INSTITUCIONAL Data de Publicação: 28 abr 2025 16:57 Data de Atualização: 28 abr 2025 17:35
O IFSC realiza, em 15 de maio , as eleições para o cargo de reitor e de diretores-gerais de 22 câmpus. Para a Direção-Geral do Câmpus Joinville, concorrem dois candidatos: Dayane Clock Luiz e Maurício Martins Taques.
Todas as informações sobre o pleito estão no site das Eleições 2025
A Coordenadoria de Jornalismo do IFSC solicitou que os candidatos destacassem suas propostas para alguns temas e determinou prazo até as 23h59 do dia 17 de abril e tamanho específico para as respostas. Confira abaixo as propostas na íntegra conforme foram enviadas:
Estudantes:
Dayane: Nossa gestão prezará pelo acolhimento, a inclusão e o desenvolvimento integral dos estudantes, visando uma educação transformadora, para além da sala de aula. Vamos fortalecer o programa de alimentação escolar, ampliar oportunidades por meio de estágios, intercâmbios e do Programa Jovem Aprendiz. Valorizamos a escuta ativa, com gestão participativa e incentivo a propostas estudantis. Apoiaremos ações de desenvolvimento pessoal, participação em eventos culturais e esportivos e a promoção dos direitos humanos. Tudo isso para construir um câmpus mais humano e conectado com os sonhos e necessidades da comunidade estudantil.
Mauricio: Desejamos que o IFSC seja um espaço de acolhimento e de possibilidades para os estudantes. Também compreendemos que o IFSC precisa ser um espaço de aprendizagem de conhecimentos relevantes, tanto para a formação profissional, quanto para a compreensão da sociedade e também para a atuação nesta. É uma prioridade para nós. Consideramos que os estudantes precisam ser ouvidos, ter espaços de diálogo com a instituição, bem como, ter um retorno em relação às suas demandas. Além disso, os estudantes precisam se sentir bem neste espaço, podendo interagir com os colegas, realizar atividades culturais, esportivas, de iniciação científica, dentre outras. Para tanto, melhorar a infraestrutura como o pátio para a recreação, com paisagismo e arborização.
Docentes:
Dayane: Valorizamos todos os servidores do IFSC Câmpus Joinville, docentes e TAEs, que são fundamentais para o funcionamento da instituição. Nossa proposta foca na qualidade de vida no trabalho, com fortalecimento da integração, escuta ativa e apoio às demandas de cada área e setor. Propomos incentivo à formação, participação em ações institucionais e reconhecimento dos saberes. Defendemos a manutenção do PGD, melhorias nos processos de ingresso e matrícula, além da adequação do quadro de servidores TAEs e docentes com a plena implantação do POCV e a readequação da tipologia do Câmpus Joinville. Queremos promover um ambiente mais colaborativo e acolhedor para todos.
Mauricio: Temos como prioridade, continuar qualificando os docentes em relação às práticas educacionais voltadas às necessidades específicas da educação do trabalhador-estudante, à inclusão e à transformação social. Identificamos como fundamental que os docentes compreendam a realidade social em sua complexidade, podendo integrar as suas unidades curriculares às demandas da sociedade. O fortalecimento da extensão e da pesquisa precisam ser uma prioridade na instituição, visando viabilizar e consolidar a interação do IFSC com a comunidade, assim como, desenvolver um corpo docente altamente qualificado e também, produzir, efetivamente, conhecimentos relevantes para a sociedade. Aspectos fundamentais, também, para a autoestima destes profissionais.
Técnicos Administrativos:
Dayane: Valorizamos todos os servidores do IFSC Câmpus Joinville, docentes e TAEs, que são fundamentais para o funcionamento da instituição. Nossa proposta foca na qualidade de vida no trabalho, com fortalecimento da integração, escuta ativa e apoio às demandas de cada área e setor. Propomos incentivo à formação, participação em ações institucionais e reconhecimento dos saberes. Defendemos a manutenção do PGD, melhorias nos processos de ingresso e matrícula, além da adequação do quadro de servidores TAEs e docentes com a plena implantação do POCV e a readequação da tipologia do Câmpus Joinville. Queremos promover um ambiente mais colaborativo e acolhedor para todos. (a candidata uniu os tópicos "docentes e técnicos administrativos em um só, por isso repetimos aqui)
Mauricio: Consideramos relevante desenvolver o engajamento da comunidade acadêmica – técnicos administrativos, docentes e estudantes – na construção coletiva de uma instituição sólida, que atue com qualidade e que contribua de forma fundamental para a transformação social. Uma instituição acolhedora, onde as pessoas se sintam bem e possam desenvolver todo o seu potencial. Nos propomos a aperfeiçoar cada vez mais as práticas de gestão em uso na instituição, tais como a Flexibilização e o Plano de Gestão de Desempenho – PGD, visando o atendimento das demandas institucionais e também, proporcionar a adequada qualidade de vida dos servidores. Ademais, a qualidade e a satisfação do trabalho passam por melhorias nas rotinas e práticas administrativas em us*
*texto cortado por ultrapssar o número de caracteres solicitado
Gestão:
Dayane: Pensando na Gestão Administrativa do câmpus, nossa proposta tem como base o acolhimento, a inclusão e o cuidado com as pessoas, buscando garantir a qualidade de vida no IFSC Câmpus Joinville. Priorizamos a acessibilidade, segurança alimentar e suporte ao estudante, ampliando contratos para atendimento especializado. Buscamos fortalecer a estrutura do câmpus com obras como a passarela e bloco 7, o refeitório, além da manutenção predial, melhorias no abastecimento de água e renovação da frota. Apostamos em uma gestão eficiente, sustentabilidade e transparência para garantir um ambiente mais humano, seguro e funcional para toda a comunidade acadêmica.
