JIFSC Data de Publicação: 13 jun 2025 14:36 Data de Atualização: 26 jun 2025 14:54
Encerrou nesta quinta-feira (12) a etapa dos Cursos Técnicos Integrados do Jogos do Instituto Federal de Santa Catarina (JIFSC). A edição deste ano é a maior já realizada, com cerca de 1,2 mil atletas da Etapa Integrados, que contou também com o ParaJIFSC e participação de dois novos câmpus. A partir deste sábado (14) em torno de 600 competidores participam da Etapa Cursos Gerais.
Confira os boletins com os resultados de todas as competições
O coordenador técnico, Mozart Maragno, avalia o evento positivamente, sem casos graves de comissão disciplinar. “Quando a gente consegue fazer o evento com respeito, e ao mesmo tempo com bastante integração, inclusão, é um sucesso”, afirma.
Mozart também destaca a realização do ParaJIFSC e a participação de dois novos câmpus, Tubarão e São Lourenço do Oeste. Para as próximas edições, espera uma maior participação dos estudantes com deficiência, a partir do estímulo dos câmpus aos estudantes, especialmente os professores de educação física.
Para o diretor de Assuntos Estudantis (DAE), Evandro Belmiro da Silva, o JIFSC representa uma iniciativa institucional fundamental para a formação integral dos estudantes. É o final de um processo que inicia-se nos câmpus, nas aulas de educação física e nos projetos de ensino que incentivam a prática esportiva. O contrário também acontece, segundo Evandro, com a divulgação do evento, que incentiva os demais alunos a participarem dos mais diversos esportes.
O diretor destaca também a realização do ParaJIFSC, que representa uma demanda institucional e da sociedade, uma vez que é cada vez maior o número de alunos com deficiência ingressando na instituição. “Eu entendo que o ParaJIFSC é uma resposta a esse público no sentido da inclusão. É um caminho sem volta”.
Sobre a organização do evento, Evandro avalia que “o que foi planejado foi realizado, mesmo com as dificuldades orçamentárias”. O JIFSC, de acordo com o diretor, é o evento que mais mobiliza servidores de diversos setores e dos câmpus, que se comprometeram em todo o processo.
Etapa do JIFSC Cursos Gerais
No sábado (14) e domingo (15) serão realizados os Jogos dos Cursos Gerais, para os alunos do IFSC dos demais tipos de formação, como cursos superiores, técnicos, pós-graduações, qualificação profissional e idiomas. De acordo com Mozart, os Jogos Gerais são os jogos dos alunos trabalhadores. “Eu vejo eles extremamente motivados, mobilizados nas atléticas. Então eu vejo uma expectativa enorme de fazer também um evento que transcorra com tranquilidade, que eles aproveitem essa oportunidade, muito rara, que existe na rede federal. Eu não tenho conhecimento de nenhum evento esportivo que possibilite a participação de todos os estudantes regularmente matriculados”, destaca Mozart.
JIFSul, JIF Nacional e ParaJIF
Os vencedores da Etapa Integrados do JIFSC classificam-se para o JIFSul, que será realizado de 21 a 24 de julho, em Santa Maria, RS, organizado pelo Instituto Federal Farroupilha. A partir do JIFSul, os estudantes poderão se classificar para o JIF Nacional, que será realizado pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte em novembro.
Participam do JIFSul os campeões das modalidades coletivas como futsal, vôlei, basquete e handebol, os quatro primeiros colocados no xadrez de cada naipe (masculino e feminino), os três primeiros colocados no tênis de mesa e as duplas campeãs do vôlei de praia (acesse todos os resultados no boletim final). No atletismo, a equipe campeã geral, que em 2025 foi o Câmpus Chapecó, nos dois naipes, montará as equipes que representarão o IFSC no JIFSul.
Há também a expectativa da realização do ParaJIF: “estamos aguardando o regulamento e se houver o ParaJIF, com certeza levaremos algum atleta classificado aqui, de acordo com as provas que forem realizadas lá”, afirma Mozart.
Veja todas as notícias do JIFSC
Veja gravações de transmissões de jogos e vídeos do JIFSC 2025