CÂMPUS CANOINHAS Data de Publicação: 10 dez 2021 16:38 Data de Atualização: 10 dez 2021 17:14
Voltado ao remodelamento de negócios prejudicados pela pandemia de Covid-19, o projeto “Convit-21: Um Repensar Empreendedor na Pandemia” chega ao fim com resultados positivos e expectativa de desdobramentos futuros. Durante os seis meses de execução, o projeto desenvolvido pelo Câmpus Canoinhas prestou atendimento, apoio e orientação a cinco micros e pequenos empreendedores, selecionados em chamada pública. A iniciativa foi aprovada pelo programa IF Mais Empreendedor Nacional, lançado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC).
Sob coordenação do professor Jefferson Treml, seis bolsistas dos cursos técnicos integrados em Alimentos e Edificações, dos cursos superiores de tecnologia em Alimentos e em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e do bacharelado em Agronomia trabalharam no levantamento de informação das empresas inscritas, diagnóstico dos problemas, estudo de casos de sucesso e apresentação de soluções para problemas nas áreas de produção, gestão e marketing digital.
“Realizamos reuniões on-line com os empreendimentos e os bolsistas puderam contribuir com sugestões que pudessem minimizar as dificuldades relatadas. Agora no final, com o retorno parcial de atividades presenciais no câmpus, foi possível atuar mais de perto com uma indústria de massas caseiras. Inclusive, este trabalho terá sequência com a realização de um projeto integrador do curso de Alimentos”, relata professor Jefferson.
Assim como esta empresa, que já colocou em prática a maioria das orientações repassadas, os outros quatro empreendimentos também vão receber um relatório final com os materiais produzidos e sugestões de gestão.
Entre o material produzido pelos bolsistas, inclusive como atividade pedagógica, estão videoaulas sobre Excel Básico, Boas Práticas de Fabricação (BPF), Planejamento Operacional Padronizado (POP), Gestão de Projetos (Software Gantt Project) e Sketchup, um software de criação de modelos em 3D, na área de edificações. Algumas estão disponíveis no canal IFSC Canoinhas no YouTube.