Mauricio: A instituição possui demandas relevantes, facilmente identificadas pela comunidade acadêmica, a exemplo de ser conhecida em Joinville e região, para que seus públicos prioritários a identifiquem como um espaço de possível vínculo. Cabe destacar a importância de aperfeiçoar as práticas de gestão da instituição, em aspectos como: o uso efetivo de instrumentos de avaliação, com a divulgação dos resultados para a comunidade acadêmica; o uso do planejamento por todos os setores, assim como, o aperfeiçoamento das práticas e rotinas administrativas em uso. É fundamental continuar se expandindo, para isso o câmpus precisa de infraestrutura adequada. Nesta perspectiva, a realização de projetos e a busca de recursos extraorçamentários é uma prioridad*
*texto cortado por ultrapssar o número de caracteres solicitado
Ensino, Pesquisa e Extensão:
Dayane: Nossa proposta é fortalecer o Ensino, a Pesquisa e a Extensão por meio da ampliação de editais internos, parcerias institucionais e incentivo à formação continuada. Pretendemos fomentar projetos com recursos internos e externos, promover a curricularização da Extensão e ampliar os cursos FIC. Daremos continuidade ao programa de monitoria e às ações da Comissão de Permanência e Êxito. Valorizaremos os eventos do câmpus, incentivando a participação da comunidade. Investiremos na manutenção e ampliação dos laboratórios, bem como na melhoria das salas de aula. Buscaremos viabilizar a implementação do POCV, criando condições para o crescimento do câmpus. Também incentivaremos a criação de grupos de pesquisa interdisciplinares, com envolvimento dos servidores, estudantes e da comunidade. Acreditamos numa gestão participativa, comprometida com a qualidade, o acolhimento, a inclusão e a transformação.
Mauricio: Compreendemos que a Direção de Ensino, Pesquisa e Extensão, precisa priorizar as grandes demandas da instituição, atuando em aspectos como: contribuir na resolução das demandas das áreas e coordenações; contribuir para a qualificação do corpo docente e para a capacitação pedagógica/educacional; trabalhar na melhoria dos indicadores educacionais, como acesso, permanência e êxito dos estudantes; impulsionar a expansão e consolidação das áreas em projetos de ensino, pesquisa e extensão; e promover uma integração eficaz entre a formação geral e a formação profissional. Visando qualificar ainda mais as práticas educacionais no câmpus, propomos a implantação de um Comitê de Educação, formado por profissionais com consistente conhecimento na área da educação, visando discutir com a Direção de Ensino, Pesquisa e Extensão as principais demandas educacionais da instituição. Contemplar demandas antigas, como o laboratório de química e adequar os laboratórios existentes.
Sobre os candidatos
Dayane Clock Luiz
Redes sociais: Instagram - @dayaneclock393
Breve currículo: Professora do Câmpus Joinville desde 2006. Doutora em Saúde e Meio Ambiente, Mestre em Eng. da Produção, Especialista em Saúde Coletiva e em Educação Profissional de Jovens e Adultos, Graduada e Licenciada em Enfermagem. Sempre envolvida com atividades de ensino, pesquisa e extensão em cursos FIC, técnicos e superiores. Foi Coordenadora Acadêmica, da área de Saúde e Serviços e do Técnico em Enfermagem e, desde 2020, atua na Direção de Ensino, Pesquisa e Extensão.
Componentes da chapa (informações retiradas do plano de gestão enviado à Comissão Eleitoral Central):
- Paulo Amaro Velloso Henrique dos Santos (Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão)
- Euclésio de Oliveira Silvério (Departamento de Administração)
- Aroldo Leandro Schmidt Reeck (Departamento de Assuntos Estudantis)
Para conhecer as propostas do plano de gestão da candidata, clique aqui.
Maurício Martins Taques
Redes sociais: Instagram - @mauricio.taques
Breve currículo: Engenheiro Eletricista (UTFPR). Especialista em Metodologia do Ensino (UTFPR). Mestre em Eng. Elétrica (UTFPR). Doutor em Eng. Elétrica/Biomédica (UFSC). Consultor Ad-hoc do MEC 2001/2007. Professor na UTFPR de 03/1994 a 06/2007 e Coordenador do CST em Automação. Industrial 2001 e 2002. Professor no IFSC Joinville desde 07/2007. Chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão de 04/2008 a 11/2011. Diretor Geral de 12/2011 a 01/2016. Coordenador da Elétrica 03/2020 a 02/2022.
Componentes da chapa (informações retiradas do plano de gestão enviado à Comissão Eleitoral Central):
- Charles Sostenes Assunção (Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão)
- Liana Marquetti(Departamento de Administração)
- Amarildo Pereira (Departamento de Assuntos Estudantis)
Para conhecer as propostas do plano de gestão do candidato, clique aqui.