INOVAÇÃO Data de Publicação: 26 nov 2024 22:43 Data de Atualização: 26 nov 2024 22:51
Criar uma solução inovadora para um problema de uma empresa real e receber uma premiação por isso: os integrantes da equipe Wi-Fighters, do Câmpus Caçador, ficaram em segundo lugar no desafio TXM Challenge Novos Trilhos II, realizado pelo Centro de Inovação Inova Contestado.
O evento reuniu alunos do ensino técnico e superior do IFSC, além da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Centro de Educação Superior do Meio Oeste (Udesc Cesmo). Eles foram esafiados a resolver problemas reais do mercado, apresentados pelas empresas Daniela Tombini, Rotta Móveis, Supremo Filtros, Viposa e Temasa.
Além de propor os desafios, as empresas também patrocinaram a premiação do evento. Após três dias intensos de trabalho, nos dias 18, 19 e 20 de outubro, as equipes finalistas foram premiadas em uma cerimônia que destacou suas soluções como as melhores do evento.
Em primeiro lugar ficou a equipe Unihunters, da Uniarp, que desenvolveu a solução para o desafio proposto pela empresa Daniela Tombini. O segundo lugar foi para a equipe Wi-Fighters, do IFSC, que se destacou ao solucionar o desafio da Supremo Filtros. Fechando o pódio, em terceiro lugar, a equipe VisionS, do Senai, foi premiada por sua solução para o desafio da Temasa.
Os estudantes integrantes da equipe Wi-Fighters são Anderson Tanikawa, do curso de Engenharia de Produção, e Márcio Moreno, Nicolas Ramos, Arthur Alves e Arthur Zorzo, do curso de Sistemas da Informação, sob coordenação da professora Andréa Simone Machiavelli. De acordo com a professora, a participação dos alunos demonstrou a dedicação dos professores em formar alunos conectados com os desafios cotidianos, de forma interdisciplinar. “A equipe que representou Câmpus Caçador foi exemplar nos quesitos diagnóstico, análise, planejamento, criatividade e inovação, o que os levou a conquistar o segundo lugar. Essa ação do câmpus de estimular a participação em eventos externos é um incentivo para que mais alunos estejam engajados em ações junto à comunidade”, destaca.
O estudante Arthur Zorzo explica que o objetivo do projeto premiado foi criar um bot (robô) para busca do pedido pelo usuário, com base nas avaliações dele sobre seus compradores, gerando um relatório com o resultado. “Foi uma experiência muito legal, todos do grupo aproveitaram muito e conseguimos aprender sobre o processo da criação de empresas de maneira inovadora”, destaca Arthur.
A professora Sayonara Varela, do Câmpus Caçador, participou da organização das equipes. Segundo ela, “a abordagem criativa e técnica rendeu elogios tanto da empresa parceira quanto dos jurados, consolidando sua posição entre as melhores soluções do evento e garantindo o prêmio de 5 mil reais”.
Conheça o desafio
O TXM Challenge Novos Trilhos II teve como objetivo incentivar o empreendedorismo criativo e aproximar jovens talentos das demandas do mercado. Durante o evento, as equipes tiveram acesso a mentorias especializadas e puderam apresentar suas ideias a uma banca de jurados composta por empresários e especialistas de diferentes áreas.
Além do patrocínio e apoio das empresas desafiadoras, o evento contou com o patrocínio da Unifique, que forneceu a infraestrutura de internet, do Institulo Euvaldo Lodi Caçador (IEL), que patrocinou as camisetas dos participantes e mentores, e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae SC), que contribuiu com parte da alimentação. Essas empresas destacaram a importância de iniciativas como o Novos Trilhos para fomentar a inovação regional e desenvolver soluções aplicáveis ao mercado.
O evento também contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) por meio do Edital 38/2024, de apoio a eventos de inovação, empreendedorismo e tecnologia no Estado de Santa Catarina.
Especializada em metodologias de inovação, a TXM Methods coordenou todas as atividades do desafio, proporcionando uma experiência enriquecedora e desafiadora para os participantes, além de garantir uma conexão eficaz entre empresas e estudantes.
Segundo a professora Sayonara, “com o sucesso do evento, já se espera que novas edições do TXM Challenge Novos Trilhos tragam ainda mais impacto para o ecossistema de inovação local, reafirmando o Centro de Inovação Inova Contestado como um polo estratégico para o desenvolvimento de soluções criativas e tecnológicas”.