EVENTOS Data de Publicação: 06 jun 2025 13:56 Data de Atualização: 06 jun 2025 16:16
Docentes do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) participaram do VIII Seminário Nacional do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), realizado no Rio de Janeiro. O evento reuniu representantes das instituições associadas ao programa em torno de debates sobre os desafios da pós-graduação, o fortalecimento da produção científica e o alinhamento conceitual das atividades acadêmicas.
Representando o Câmpus Florianópolis, participaram os professores Igor Thiago Marques Mendonça, Roberta Pasqualli, Márcia Felício Scolari e Marizete Spessatto. A programação incluiu mesas temáticas, grupos de trabalho e momentos de integração entre docentes da rede nacional do ProfEPT.
Para a professora Márcia Felício Scolari, que participou do seminário pela primeira vez, o evento evidenciou a amplitude e a importância do programa. “Fiquei muito feliz em perceber a magnitude do projeto. O Seminário ProfEPT me proporcionou uma visão ampla sobre como a missão do IFSC se desdobra nos diferentes níveis de produção científica em educação profissional e tecnológica”, afirmou. “Foi uma experiência muito significativa.”
Entre os debates que mais chamaram sua atenção, a professora destacou a discussão sobre os desafios do ProfEPT no cenário da pós-graduação, especialmente no que diz respeito à necessidade de publicações individuais por parte dos docentes. “Isso pode despertar nos alunos o interesse por linhas de pesquisa e macroprojetos bem direcionados”, avaliou. Ao mesmo tempo, ela chamou atenção para um dado preocupante: “Muitos alunos buscam o mestrado principalmente para melhorar o salário. Embora essa seja uma motivação legítima, acredito que é possível despertar um real interesse pela pesquisa e pela contribuição para os avanços nas práticas pedagógicas e organizacionais.”
Márcia também refletiu sobre os desafios discutidos no seminário, para ela, a troca de experiências nos grupos de trabalho reforçou a importância de maior alinhamento teórico e metodológico entre os docentes. “Foi unânime a necessidade de estarmos bem norteados pelas ementas e pelo referencial teórico. A discussão sobre as bases do ProfEPT, como o Materialismo Histórico Dialético e o trabalho como princípio educativo, foi fundamental”, avaliou.
Segundo ela, o encontro reforçou a importância da articulação entre os institutos e do fortalecimento da rede nacional do programa. “Acredito que precisamos de mais encontros pedagógicos, mais capacitações e, sobretudo, uma compreensão mais profunda da filosofia da pesquisa e da educação para o mundo do trabalho. Esse evento nos deu uma visão clara da importância de estarmos bem alinhados enquanto rede”, concluiu.
A participação no seminário reafirma o compromisso do IFSC com a qualificação da educação profissional e tecnológica, fortalecendo o papel da instituição como protagonista na formação crítica e integrada de profissionais que atuam em diferentes territórios e realidades do país.