ENSINO Data de Publicação: 15 ago 2025 11:19 Data de Atualização: 18 ago 2025 08:23
Na próxima terça-feira (19), estudantes e professores do Câmpus Xanxerê do IFSC farão a entrega de um projeto desenvolvido para a Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência de Xanxerê (FCDX). A entrega do projeto será na Cabanha do Angico, na linha Invernadinha, das 8h às 10h30.
É neste endereço, no interior de Xanxerê, que ocorrem sessões de equoterapia para as pessoas que frequentam a Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência de Xanxerê.
Pensando em aperfeiçoar e facilitar as sessões de equoterapia, um grupo de estudantes do curso de Engenharia Mecânica desenvolveu uma estrutura elevatória para que as pessoas com deficiência façam a prática de forma mais segura nos cavalos e com menor esforço físico dos profissionais terapeutas.
“Eram necessárias duas pessoas e força para fazer a montaria de uma pessoa em cima do cavalo. Agora pretendemos facilitar a vida do terapeuta e da pessoa atendida pela equoterapia”, conta o professor Luiz Lopes Lemos Junior.
Saiba mais
Os estudantes envolvidos no projeto intitulado “Guincho elevador de pessoas para a prática de equoterapia” são Alan Deovidi Segala Prior, Daniele Colaço, Giovany Rodrigo Salla e Humberto Cesar De Campos.
Eles explicam que o estudo explora a tecnologia do guincho como uma ferramenta para elevar a qualidade da sessão de equoterapia e o desenvolvimento integral de indivíduos com deficiência, analisando desafios e oportunidades para a implementação.
“O projeto não apenas atendeu aos requisitos essenciais de segurança, agilidade e redução do esforço dos cuidadores, mas também consolidou diversos conteúdos de forma integrada, refletindo a aplicação prática da engenharia”, relatam os estudantes.