Eleições IFSC 2025: Conheça as propostas dos candidatos à Direção-Geral do Câmpus Tubarão

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 29 abr 2025 08:06 Data de Atualização: 29 abr 2025 08:17

O IFSC realiza, em 15 de maio , as eleições para o cargo de reitor e de diretores-gerais de 22 câmpus. Para a Direção-Geral do Câmpus Tubarão, concorrem dois candidatos: Fernando S. Gonçalves  e Sandro Matias da Cunha.

Todas as informações sobre o pleito estão no site das Eleições 2025

A Coordenadoria de Jornalismo do IFSC solicitou que os candidatos destacassem suas propostas para alguns temas e determinou prazo até as 23h59 do dia 17 de abril e tamanho específico para as respostas. O candidato Sandro Matias da Cunha não respondeu ao e-mail. Confira abaixo as propostas na íntegra conforme foram enviadas pelo candidato Fernando Gonçalves:

Estudantes

Vamos consolidar os cursos técnicos integrados e ampliar as ações de permanência e êxito. Apoiaremos a criação de grêmios, centros acadêmicos e empresas júnior, além de fortalecer iniciativas como Jogos Intercurso, segurança alimentar e participação em eventos científicos e tecnológicos. Ampliaremos a oferta de monitorias, grupos de estudo, visitas técnicas e oportunidades de estágio, promovendo uma formação mais completa e conectada com o mundo do trabalho. Nossa gestão valoriza o estudante como protagonista do IFSC.

Docentes

Nosso compromisso é garantir condições adequadas de trabalho, com espaços apropriados como uma nova sala dos professores, ações de valorização profissional e incentivo à formação. Atuaremos no aumento das funções gratificadas e ampliaremos o apoio à pesquisa, extensão e inovação como ferramentas pedagógicas. Fomentaremos o protagonismo docente, fortalecendo instâncias como NDEs e colegiados, incentivando o uso de metodologias ativas e o desenvolvimento de projetos com a comunidade.

Técnicos Administrativos

Valorizamos o protagonismo dos técnicos administrativos em todas as áreas do câmpus. Nossa proposta inclui fortalecer a formação continuada, melhorar a comunicação interna e ampliar a participação nas decisões institucionais. Atuaremos para aprimorar os processos internos, revisar a estrutura organizacional, investir em ambientes de trabalho mais funcionais e garantir reconhecimento às iniciativas de gestão. Acreditamos em uma atuação integrada, colaborativa e alinhada ao desenvolvimento do câmpus.

Gestão

Nossa gestão será guiada pela ética, participação e transparência. Vamos fortalecer espaços coletivos como colegiados, NDEs e comissões, ampliar canais de escuta e adotar práticas inovadoras de comunicação com a comunidade. Com base em dados, planejamento e diálogo, aprimoraremos processos e promoveremos decisões mais assertivas. Atuaremos junto à Reitoria pelo redimensionamento da estrutura organizacional, garantindo eficiência administrativa e valorização das pessoas em todos os níveis.

Ensino, Pesquisa e Extensão

Nossa gestão acredita na potência da integração entre ensino, pesquisa e extensão como caminho para uma formação crítica, inovadora e conectada com a sociedade. Vamos consolidar os técnicos integrados e fortalecer a qualidade do ensino com mais monitorias, grupos de estudo, visitas técnicas, além de fortalecer a participação estudantil em eventos científicos. Apoiaremos docentes na elaboração de projetos e formalização de parcerias com empresas e instituições públicas e privadas. Vamos incentivar a submissão de projetos a editais e garantir recursos para projetos que não forem contemplados. Ampliar a atuação no ecossistema da AMUREL e do SIGMA Park é uma prioridade. Estimularemos ações interdisciplinares, alinhadas às necessidades sociais e regionais, fortalecendo a formação crítica e transformadora dos estudantes.

Sobre os candidatos


Nome: Fernando S. Gonçalves
Breve currículo: O candidato não enviou as informações de seu currículo solicitadas no prazo estipulado.

Componentes da chapa (informações retiradas do plano de gestão enviado à Comissão Eleitoral Central):

  • Chefe Depe: Leonardo Cardoso Gomes
  • Chefe DAM: Robson Vieira Rodrigues

Para conhecer as propostas do plano de gestão do candidato, clique aqui.

Sandro Matias da Cunha, candidato a diretor-geral do Câmpus Tubarão Nome: Sandro Matias da Cunha

Breve currículo: professor de EBTT (2016). Bacharel em Direito (UNISUL) e Licenciatura em Matemática (UFSC). Possui Mestrado em Matemática Aplicada pela UFPR. São 40 anos de experiência em sala de aula e na gestão. 

Redes sociais: Instagram - @gestaoparticipativa2025

Email: gestaoparticipativa2025@gmail.com

Componentes da chapa (informações retiradas do plano de gestão enviado à Comissão Eleitoral Central):

  • Chefe Depe: Fabricio Bueno Borges dos Santos
  • Chefe DAM: Monique Neves Garcia

Para conhecer as propostas do plano de gestão do candidato, clique aqui.

INSTITUCIONAL CÂMPUS TUBARÃO