Jaraguá do Sul volta do Sepei 2024 com dois prêmios na bagagem

EVENTOS Data de Publicação: 23 ago 2024 14:36 Data de Atualização: 23 ago 2024 16:05

Composta por estudantes e servidores tanto do Centro quanto do Rau, a delegação de Jaraguá do Sul que participou do Sepei 2024 retornou de São Miguel do Oeste com duas premiações na bagagem: o bronze na competição de robótica e um terceiro lugar entre os trabalhos apresentados presencialmente no evento.

A competição de robótica trouxe uma feliz surpresa para o Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, que é onde estudam os integrantes da equipe “Os Tecners” que ficou com a medalha de bronze no torneio. Foi a primeira vez que Jaraguá do Sul participou da competição e, entre as 13 equipes inscritas, duas eram formadas por estudantes do IFSC do Centro.

Após três rodadas do torneio, “Os Tecners” ficaram com a terceira melhor pontuação. Os estudantes que formam a equipe são Sara Isabelle Bruch, Johnny Wharley Herminio Saraiva e Nelson da Silva Rocha Junior. A segunda equipe jaraguaense, denominada “Robótica Jaraguá”, ficou na 11ª posição dentro do torneio e foi composta pelos estudantes Guilherme Penteado Dominguez, Guylherme Correia Silva e Kalyl Jonathan Borela.

Para Sara, integrante da Tecners, a participação no Sepei trouxe muito mais do que a conquista no torneio de robótica. “Lá você conhece muita gente, vê lugares diferentes e troca ideia com muitas pessoas. Foram muitos os aprendizados, tanto técnicos quanto pessoais. Todo mundo devia tentar ir, seja com um trabalho de iniciação científica, um CS [Conectando Saberes] ou outro projeto. Se você é aluno, procura um professor pra te orientar e submete teu trabalho, pelo amor de Deus!”, brinca.

Já o prêmio entre apresentações presenciais foi conquistado por estudantes e servidores do Câmpus Jaraguá do Sul-Rau. O trabalho intitulado “Eco Trilha Mata Atlântica: Conectando Formação Acadêmica e Educação Ambiental”, de autoria de Lavínia Lessmann Cardoso, Eduarda Cordeiro da Rosa, Ewerton dos Santos Medeiros, Carolina Carvalho de Castro, Jaqueline Matos Carvalho e Thaís Collet, foi o 3º colocado na Divisão Temática 2: Meio ambiente, tecnologias e os desafios à sustentabilidade no contemporâneo.

Segundo a coordenadora do projeto, Thaís Collet, esse prêmio tem um significado especial para as estudantes bolsistas envolvidas. “Além de ser um reconhecimento pelo trabalho que elas desenvolveram, teve um fator especial por terem sido elas que elaboraram o resumo enviado ao evento e a apresentação”, destaca.

Para saber mais sobre a Eco Trilha Mata Atlântica, acesse aqui as informações deste espaço de educação ambiental.

EVENTOS SEPEI CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-RAU CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-CENTRO