IFSC apresenta Política de Línguas no Encontro Nacional dos Centros de Línguas da Rede Federal

ENSINO Data de Publicação: 22 mai 2025 18:07 Data de Atualização: 22 mai 2025 18:45

A  Política de Ensino, Pesquisa e Extensão para a Área de Línguas (Política de Línguas) do IFSC foi um dos destaques do Encontro Nacional dos Centros de Línguas da Rede Federal, realizado no auditório do Itaipu Parquetec e no Câmpus Foz do Iguaçu do Instituto Federal do Paraná (IFPR) entre os dias 14 e 16 de maio. 

O evento reuniu representantes de todas as 41 instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT) e professores de línguas da maioria dos câmpus do IFPR.

Na programação, os representantes de Centros de Línguas e Escritórios de Relações Internacionais puderam participar de palestras, oficinas, discussões e práticas pedagógicas em torno do tema “Mapeamento e Estruturação dos Centros de Línguas da Rede Federal EPCT”.

Representação do IFSC

O professor Bruno de Azevedo, do Câmpus São José e representante do Fórum de Línguas, apresentou sobre a Política de Línguas do IFSC, sobre as ofertas atuais de FICs de línguas da rede e as dificuldades nas ofertas regulares uma vez que docentes precisam dar conta das demais demandas de ensino em cursos como integrados, superiores e Proeja. Também foram apresentadas as atividades de internacionalização conduzidas pela Assessoria de Relações Externas Internacionais. 

A professora Juciane Ferigolo Parcianello, do Câmpus São Miguel do Oeste, falou sobre os programas de mobilidade estudantil do IFSC e a necessidade dos Centros de Línguas.

Já a professora Bruna Crescêncio Neves, do Câmpus Palhoça Bilíngue, palestrou sobre o tema "Desafios no Ensino de Libras e de Português como segunda língua para surdos: políticas linguísticas e práticas educacionais".

ENSINO