Programa Partiu IF mostra sua importância com candidatos aprovados mesmo antes de finalizar sua execução

ESTUDE NO IFSC Data de Publicação: 08 ago 2025 08:57 Data de Atualização: 08 ago 2025 16:42

O Programa Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades para acesso de estudantes da rede pública de ensino à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica - Partiu IF, foi lançado em 2024 e tem por objetivo oferecer aulas e atividades para recuperar aprendizagens de estudantes matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas, conta com oferta em 19 campus no IFSC, totalizando 23 turmas.

No Câmpus Florianópolis, o Partiu IF em suas primeiras turmas já apresenta bons resultados. São duas, uma no período matutino e outra no período vespertino. Os coordenadores locais, Valdeci Reis e Maria Luisa Souza, realizaram ampla divulgação junto às escolas públicas municipais e estaduais, ONG e associações da região. “A gente priorizou a divulgação no início do ano em escolas no entorno do IFSC, em escolas em situação de dificuldade social e risco, porque era uma demanda da sociedade, sobretudo das populações mais vulneráveis, que tivessem uma forma de cursinho que pudesse preparar esses estudantes.", comenta Valdeci.

O servidor também é coordenador de Ingresso do Câmpus Florianópolis e comenta que a oportunidade do Partiu IF pode ser um divisor de águas na vida dos estudantes, em especial num contexto onde há o processo seletivo para ingresso. “Eu vejo que a gente tem uma demanda enorme, uma demanda da sociedade para os nossos cursos técnicos integrados. Veja, o processo seletivo do final do ano costuma ter 3 mil candidatos para 207 vagas. Se a gente pegar o curso técnico em química, por exemplo, costuma ser 16 por vaga. Então, veja, é mais fácil você passar hoje no vestibular para direito da UFSC do que aqui", complementa o servidor.

Foram mais de uma centena de candidatos, 126 para a turma da manhã e 135 para à tarde. A seleção dos 40 selecionados para cada turma se deu através de sorteio. “O curso teve início em abril e finaliza em outubro, mas já tem colhido os frutos, com resultado positivo no processo seletivo de 2025/2 com a aprovação de três candidatos na turma matutina, sendo um deles o 5º melhor desempenho do Estado de Santa Catarina, e 16 aprovados em lista de espera (turma matutino). Já na turma do vespertino, contamos com a aprovação de 3 candidatos em primeira chamada e 11 estudantes aprovados em lista de espera", disse a coordenadora local do Partiu IF, Maria Luisa Souza.

Ela comenta que o curso só é possível em virtude da participação dos servidores e das ferramentas que o IFSC oferece para a permanência e êxito dos alunos. “A gente conta com professores do câmpus e externos, que foram contratados a partir de edital, e eles têm feito tanto atendimento quanto as aulas semanais. A gente também fornece um auxílio de R$ 200 reais para os estudantes matriculados, então é um suporte que eles recebem para alimentação, para passagem", completa.

Top 5

O responsável pela 5a colocação no processo seletivo do meio do ano é o aluno Josué Oliveira, aluno da Escola Herondina Medeiros Zeferino. Ele conheceu o IFSC por meio de amigos que estudam na instituição e falaram muito bem do ensino. “Isso despertou meu interesse em fazer a prova e comecei a estudar pelo YouTube, minha mãe procurando cursos preparatórios para participar. Ela acabou achando o Partiu IF e fui convocado para participar do programa na segunda chamada", comenta o aluno.

Os meses de programa contribuíram para o resultado expressivo de Josué no exame de classificação. Segundo ele, a oportunidade de tirar dúvidas e aprofundar os conteúdos foi essencial. “Eu estudei muito e além de estudar pelo YouTube, estar no programa Partiu IF me ajudou muito no meu desempenho na prova. Eu também estava fazendo o curso preparatório da escola que fazia parte. Recebi apoio de professores e isso foi muito significativo para mim. Eu estava confiante que iria ser aprovado, mas não esperava ficar em quinto lugar para o curso mais concorrido, que é o técnico em química", completa.

Josué não quer parar por aí. Ele espera começar logo o curso e, quem sabe, devolver à comunidade o que recebeu no programa. “O que eu espero daqui para frente, eu estou ansioso para começar as aulas dia 18. Tenho certeza que novas oportunidades surgem na minha vida e tenho desejo de futuramente ser monitor do partiu IF em 2026, que pretendo fazer faculdade de Engenharia Química", conclui.

