Estudantes do Câmpus Joinville descobrem novas oportunidades pós-Ensino Médio em programa de seleção de talentos, no RJ

EXTENSÃO Data de Publicação: 13 ago 2025 16:43 Data de Atualização: 14 ago 2025 17:48

O que fazer quando terminar o Ensino Médio? Depois de participarem da 3ª edição do Curso de Inverno – Seleção de Talentos do Centro para o Desenvolvimento da Matemática e Ciências da Fundação Getulio Vargas (FGV CDMC), de 21 a 25 de julho, no Rio de Janeiro, cinco estudantes dos cursos técnicos integrados em Eletroeletrônica e Mecânica do Câmpus Joinville voltaram com novas ideias de futuro, novas possibilidades de cursos superiores e a certeza que não precisam limitar suas escolhas a Joinville ou Santa Catarina.

Keidy Alves Pizzetti Amaro, Manuela Luiza Blume, Maria Eduarda de Araujo dos Santos, Micaela Louise Berbeki e Tiago Weiber da Silva tiveram a oportunidade de participar de uma semana de imersão acadêmica e vivência cultural na sede da FGV, com todas as despesas pagas pela fundação. A turma toda de cerca de 40 alunos foi formada por estudantes do 3º ano do Ensino Médio que se destacaram em olimpíadas científicas e alunos de alto desempenho de Institutos Federais, de sete estados brasileiros.

As atividades focaram na formação integral dos alunos, incluindo aulas e palestras nas áreas de Matemática, Computação, Ciência de Dados, Economia, Direito, Comunicação Digital, Português e Redação, conduzidas por professores e pesquisadores da Fundação Getulio Vargas e de outras instituições. A qualidade das aulas, dos professores e da estrutura de acolhimento impressionou os alunos do Câmpus Joinville.

Keidy, Maria Eduarda e Micaela estão no 8º módulo do técnico integrado em Eletroeletrônica e Manuela no 8º de Mecânica, e voltaram encantadas com o que viram no curso, a ponto de decidirem fazer vestibular para a FGV. “Gostei muito das aulas de história da matemática, economia, comunicação digital e redação, que deram outra visão das disciplinas, despertando minha curiosidade para outras profissões”, avalia Keidy.

“O que mais gostei foi de economia e de teoria dos jogos, que é um ramo da matemática aplicada que estuda situações estratégicas”, explica Manuela. “O curso abriu portas para conhecer outras faculdades e algumas profissões diferentes”, conta Maria Eduarda. “Vi que posso estudar em outras instituições e buscar bolsas de estudo fora de Joinville”, comenta Micaela. 

Mesmo Tiago, que recém-concluiu o curso técnico integrado em Mecânica e não pensa em fazer o vestibular da FGV, ficou surpreso com as possibilidades. “Nunca pensei em morar fora, mas o curso abriu possibilidades. Tem mais coisas além de Joinville, e sei que, se eu quiser, posso estudar em qualquer lugar.”

Para o professor de Matemática do Câmpus Joinville, Paulo Amaro Velloso Henriques dos Santos, que acompanhou a turma no Curso de Inverno no Rio de Janeiro, foi muito gratificante possibilitar novamente esta experiência aos alunos. Ele já havia levado um grupo de alunos para o Curso de Verão, em janeiro deste ano. Durante o evento, ele participou de reunião com a equipe da FGV CDMC para discutir a possibilidade de realizar um evento regional em Santa Catarina.

EXTENSÃO CÂMPUS JOINVILLE