Eleições IFSC 2025: Conheça as propostas dos candidatos à Direção-Geral do Câmpus Lages

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 28 abr 2025 18:26 Data de Atualização: 28 abr 2025 18:51

O IFSC realiza, em 15 de maio , as eleições para o cargo de reitor e de diretores-gerais de 22 câmpus. Para a Direção-Geral do Câmpus Lages, concorrem dois candidatos: Ailton Durigon e Vilson Heck Junior.

Todas as informações sobre o pleito estão no site das Eleições 2025

A Coordenadoria de Jornalismo do IFSC solicitou que os candidatos destacassem suas propostas para alguns temas e determinou prazo até as 23h59 do dia 17 de abril e tamanho específico para as respostas. Confira abaixo as propostas na íntegra conforme foram enviadas:

Estudantes:

Ailton: Foco no Estudante: um dos princípios do Plano de Gestão, motivo principal da existência da instituição, todas as decisões e ações buscarão atender as suas necessidades, desenvolvimento e bem-estar. Propostas: garantir espaços adequados para alimentação, convivência, recreação e descanso; melhorar o PNAE; garantir o retorno da cantina com qualidade, diversidade de produtos, preços acessíveis e bom atendimento; fortalecer as equipes de competição; fomentar a criação de Empresa Júnior; apoiar e fomentar as ações da organização estudantil; incentivar a participação na vida acadêmica; articular para ampliar a assistência estudantil; promover ações culturais e esportivas; organizar o acolhimento dos calouros; atenção a saúde mental e bem-estar.

Vilson: Nosso compromisso com os estudantes passa por ações concretas de acolhimento, permanência e protagonismo, ampliando o acesso e garantindo permanência com qualidade. Vamos fortalecer os auxílios e garantir a oferta de mais opções de refeições no câmpus, com melhorias nos fluxos da assistência estudantil. Criaremos um novo espaço de convivência arborizado, com redes e bancos, e estruturaremos o espaço das representações estudantis (Grêmio, DCE e Atlética). O apoio psicopedagógico e as ações voltadas à saúde mental serão ampliadas. Também iremos fortalecer parcerias com escolas e visitas ao câmpus, aproximando os futuros estudantes e promovendo integração com a comunidade externa.

Docentes:

Ailton: Garantir as condições de estrutura para o desenvolvimento de suas atividades, como projetor, quadro, pincéis, apagadores, conexões de equipamentos e outras tecnologias para que o tempo dedicado ao fazer docente não tenha contratempos. Mapear demandas para reduzir o retrabalho com fluxos bem definidos e eficientes, dentre as quais destacamos a redução do uso de planilhas e a aquisição de insumos. Realizar ações voltadas à qualidade de vida no trabalho e a saúde e bem-estar como palestras, atividades de integração/motivação. Fomentar capacitações em metodologias de ensino inovadoras. Viabilizar o apoio à participação em eventos científicos. Estimular a participação em Editais de Ensino, Pesquisa e Extensão internos e externos.

Vilson: A valorização dos docentes será feita com ações estruturantes: ampliaremos as capacitações com foco em metodologias ativas, ensino híbrido e inovação pedagógica. Incentivaremos o uso de espaços como o estúdio EaD para gravação de aulas e instituiremos o Escritório de Projetos, conectando docentes a oportunidades de financiamento e pesquisa. Serão criados fóruns de boas práticas, com estímulo ao trabalho colaborativo entre os cursos. Também ofereceremos suporte direto às coordenações, com revisão de fluxos e capacitação das equipes, promovendo melhores condições de trabalho e gestão pedagógica mais eficaz.

Técnicos Administrativos:

Ailton: Acolher as demandas, estabelecendo prioridades e criando as condições adequadas para a execução das atividades de forma articulada, eficiente e sem atropelos. Promover ações voltadas à promoção da qualidade de vida no trabalho, eventos de integração entre setores e áreas, com o objetivo de fortalecer a empatia e o reconhecimento mútuo pelo trabalho desenvolvido pelos colegas. Melhorar o clima organizacional atuando na gestão de conflitos, valorizando as competências e iniciativas, garantindo apoio e suporte para o desenvolvimento de atividades laborais. Fortalecer a implantação do Programa de Gestão e Desempenho. Estimular a participação e promoção de capacitações/eventos relacionados a área de atuação.

Vilson: Vamos investir na valorização dos TAEs com foco no desenvolvimento profissional, qualidade de vida e reconhecimento. Serão promovidas ações contínuas de formação e de apoio à saúde mental, além de iniciativas de integração e bem-estar. Atuaremos ativamente junto às instâncias institucionais e externas pela recomposição do quadro de TAEs e pela implantação do RSC. Manteremos políticas de incentivo ao trabalho remoto e seguiremos modernizando processos, com uso de tecnologia e revisão de fluxos. Defendemos uma gestão que promova o diálogo, o respeito às pessoas e a participação ativa dos técnicos nos espaços institucionais.

