EXTENSÃO Data de Publicação: 23 abr 2025 15:30 Data de Atualização: 25 abr 2025 14:39
O projeto de extensão “Programa Power Generation - IFSC - Huawei - Capacitação em Geração de Energia Fotovoltaica” será o representante do Câmpus São José no Simpósio de Sustentabilidade do IFSC, que ocorre de 27 a 29 de maio, na Reitoria. A iniciativa foi selecionada em chamada interna do câmpus.
O Programa Huawei Power Generation é uma iniciativa voltada para a capacitação de profissionais na geração distribuída de energia fotovoltaica, desenvolvido em parceria entre o IFSC e a empresa Huawei do Brasil. O projeto tem como objetivo formar talentos nas mais recentes tecnologias associadas à energia solar, suprindo a crescente demanda do mercado por mão de obra qualificada.
A capacitação é destinada a estudantes de nível médio ou de ensino superior incompleto, com prioridade para alunos de escolas públicas, mulheres (30% das vagas) e grupos raciais sub-representados (20%). O programa combina formação teórica e prática, abrangendo desde conceitos básicos de eletricidade até a implementação e operação de sistemas fotovoltaicos conectados à rede.
O curso é realizado no formato híbrido, mesclando conteúdos teóricos em EaD e atividades práticas presenciais no Câmpus São José.O IFSC é responsável pela oferta dos cursos, utilizando metodologias previamente definidas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), coordenadora do programa no Brasil. O financiamento é realizado pela Huawei do Brasil, cobrindo custos de infraestrutura, equipamentos e suporte técnico.
O projeto é coordenado pelo professor Rubem Toledo Bergamo. A apresentação no Simpósio de Sustentabilidade será feita pelo professor Samuel Luna de Abreu e pelo estudante Igor da Silva, estudante do curso de Engenharia de Telecomunicações e bolsista do projeto.
De acordo com o professor Rubem, o projeto colabora com a sustentabilidade por meio de cinco pontos: formando profissionais em energia solar, reduzindo a pegada ambiental, fomentando a economia verde e regional, apoiando políticas públicas e inclusão social e estando alinhado com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
O Simpósio de Sustentabilidade do IFSC visa conectar acadêmicos, extensionistas, pesquisadores, líderes comunitários, gestores públicos e a sociedade civil em um esforço conjunto para criar soluções práticas e sustentáveis para os problemas mais urgentes que enfrentamos. Ao lado das discussões sobre balneabilidade, economia verde e inovação social, a sustentabilidade será o fio condutor para todas as ações propostas. Cada câmpus teve direito a indicar um projeto para ser apresentado durante o evento.
Para o professor Rubem, participar do simpósio permite fortalecer redes de colaboração, atualizar a equipe técnica e pedagogicamente, disseminar boas práticas e motivar a equipe. “O simpósio é uma vitrine para compartilhar estratégias que podem inspirar outros projetos educacionais sustentáveis”, avalia.