ESPECIAL Data de Publicação: 15 jul 2025 16:33 Data de Atualização: 21 jul 2025 09:56
Nesta quarta-feira (16) o Câmpus Urupema do IFSC será palco da primeira exibição do curta-metragem “Um Conto Urupemense". A produção foi rodada na cidade com incentivo da Lei Paulo Gustavo, apoio da Prefeitura Municipal, da Casa da Cultura e de moradores e empresas locais que ajudaram a tornar esse projeto realidade. A exibição de lançamento ocorre na Sala Multiuso do Câmpus Urupema, numa parceria com o cineclube Cine Revoada, um projeto de extensão do câmpus. A entrada é gratuita e a sessão inicia às 19h.
O filme é dirigido por pai e filha, Guga de Limma e Raphaela de Lima, que é egressa do Câmpus Urupema. Ela cursou o técnico em Administração e os cursos de Formação Inicial e Continuada em Inglês, Planilha Avançada e Organização de Eventos. A formação, segundo ela, ajudou a perseguir a carreira nas telas. “Fazer cinema é um sonho de muito tempo, tenho paixão nessa área, o técnico em administração me ajudou bastante com a parte burocrática principalmente, eu escrevi o projeto do curta, para fazer os documentos de contratos, prestações de contas e também com a organização de tudo no geral”, comenta Raphaela.
Raphaela acumula diversas funções no filme, inclusive atua no curta-metragem. “Nesse projeto eu fui a proponente, escrevi o roteiro, co-dirigi com o meu pai, e atuei também, além da parte da produção e produção executiva também que eu fiz", complementa.
Sobre o filme
A história acompanha Marcos (Diego Herrera), um morador de Urupema que, enquanto aguarda o nascimento do filho, percorre a cidade para resolver algumas pendências. Nas paisagens frias, memórias retornam e revelam a importância da esperança e do amor.
“Somos de Florianópolis, mas moramos em Urupema desde 2014. Quando começaram as reuniões sobre o recurso da Lei Paulo Gustavo, que foi o que financiou nosso projeto, eu estava em intercâmbio em Portugal (com bolsa do IFSC inclusive, no fim de 2023). Meu pai, que estava aqui na cidade, participou das reuniões sobre a divisão dos recursos pro audiovisual, colocando como interessado a inscrever um projeto", complementa a egressa.
Uma vez aprovado o projeto, o curta-metragem foi uma forma de dar um retorno à cidade e que também pudesse ser pensado no turismo e que retratasse a realidade de Urupema. “Queríamos mostrar Urupema de uma forma diferente, não só como as reportagens mostram, mas por meio de uma história de pessoas que vivem aqui, assim mostrando a cidade, mas através dos personagens e de uma conexão emocional", completa.
Raphaela conta que o projeto foi filmado praticamente inteiro em dezembro de 2024, em apenas três dias. O restante ficou para este ano, mas principalmente as imagens aéreas que não puderam ter sido feitas na gravação inicial.
Exibição no IFSC
A escolha por fazer o lançamento e a primeira exibição no Câmpus Urupema se deve pelo laço afetivo de Raphaela com a instituição, que foi além do vínculo de estudante. “Eu sou bolsista voluntária no Cineclube Revoada, do IFSC Urupema, então conforme fomos produzindo o filme fomos conversando, e achamos que seria legal tanto pela estrutura que o cineclube possui, já tendo realizado outras exibições, e também com apoiar esse projeto que trás a discussão sobre cinema pra cidade.", finaliza.
A ideia, segundo Raphaela, é inscrever o filme em festivais de cinema e, na sequência, disponibilizá-lo na íntegra, no youtube.
FICHA TÉCNICA
Título: Um Conto Urupemense
Ano de produção: 2024
Duração: 10 minutos e 44 segundos
País de origem: Brasil
Gênero: Ficção/Drama
Classificação Indicativa: Livre
Sinopse: Enquanto aguarda o nascimento do filho, Marcos percorre Urupema/SC para
resolver algumas pendências. Nas paisagens frias da cidade, memórias retornam e
revelam a importância da esperança e do amor.
Direção: Guga de Limma e Raphaella de Lima
Roteiro: Raphaella de Lima
Produção: Raphaella de Lima, Guga de Limma, Andréa de Lima, Sophia Ester, Izabella de
Lima
Produção executiva: Raphaella de Lima
Direção de Fotografia: Elcio Branco
Edição: Sâmea Natasha
Sonorização: Sâmea Natasha
Acessibilidade Libras: Supernova Tradução
Intérprete Libras: Marina de Paula
Legenda (português): Sâmea Natasha
Poster Oficial: Victor Santos
Trilha sonora:
Título: Tropeiro
Composta por: Edegar Muniz "Tio Dega"
Cantada por: Guga de Limma e Anderson da Silva
Violão, Baixo e Bateria por: Guga de Limma
Gaita: Ivino Muniz
Gravação: Estúdio Antonio Lugon (Lages)
Mixagem: Estúdio Antonio Lugon e Guga de Limma
Título: Esperanza
Composta por: Guga de LimmaPerformada por: Estúdio Antonio Lugon
Arranjo e mixagem: Estúdio Antonio Lugon (Lages)
Elenco:
Marcos: Diego Herrera
Maria: Raphaella de Lima
Zé: Guga de Limma
Menina com chimarrão: Sophia Ester
Professora: Karine Almeida Velho
Menina casa da cultura: Izabella de Lima
Gaiteiro: Anderson da Silva
Cantor: Ivino Muniz
Garoto: Gabriel Costa de Souza
Carlinhos: Gabriel Guizoni Andrade
Célia: Andréa de Lima