Eleições IFSC 2025: Conheça as propostas do candidato à Direção-Geral do Câmpus São Miguel do Oeste

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 24 abr 2025 16:25 Data de Atualização: 25 abr 2025 14:51

O IFSC realiza, em 15 de maio , as eleições para o cargo de reitor e de diretores-gerais de 22 câmpus. Para a Direção-Geral do Câmpus São Miguel do Oeste, concorre apenas um candidato: Diego Nones Bissigo.

Todas as informações sobre o pleito estão no site das Eleições 2025

A Coordenadoria de Jornalismo do IFSC solicitou que o candidato destacasse suas propostas para alguns temas e determinou prazo até as 23h59 do dia 17 de abril e tamanho específico para as respostas. Confira abaixo as propostas na íntegra conforme foram enviadas:

Estudantes

A proposta da gestão reafirma o compromisso com o protagonismo estudantil, a escuta ativa e o bem-estar no câmpus. Prevê apoio ao grêmio, centros acadêmicos, associação atlética e projetos liderados por estudantes nas áreas de ensino, pesquisa, extensão, arte e cultura. Também propõe reuniões periódicas com discentes, estímulo à participação em olimpíadas do conhecimento e apoio a treinamentos esportivos. A manutenção da assistência estudantil, uma alimentação acessível e balanceada, a criação de espaços de descanso, bem como a consolidação do laboratório maker e a reformulação do Manual do Estudante também fazem parte do plano.

Docentes

O plano de gestão propõe analisar planejamentos e relatórios semestrais e ampliar as oportunidades docentes em pesquisa, extensão, designação e representação. Para que isso seja possível, é importante a execução do POCV, atuando junto às instâncias superiores na obtenção dos códigos de vaga necessários à expansão da oferta formativa, a consolidação das áreas e a distribuição mais equitativa da carga horária. A equipe também prevê o fortalecimento do diálogo sobre capacitações alinhadas aos desafios do dia a dia, incluindo a educação especial. Para todos os servidores, as propostas incluem a adoção de calendário de reuniões periódicas e o aprimoramento da comunicação interna entre gestão e comunidade acadêmica.

Técnicos Administrativos

As propostas para os servidores técnico-administrativos em educação procuram valorizar os vários níveis de carreira e os diferentes regimes de trabalho, incluindo as jornadas flexibilizadas que garantem atendimento ininterrupto em vários setores, bem como os desafios da consolidação do PGD, de forma que consiga alinhar as demandas institucionais à qualidade de vida do servidor. Destaca-se a busca, junto à Reitoria, da recomposição do quadro de servidores e a adequação da força de trabalho às necessidades administrativas e pedagógicas do câmpus. Para todos os servidores, a equipe propõe a valorização dos momentos de encontro entre servidores, o apoio à CISSP local e o apoio à participação em eventos institucionais como encontros e fóruns.

Gestão

O plano apresentado reforça o compromisso com uma atuação democrática e transparente. Entre as ações estão o fortalecimento da participação da comunidade, a criação de um informativo periódico sobre as ações da gestão, a revisão de documentos normativos e a ampliação da utilização da agenda sistêmica do câmpus. A gestão busca otimizar gastos e utilização de recursos, aprimorar o Plano Plurianual de Investimentos e a gestão de projetos do PAT. Também prevê, como ações estratégicas, o fortalecimento das comissões como a CPA e a Cape, melhorias na recepção e atendimento às demandas da comunidade externa e a criação de uma estrutura permanente para o Ingresso, garantindo processos mais eficazes e maior ocupação das vagas ofertadas.

Ensino, Pesquisa e Extensão

As propostas para este eixo visam consolidar e expandir as ofertas formativas, com foco na qualidade e inclusão. A gestão propõe suporte contínuo aos cursos existentes e implantação das ofertas previstas no POCV, reestruturação dos PPCs dos cursos técnicos integrados e fortalecimento da verticalização. Propõe ações voltadas à ampliação da EJA-EPT, da oferta de cursos de qualificação, inclusive na modalidade EaD, com apoio ao NEaD e ao Polo UAB. Também estão previstas medidas para facilitar o ingresso nos cursos superiores, fomentar a curricularização da extensão, garantir serviços de apoio pedagógico e fortalecer núcleos como NAE, Nupeja e demais comissões. O plano contempla ainda incentivo à pesquisa, captação de recursos externos, manutenção de laboratórios e Uepes com infraestrutura adequada, valorização da biblioteca como espaço cultural, popularização da ciência e promoção de experiências como estágios e mobilidade, sempre com foco no atendimento às demandas sociais e regionais.

Sobre o candidato:


Nome: Diego Nones Bissigo

Instagram@diretordiegobissigo

Breve currículo: Diego Nones Bissigo é docente do câmpus São Miguel do Oeste desde 2014, doutor em História pela UFSC. Coordenou o NEaD (2015), os cursos técnicos integrados (2016) e desde 2020 é chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão. Sua indicação para a chefia do DAM é a técnica administrativa em educação Kacia Pavlak, atualmente assessora da Direção Geral; e para o Depe, a docente da área de Alimentos Tuany Honaiser, recentemente coordenadora de curso superior.

 

Componentes da chapa (informações retiradas do plano de gestão enviado à Comissão Eleitoral Central):

  • Tuany Camila Honaiser (Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão)
  • Kacia Pavlak (Departamento de Administração)

Para conhecer as propostas do plano de gestão do candidato, clique aqui.

INSTITUCIONAL CÂMPUS SÃO MIGUEL DO OESTE