INSTITUCIONAL Data de Publicação: 22 mai 2025 12:23 Data de Atualização: 23 mai 2025 08:58
Eleita para dirigir o Câmpus Araranguá do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) pelos próximos quatro anos, a professora Fabiana Santos Fernandes afirmou que pretende conduzir uma gestão participativa, com foco na melhoria da infraestrutura, na valorização dos servidores e no fortalecimento do vínculo com a comunidade local. “Propomos tornar o câmpus um lugar mais acolhedor e agradável. Afinal, é importante que as pessoas se sintam parte desse ambiente de trabalho e estudo. Também queremos firmar nossa responsabilidade com a missão institucional em prol da sociedade em que estamos inseridos”, destaca.
A eleição em Araranguá teve uma única chapa inscrita, que recebeu 396 votos no total – sendo 310 de estudantes, 45 de docentes e 41 de técnicos administrativos. Sob o nome "Construindo um IFSC Melhor com Empatia e Responsabilidade!", a nova equipe de gestão é ainda formada por Everaldo Silva de Oliveira (chefe do Departamento de Administração), Bruno José de Sousa (chefe do Departamento de Assuntos Estudantis), Ariel Teixeira (diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão), Giovana Rocha Smania (assessora de Direção-Geral) e Angela Paula Drawanz Gotzke (assessora de Direção de Ensino, Pesquisa e Extensão).
Atualmente diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão (Depe) do câmpus, Fabiana assumirá o cargo de diretora-geral até 2029. Segundo ela, a principal motivação para se candidatar foi a possibilidade de colaborar ainda mais com o desenvolvimento da unidade. “Muitas pessoas me incentivaram e confiaram na minha capacidade em fazer gestão, em ouvir com empatia e na experiência que já tenho como Depe”, diz.
Clique aqui para consultar o Plano de Gestão da chapa eleita.
Com quase 30 anos de trabalho na educação, sendo os últimos dez no IFSC Araranguá, a nova diretora é licenciada em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestra em Tecnologias da Informação e Comunicação pela mesma instituição e especialista em Gestão Pública pelo IFSC. Sua trajetória inclui experiências como docente na rede particular em algumas escolas na região sul de Santa Catarina, na rede municipal de Araranguá e na rede pública estadual. No IFSC, foi coordenadora dos cursos de formação inicial e continuada no Câmpus Urupema e do curso técnico integrado em Vestuário no Câmpus Araranguá, onde também leciona atualmente nos cursos técnicos Integrados.
Diretrizes para o mandato
O plano de gestão apresentado por Fabiana tem como base o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e está estruturado em cinco eixos norteadores: gestão; infraestrutura; docentes e técnicos-administrativos em Educação (TAEs); alunos; e comunidade interna e externa. As ações propostas visam consolidar conquistas, fomentar projetos para novas realizações e enfrentar fragilidades ainda existentes, por meio de uma gestão participativa, transparente e voltada ao aprimoramento de processos.
Entre os principais objetivos estão o fortalecimento das parcerias externas, o estreitamento das relações com a Reitoria, a valorização dos servidores e a melhoria da infraestrutura. "Já temos muitas parcerias firmadas pela gestão atual com o setor produtivo e prefeituras da região. Nosso objetivo é manter, fortalecer as parcerias e criar novas". De acordo com a direta eleita, o maior desafio para os próximos anos será justamente a infraestrutura física do câmpus. “Precisamos de manutenção na estrutura atual e da implementação de projetos de ampliação dos espaços”, pontua.
Fabiana também ressaltou a importância da relação com a comunidade local e o papel estratégico do IFSC Araranguá para o desenvolvimento regional. “Dia a dia percebemos o impacto da formação que oferecemos para o arranjo produtivo local. Além do ensino técnico, dos cursos superiores e de cursos de qualificação profissional, a formação integral de nossos alunos lhes permite ingressar no mundo do trabalho, nas universidades e nas pós-graduações com tranquilidade e a certeza de uma base muito sólida”, conclui.
Participação nas eleições do IFSC
As eleições do IFSC foram realizadas na última quinta-feira, 15 de maio, e o resultado oficial foi homologado pela Comissão Eleitoral Central (CEC) no dia 19. A posse da nova gestão do Câmpus Araranguá está prevista para 10 de agosto de 2025.
Além dos cargos de direção-geral nos 22 câmpus, a comunidade acadêmica também votou para reitor. A apuração registrou 11.523 votos, o que representa 43,5% de participação do colégio eleitoral, composto por 26.451 pessoas. O resultado definiu que os candidatos Maurício Gariba Júnior e Zízimo Moreira Filho disputarão o segundo turno da eleição para reitor do IFSC.
Para saber mais, visite a página das eleições do IFSC.