EVENTOS Data de Publicação: 12 ago 2025 15:39 Data de Atualização: 12 ago 2025 18:39
De 3 a 6 de novembro, o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), em parceria com o Instituto Federal Catarinense (IFC), sediará a oitava edição do Encontro Nacional da EJA-EPT (Proeja) da Rede Federal. O evento será realizado presencialmente no Câmpus Florianópolis-Continente e reunirá estudantes, docentes, técnicos-administrativos e pesquisadores de todo o país envolvidos com a Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA-EPT).
O Encontro é um espaço colaborativo e itinerante, construído de forma coletiva por representantes da Rede Federal. Realizado anualmente desde 2018 – quando teve sua primeira edição no Instituto Federal de Goiás (IFG) –, promove a troca de experiências, debates sobre políticas públicas, formação docente, metodologias, identidade estudantil e gestão da EJA-EPT.
Confira a programação completa.
Neste ano, o evento na capital catarinense terá como temática central a formação de jovens e adultos trabalhadores, com foco na construção de um currículo que promova a formação humana integral, a emancipação da classe trabalhadora e a promoção da transformação social. A programação inclui palestras, mesas-redondas, oficinas e apresentações de trabalhos, abordando temas como economia solidária, educação popular, pedagogia da alternância e outras experiências curriculares.
“Visa, portanto, avançar na produção de outras formas de ensinar e aprender na EJA, em uma perspectiva mais solidária e cooperativa, que considere as realidades dos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos”, afirma a psicóloga Ivanir Ribeiro, chefe do Departamento de EJA e Ensino Técnico Integrado (Dejaeti) do IFSC e cooordenadora da comissão nacional do evento.
Inscrições e submissões de trabalhos
O prazo para submissão de trabalhos foi prorrogado até domingo, dia 17 de agosto, nas modalidades: oficina, minicurso, comunicação oral e relato de experiência de profissionais e/ou estudantes.
Como parte da preparação, o primeiro “esquenta” do Encontro será promovido nesta terça-feira, 12 de agosto, às 19h, com a live Intersecções entre EJA e Economia Solidária, com transmissão pelo canal do YouTube do IFSC. Participam da conversa os palestrantes Salomão Hage, da Universidade Federal do Pará (UFPA), e Guilherme Brandt, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), com mediação de Ivanir Ribeiro, do IFSC.
Assista ao “esquenta” da EJA-EPT:
Já as inscrições para participação no evento estarão abertas até 15 de outubro e podem ser feitas por estudantes, servidores da Rede Federal, pesquisadores externos e público ouvinte. Os interessados devem se inscrever pelo site eventos.ifsc.edu.br/viii-encontro-nacional-da-eja-ept-proeja-na-rede-federal.
Participação estudantil incentivada
A expectativa da organização é reunir 500 participantes, entre estudantes e servidores da Rede Federal (docentes, técnicos-administrativos e gestores), além de profissionais da educação que atuam ou pesquisam sobre a EJA-EPT. “Para a operacionalização do encontro, contamos com o apoio de uma comissão organizadora nacional, composta por servidores de diversos institutos federais, que define a programação, os palestrantes, as inscrições, submissões de trabalhos, avaliação, divulgação de resultados e faz a mobilização em seus institutos”, explica Ivanir.
A comissão local está empenhada em garantir a ampla participação discente. Está prevista a oferta de alojamento a preços acessíveis, além do custeio de hospedagem e alimentação para estudantes do IFSC com apoio de recursos institucionais.
“Estamos avaliando a melhor forma de viabilizar o transporte, seja por veículos oficiais dos câmpus, fretamento de ônibus ou vans. A participação dos estudantes do IFC e demais institutos federais está sendo organizada pelas próprias instituições. Formamos uma equipe específica que está responsável pela organização desses detalhes”, acrescenta Ivanir.
Os câmpus do IFSC foram orientados a indicar um(a) responsável para preencher, até 17 de agosto, o formulário com a estimativa de estudantes participantes. As vagas são limitadas e o preenchimento deve ser feito por meio de formulário on-line.
Acesse o formulário de estimativa de participação discente.
Desafios e avanços
Um dos principais desafios da EJA-EPT na Rede Federal, na avaliação de Ivanir, é o cumprimento da meta de 10% de oferta de vagas para esses cursos, conforme prevê o Decreto nº 5.840/2006. “Esse é um desafio tanto do IFSC quanto dos demais institutos federais, pois conforme dados da PNP [Plataforma Nilo Peçanha] de 2024, o percentual de ofertas de cursos PROEJA é de apenas 2,11%. E esse cenário não tem se alterado nos últimos anos”, alerta.
Entre os avanços recentes no IFSC, ela destaca: a aprovação da Política de EJA-EPT; a revisão do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e do Plano de Oferta de Cursos e Vagas (POCV); e a ampliação da oferta de cursos técnicos integrados nessa modalidade. Outro marco importante foi a aprovação, em 2024, das Diretrizes Indutoras da EJA-EPT, pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal (Conif).
“Até então, não havia uma orientação mais consistente, com exceção do Decreto nº 5.840/2006. Essas diretrizes apresentam pontos essenciais para a indução e concretização da Política de EJA na Rede Federal, pois no atual cenário brasileiro temos vivenciado muitos desmontes da educação de jovens e adultos”, avalia.
Segundo Ivanir, para garantir o acesso e a permanência de milhões de brasileiros que ainda não concluíram a educação básica, são necessárias ações concretas, além do engajamento e compromisso de todos os gestores, da Reitoria e dos câmpus. “No contexto dos institutos federais, penso que precisamos avançar em ofertas de cursos técnicos integrados, possibilitando que os estudantes vivenciem todos os espaços da instituição. Precisamos também propor currículos que dialoguem cada vez mais com a realidade dos estudantes, com seus tempos e espaços”, conclui.
Cronograma
- Até 17 de agosto: Submissão de trabalhos
- 12 de agosto: Realização do primeiro “esquenta”
- Até 17 de agosto: Indicação de estimativa de participação discente
- Até 15 de outubro: Inscrição para o evento
- De 3 a 6 de novembro: Realização do Encontro
Mais informações
Dúvidas sobre o evento podem ser encaminhadas para o e-mail viii.encontronacional.eja.ept@ifsc.edu.br.