IFSC abre inscrições para seleção de bolsistas do Pibid

OPORTUNIDADES Data de Publicação: 22 out 2024 19:20 Data de Atualização: 23 out 2024 09:02

Estão abertas as inscrições para a seleção de acadêmicos de cursos de licenciatura do IFSC que desejam atuar como bolsistas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). O cronograma permite inscrições em fluxo contínuo até 21 de outubro de 2025, por meio de um formulário eletrônico disponível em na página dos Editais Pibid no IFSC, onde também está disponível o Edital 09/2024/Proen/Diren.

A seleção visa criar um cadastro de reserva, com o número de vagas sendo definido conforme a demanda e a liberação de cotas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A bolsa tem o valor de R$ 700,00 e duração de até 24 meses. A homologação da inscrição ocorrerá até o primeiro dia útil de cada mês, quando houver vaga disponível no núcleo.

Há vagas para estudantes de licenciatura em Pedagogia Bilíngue, Física, Química e Matemática. O preenchimento das vagas será priorizado para candidatos com Índice de Vulnerabilidade Social (IVS), conforme diretrizes da Política Nacional de Assistência Estudantil (PNAES).

Para se inscrever, os(as) candidatos(as) devem atender a alguns requisitos, como estar regularmente matriculado em um dos cursos de licenciatura do IFSC, ter disponibilidade de dedicar no mínimo 10 horas semanais para as atividades do Pibid, e não ter vínculo empregatício com o IFSC ou com a escola parceira onde desenvolverão as atividades.

O processo de seleção terá duas etapas: análise documental, de caráter eliminatório, e carta de intenções, que será tanto classificatória quanto eliminatória. Os interessados devem anexar documentos como comprovante de matrícula e histórico escolar ao se inscrever.

Para mais informações sobre o edital e o processo de inscrição, os interessados podem acessar www.ifsc.edu.br/editais-pibid.

Sobre o Pibid

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (Pibid) é um programa da Capes que contribui para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica, concedendo bolsas a alunos das fases iniciais dos cursos de licenciatura.

No IFSC, o programa é desenvolvido nos cursos de licenciatura que, atualmente, são oferecidos pelos câmpus Araranguá, Criciúma, Jaraguá do Sul, Palhoça Bilíngue e São José. Os projetos promovem a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor supervisor da escola.

Os bolsistas têm a oportunidade de conviver com a realidade escolar, podendo relacionar teoria e prática pedagógica durante seu curso de licenciatura.  A participação no projeto possibilita a contabilização de horas de atividades complementares, como crédito extracurricular, enriquece o currículo acadêmico do aluno, aperfeiçoa a escrita e a apresentação de trabalhos em eventos científicos, além de aproximar o aluno das suas atividades profissionais futuras de modo sistematizado e organizado.

OPORTUNIDADES