INSTITUCIONAL Data de Publicação: 24 out 2024 19:35 Data de Atualização: 24 out 2024 19:54
Reitor, pró-reitores, diretores de áreas e de câmpus do IFSC participaram, ao longo desta semana, das atividades da 48ª Reunião de Dirigentes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Reditec 2024), realizada entre 21 e 24 de outubro na cidade de Caldas Novas (GO), com o Instituto Federal de Goiás (IFG) como anfitrião.
Gestores do IFSC estiveram na condução de várias atividades do evento. O reitor Maurício Gariba Júnior foi o mediador do debate sobre desafios e consolidação da pós-graduação na Rede Federal, na quinta-feira (23), e também mediou a mesa-redonda que colheu contribuições dos gestores dos IFs da região Sul para a elaboração da Carta de Caldas Novas, documento final do evento. Na segunda-feira (21), Gariba participou ainda da reunião ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), que antecedeu a Reditec.
Já o pró-reitor de Extensão e Relações Externas, Valter Vander de Oliveira, participou da mesa "O processo de curricularização da extensão na RFEPCT: política e financiamento", quando apresentou as experiências da instituição com a curricularização que já atinge 92% dos cursos superiores. O debate ocorreu na terça-feira (22).
Leia sobre a participação do IFSC na Reditec no canal Diálogos com a Gestão
Experiência exitosa
O projeto de extensão Aquilombar, do Câmpus Canoinhas, foi o representante do IFSC na apresentação de experiências exitosas, na tarde de quarta-feira (23). O Aquilombar é um aplicativo que divulga cursos e oportunidades de assistência estudantil para estudantes negros, com foco nas ofertas do IFSC, Instituto Federal Catarinense (IFC), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O projeto foi um dos contemplados para apresentação no processo seletivo que teve mais de 150 submissões.
Leia mais sobre o aplicativo Aquilombar
O projeto é desenvolvido em cooperação técnica entre IFSC e UFSM e foi apresentado na Reditec pelo diretor do Câmpus Canoinhas, Joel José de Souza, que ressaltou a importância de que a iniciativa se torne uma política institucional, em função de seu foco na divulgação de informações que favorecem o acesso de estudantes negros nos cursos das instituições. “Durante a apresentação, inclusive, mencionamos que esse é um projeto que precisa de apoio institucional e até da própria Setec”, relatou o diretor. Ele ressaltou também a importância das parcerias com outras instituições para a divulgação do aplicativo, como a que está em discussão atualmente com a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) por meio da deputada Luciane Carminatti.
Publicação sobre a história da Rede Federal
No encerramento da Reditec 2024, ocorreu o pré-lançamento da coleção de livros “Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica: quase dois séculos mudando o Brasil”. O trabalho foi desenvolvido ao longo deste ano sob coordenação da Editora do IFG, em parceria com editoras de outros Institutos Federais. Os cinco volumes contêm capítulos com as histórias das 41 instituições da Rede, organizados por região. O capítulo com a história de 115 anos do IFSC teve como coautoras a jornalista Ana Paula Lückman e a relações-públicas Nadia Garlet, servidoras da Diretoria de Comunicação (Dircom). No pré-lançamento, Ana Paula falou representando os mais de 150 autores de todos os capítulos da coleção e ressaltou a excelência do trabalho desenvolvido pela equipe editorial. A publicação terá versão e-book e exemplares impressos, que devem ser lançados na próxima reunião do Conif e distribuídos para toda a Rede.
Leia mais sobre a Reditec 2024 no site do evento