Jhenyfer Lopes Pereira é aluna do Instituto Estadual da Educação De Santa Catarina (IEE), “vizinho” do Câmpus Florianópolis na Avenida Mauro Ramos. Ela conheceu o Partiu IF por meio de um amigo que já havia se inscrito na oportunidade. “Fui pesquisar no Google para ter mais informações sobre o curso, já conhecia o IFSC por conta dos meus professores que falavam bastante para a gente sobre ele", comenta a aluna. 

Ela conta que o curso tem atendido às expectativas e tem sido importante para incentivar e ajudar os alunos de forma gratuita, para que possam aprimorar mais os conhecimentos para a realização do exame de classificação. “Eu já tinha feito o exame de classificação ano passado, sabia que não era fácil. Eu achei importante tentar, fiquei na lista de espera, porém me deixa mais tranquila que tenho uma outra chance ao final do ano", completa a estudante. 

Sobre o futuro, ela quer terminar o Ensino Fundamental e depois entrar no IFSC para uma qualificação profissional junto ao Ensino Médio. “Quero finalizar o nono ano, fazer a prova novamente e se passar ingressar no técnico, acho o ensino de qualidade e o técnico dá aos alunos mais oportunidades no mercado de trabalho. Pretendo fazer uma faculdade depois, mas não decidi ainda em que área", finaliza.

IFSC de mãe para filho

A relação de Gustavo Moraes Costa Sousa, de 14 anos, com o IFSC não começou com o Programa Partiu IF. Pode-se dizer que ela vem de berço. Sua mãe é Karla Viviane Garcia Moraes, bibliotecária do Câmpus Florianópolis, seu pai é Gabriel Costa Sousa, professor do Departamento de Mecânica do câmpus. “Eu fiquei sabendo do programa do Partiu IF através da escola, que apresentou o programa para os alunos do 9º ano, e nos incentivou e ajudou na inscrição. Mas antes eu já conhecia o IFSC, porque meus pais trabalham lá, então eu visito o câmpus", comenta o aluno.

Ele conta que desde sempre teve o interesse de estudar no IFSC, por essa proximidade proporcionada pelos pais. Ele conta que o curso, de modo geral, foi muito bom e ajudou com o conteúdo que estava faltando ou iniciando ainda na escola, a EBM Maria Conceição Nunes. “E ajuda muito para fazer o exame de classificação agora no meio do ano. Sobre o processo seletivo, eu fiquei surpreso que eu passei tão de cara assim, porque estava um pouco difícil e eu achei que eu não tinha estudado o suficiente, mas foi até fácil e o que ajudou mesmo foi o curso do Partiu IF, que eu consegui tirar várias dúvidas e aprender várias coisas”, complementa Gustavo.

Para o futuro, ele espera continuar no IFSC e terminar o Ensino Médio Integrado. Sobre o curso superior, ele ainda não decidiu onde tentará, mas espera definir essa afinidade em breve. Já sua mãe, comemora o resultado e a chance do filho aproveitar essa oportunidade de estudar no IFSC. “Eu achei essa oportunidade do Partiu IF muito interessante. Eu recebi por e-mail da escola deles, divulgando. Eu tenho três filhos, e o Gustavo é o mais velho, eles estudam em escola pública, e ele estava na idade de fazer o curso (programa)", conta.

Ela destaca o poder de complemento do programa, como  um reforço aos estudantes que querem focar no exame do IFSC. Para além disso, a felicidade de adicionar um filho à família do IFSC. “Nós dois (Karla e Gabriel) estudamos no IFSC, ainda quando era Escola Técnica Federal, então para nós é uma emoção muito grande, ele estudar na escola que nós estudamos também, e que nos deu a base profissional. E não só isso, também nos formou para os cidadãos que nós somos hoje", finaliza.

Outros resultados

Para além dos resultados no processo seletivo do meio do ano, a atribuição principal do Partiu IF, os estudantes da turma do período matutino participaram também da Olimpíada Brasileira de Física, sendo que quatro deles foram classificados para a 2ª etapa da competição.

As aulas do programa Partiu IF se encerrarão no dia 17 de outubro, na semana anterior à aplicação do Exame de Classificação 2026/1, para entrada no Ensino Médio Integrado no primeiro semestre do ano que vem.

 

ESTUDE NO IFSC IMPRENSA CÂMPUS FLORIANÓPOLIS