Gestão:

Ailton: Aprimorar e respeitar os indicadores do Plano Diretor. Mapear as demandas e necessidades de todos os setores e áreas. Coordenar de forma democrática e participativa, a distribuição das necessidades orçamentárias. Melhorar a segurança do câmpus. Promover a manutenção preventiva e corretiva das edificações, equipamentos, rede de TI, laboratórios, dentre outros. Aperfeiçoar os mecanismos de fiscalização e avaliação de contratos. Cuidado e atenção com os terceirizados. Aproximar com a comunidade externa: setores públicos e privados. Considerar os relatórios da CPA e outros instrumentos de avaliação. Ampliar a estrutura física: ginásio, refeitório, espaços de convivência, acessibilidade. Mapear boas práticas em outras unidades da rede.

Vilson: Nosso modelo de gestão será moderno, eficiente e centrado no diálogo com a comunidade. Ampliaremos o uso de inteligência artificial e automação para desburocratizar e otimizar os processos. Faremos investimentos em infraestrutura física e digital, com foco na melhoria das condições de trabalho e aprendizagem. Reforçaremos a comunicação institucional, a transparência nos colegiados e o acesso às decisões. Estimularemos parcerias estratégicas e maior articulação com a Reitoria. E seguiremos promovendo a cultura da paz e a justiça restaurativa como base das relações, para construir um ambiente institucional seguro, ético e acolhedor.

Ensino, Pesquisa e Extensão:

Ailton: Atender as demandas da comunidade acadêmica de forma humanizada. Garantir apoio às coordenações de cursos. Atenção ao reconhecimento de cursos: comissões do MEC e Enade. Dar suporte, fortalecer e acompanhar as duplas titulações. Acompanhar e apoiar os NDEs e colegiados de cursos. Otimizar e harmonizar a oferta de disciplinas comuns nos diferentes cursos. Fortalecer as condições para a execução da EaD. Qualificar os TCC por meio de fomento e integração com a comunidade externa. Otimizar os processos de monitorias. Facilitar a realização de visitas técnicas. Promover a participação de alunos egressos no câmpus. Credenciar Laboratórios para a prestação de serviços especializados. Promover a integração entre as coordenadorias de pesquisa, extensão, relações externas e estágios, estruturando um “Escritório de Projetos”. Apoiar as ações relacionadas à inserção curricular da extensão. Capacitar os servidores em escrita acadêmica e de projetos. Buscar o apoio do NIT.

Vilson: Vamos fortalecer a integração entre ensino, pesquisa e extensão, promovendo uma formação qualificada, crítica e alinhada às demandas do território. Ampliaremos a adoção de metodologias ativas, ensino híbrido, e ações de internacionalização. Investiremos na ampliação da iniciação científica, da extensão integrada à comunidade e em ações com impacto social. O Escritório de Projetos dará suporte à submissão de propostas e captação de recursos. O empreendedorismo e o LabMaker serão fortalecidos como espaços de inovação e geração de negócios, ampliando ainda mais as parcerias externas, tal como do parque Órion. Promoveremos uma agenda cultural e esportiva contínua. Ampliaremos os cursos Proeja e FICs, articulando-os ao mundo do trabalho. E faremos tudo isso garantindo que o ingresso seja mais qualificado e que os estudantes tenham condições reais de permanência e êxito até a conclusão de seus cursos.

Sobre os candidatos


Nome: Ailton Durigon

Redes sociais: Instagram - @prof.ailton.diretor

Breve currículo: Formado em Matemática: licenciatura, mestrado e doutorado. Docente municipal, estadual, particular, Uniplac, Unisul, IFC, IFSC em cursos: FIC, Proeja, Técnicos, Graduação e Pós. Coordenador de: pesquisa de câmpus, projetos de pesquisa e extensão, licenciatura, engenharia. Membro da CPA e NDEs. Conselheiro no Cepe e Consup. Colegiado de cursos e de câmpus. Pró-reitor da Proppi-IFSC. Conselho Editorial e avaliador de artigos, projetos de pesquisa e extensão. Bancas de Concurso: IFSC, IFC e UFSC.

Componentes da chapa (informações retiradas do plano de gestão enviado à Comissão Eleitoral Central):

  • Larisse Kupski  (Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão)
  • Julio Rafael Bueno (Departamento de Administração)

Para conhecer as propostas do plano de gestão do candidato, clique aqui.


Nome: Vilson Heck Junior

Redes sociais: Instagram: @profvilson242
YouTube: @vote242-vilson

Breve currículo: Vilson é doutor em Automação e professor do IFSC Lages desde 2010, com ampla atuação em cursos, projetos e na direção-geral na atual gestão. Silmar é doutor em Ciência do Solo, professor e atual chefe do Ensino, com forte atuação na área pedagógica e de pesquisa. Kathilce, economista e servidora desde 2010, é especialista em gestão pública e responsável pela administração e contratos do Câmpus. Juntos, formam uma equipe experiente, comprometida e pronta para fazer o Câmpus continuar avançando. 

Componentes da chapa (informações retiradas do plano de gestão enviado à Comissão Eleitoral Central):

  • Silmar Primieri   (Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão)
  • Kathilce Martins Amorim  (Departamento de Administração)

Para conhecer as propostas do plano de gestão do candidato, clique aqui.

INSTITUCIONAL CÂMPUS LAGES