INSTITUCIONAL Data de Publicação: 19 nov 2024 16:20 Data de Atualização: 19 nov 2024 16:26
Agora os servidores do IFSC contam com uma ferramenta estratégica para subsidiar a tomada de decisão qualificada e promover debates institucionais sobre políticas de acesso, ações afirmativas e a oferta de cursos. Está disponível o Painel de Dados de Ingresso do IFSC, que tem como objetivo sistematizar e centralizar um conjunto de dados, indicadores e informações longitudinais para acompanhamento e análise das ofertas educativas na instituição. Desenvolvido pelo Departamento de Ingresso (Deing) em parceria com um grupo de trabalho coordenado pela Diretoria de Estatísticas e Informações Acadêmicas (Deia), o sistema foi apresentado nesta terça-feira (19), durante o encontro das comissões de acesso, permanência e êxito, realizado na Reitoria do IFSC.
Acesse o Painel de Dados de Ingresso do IFSC
O painel apresenta dados quantitativos de cursos e vagas ofertadas, número de inscrições gerais e por cotas, matrículas realizadas, relação matrícula/vaga, dentre outros. Esses dados são coletados a partir dos relatórios produzidos pelo Sistema de Ingresso e permitem consultas dinâmicas, desde as estatísticas gerais, como as relacionadas a cada câmpus e curso. Todas as informações levam em conta somente as inscrições válidas, que são o somatório das inscrições pagas e das inscrições isentas. O painel será atualizado semestralmente, após a finalização total do último processo de ingresso realizado.
A necessidade de ter dados mais estruturados de ingresso era uma demanda antiga. A chefe do Deing, Giselle Bonassa, explica que este avanço é resultado de várias tentativas e esforços em comunicar dados de forma eficiente e acessível. “O painel se coloca como um impulsionador para o conhecimento da realidade do nosso público e dos nossos cursos, com o objetivo de dar transparência à comunidade IFSC e possibilitar a tomada de decisão de forma qualificada”, afirmou. Para ela, a ferramenta permite ainda o aprofundamento dos debates institucionais sobre as políticas de acesso, o perfil do ingressante, as políticas de ações afirmativas e as ofertas de curso.
A ferramenta apresenta dados a partir de 2018, recorte temporal realizado para considerar o tempo comum antes da pandemia de Covid-19, uma vez que o período afetou diretamente as políticas de educação e impactou nas ofertas e adesão aos cursos. A proposta para os próximos anos é ampliar o escopo de dados do painel e aprimorar suas funcionalidades.
Durante o encontro, a pedagoga Adriane Stroisch, cedida pelo Câmpus Sâo José para atuar no projeto, fez um roteiro de navegação guiada para apresentar o painel.
Assista abaixo à apresentação feita durante o evento:
Acesse aqui o Painel de Dados do Ingresso