ENSINO Data de Publicação: 27 nov 2024 13:57 Data de Atualização: 28 nov 2024 19:40
Estudantes de Licenciatura em Química do Câmpus Criciúma apresentaram o resultado de práticas desenvolvidas no curso durante o 43º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química (43º EDEQ), realizado no município gaúcho de Bagé, de 21 a 23 de novembro. A participação nestes encontros é importante para trazer novas perspectivas e possibilidades para a formação dos nossos futuros professores de Química.
Com o lema “Confraternizar e partilhar saberes para além das fronteiras”, o encontro é resultado da parceria entre Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Paralelamente, também foi realizado o 3º Encontro do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional da Região Sul (3º PROFQUI-SUL).
Acompanhados pela professora Cristine Saibert, os alunos Carlos Loreni Freitas Vianna e Igor Mizejeski Fontana levaram ao encontro o resultado de atividades desenvolvidas no âmbito da Prática como Componente Curricular do curso de Licenciatura em Química. A prática integradora busca a interdisciplinaridade entre diferentes componentes curriculares em cada fase do curso, tendo como base, no caso dos trabalhos apresentados, as atividades realizadas no Laboratório Aberto Interdisciplinar Canto da Horta (LAICH).
“As reflexões e debates promovidos durante os três dias do evento trouxeram novas perspectivas e possibilidades para o ensino de Química e complementam a formação inicial dos estudantes”, afirma a professora.
Foram apresentados os seguintes trabalhos:
Para os estudantes, a apresentação de trabalhos em encontros como o EDEQ é uma oportunidade de receber retornos sobre as atividades desenvolvidas e trocar ideias com estudantes e professores de outras instituições.
“O EDEQ me proporcionou vislumbrar a Química e a docência de um campo de visão diferenciado, estruturando ainda mais meu aprendizado e fortalecendo as práticas como componente curricular. Em diversos momentos o evento nos remeteu ao aprendizado voltado para a formação de docentes inovadores, críticos e pensadores”, diz Carlos.
“Um evento como o EDEQ é algo muito significativo na carreira de um futuro professor, pois além de ensinar pautas importantes sobre o ensino de Química mostra que a Licenciatura não é apenas dar uma aula, é algo inclusivo e também incentivador, em um mundo onde a Licenciatura é tão desvalorizada na sociedade. O EDEQ é uma oportunidade para aprender e evoluir, o que nos possibilitou trazer os projetos que temos na nossa Licenciatura com a PCC e o Canto da Horta, onde não só ensinamos, mas também aprendemos e construímos juntos uma caminhada incrível”, complementa Igor.