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão)
  • Samanta Coelho de Freitas (Chefe de Departamento de Administração)

Para conhecer as propostas do plano de gestão da candidata, clique aqui.

INSTITUCIONAL CÂMPUS PALHOÇA BILÍNGUE