Projeto leva estudantes de Moda do IFSC ao São Paulo Fashion Week

EXTENSÃO Data de Publicação: 20 nov 2023 14:48 Data de Atualização: 12 dez 2023 10:29

Estudantes do curso superior de tecnologia em Design de Moda do IFSC Câmpus Araranguá conquistaram o terceiro lugar em uma competição de ideias inovadoras para o setor, com o desenvolvimento de um jogo interativo que conecta empresas e clientes em um ambiente virtual. Como prêmio, puderam acompanhar o São Paulo Fashion Week (SPFW). 

Quélita Medeiros, Gabriel Antônio e Maria Iasmin Cotrin participaram do projeto Moda Amanhã, do Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC), uma plataforma colaborativa que busca aproximar indústria, varejo, academia, estudantes e comunidade, capacitando profissionais e estimulando a inovação no setor da Moda e do Design. O grupo do IFSC foi orientado pelos professores Jozimar Pelegrini, Aline Hilsendeger Pereira de Oleira, Anamélia Fontana Valentim, Augusto de Paula e Juliana Maria Alves Ferreira Zeilmann.

O trabalho começou em maio deste ano. Ao longo do ano, os estudantes do IFSC tiveram reuniões periódicas, na cidade de Blumenau, com as empresas Marlan, Beagle e TR Têxtil. “Nós tínhamos como missão criar um projeto ou um produto inovador que unisse essas três empresas. Desde o início do projeto, tínhamos entrevistas com essas empresas e fomos trabalhando, entendendo como essas empresas trabalham, para poder desenvolver um projeto que unisse as três”, explica Quélita.

O projeto premiado consiste em um jogo virtual em que os potenciais clientes das marcas devem cumprir algumas missões e podem experimentar roupas, conhecer as novas coleções e também ganhar descontos. Para as empresas, a iniciativa vai além da simples diversão. O game realiza a coleta e armazenamento de dados por meio dos cliques dos jogadores. Os benefícios resultantes são vastos e incluem a prospecção de público, diversidade de pessoas envolvidas, fortalecimento da conexão entre o público e a marca, captação de dados atualizados, assertividade na oferta de produtos e uma análise em tempo real do comportamento do consumidor.

“Participar do Moda Amanhã do SCMC e conquistar o pódio nesse projeto, abrindo as portas para o São Paulo Fashion Week, foi uma experiência única e incrível. Estar no eixo da moda brasileira, em meio a tantas influências, é uma oportunidade que se deve aproveitar ao máximo. Essa etapa será de suma importância para meu aprendizado e currículo”, afirma Quélita.

Como prêmio pelo terceiro lugar no concurso, os estudantes do IFSC foram ao tradicional evento de moda, realizado nos dias 10 e 11 de novembro, em São Paulo. Antes, eles também estiveram no Rio de Janeiro para visitar o Grupo SOMA, conglomerado de marcas de moda, visita na qual estiveram acompanhados pelos professores.

“Foi uma experiência incrível e única. Poder estar nos lugares com uma concentração de pessoas que partilham dos mesmos gostos é muito legal. Pude expandir meu espírito criativo para futuras criações tanto dentro da academia quanto no meu próprio negócio como produtor de moda”, diz Gabriel.

"Participar dessa imersão criativa ainda estando na academia é um momento único que todo estudante deveria passar. Foi maravilhoso ver as inúmeras possibilidades que a moda tem, e estudar em uma instituição que facilita essa experiência é um privilégio”, ressalta Maria Iasmin.

Para a coordenadora do curso, Aline Pereira de Oliveira, a conquista dos estudantes de Design de Moda do Câmpus Araranguá mostra a importância da relação entre a academia e o mundo do trabalho. “A participação dos alunos do IFSC destaca não apenas o talento emergente na instituição, mas também a importância de iniciativas que conectam acadêmicos e empresas, impulsionando o desenvolvimento da moda no cenário brasileiro. Essa participação representa não apenas uma conquista para os estudantes, mas também uma contribuição valiosa para o fortalecimento do ensino de moda no âmbito acadêmico”, afirma a professora.

EXTENSÃO CÂMPUS ARARANGUÁ