EVENTOS Data de Publicação: 26 mar 2025 15:42 Data de Atualização: 17 abr 2025 19:12
O 3º Simpósio Catarinense do Campo à Mesa ampliou o prazo de inscrições para submissão de artigos científicos até 11 de abril. O tema central do simpósio é “Biodiversidade e sustentabilidade na cadeia produtiva de alimentos”. O evento acontece entre 19 e 22 de maio, com sede principal no Câmpus Canoinhas do IFSC.
Pesquisadores podem submeter resumos simples nas áreas de Pesquisa e inovação em Agronomia; Pesquisa e inovação em Ciência, Tecnologia e Engenharia de Alimentos; e Experiências de Ensino e Extensão em Ciências Agrárias.
Todos os trabalhos devem ser apresentados na forma oral, por meio de vídeos, que serão divulgados no YouTube no dia 21 de maio, à tarde. Os autores também podem apresentar no formato de pôster, para exposição durante a abertura do evento, na noite de 19 de maio, no Câmpus Canoinhas. A apresentação de pôster é opcional e deve ser indicada na submissão do trabalho.
Haverá premiação para os trabalhos nas duas categorias: vídeo (obrigatório para todos) e pôster (opcional). E todos os trabalhos aceitos serão publicados nos Anais do evento.
Sobre o simpósio
O Simpósio Catarinense do Campo à Mesa é uma promoção conjunta dos cursos de Ciências Agrárias dos câmpus do IFSC de Canoinhas, Lages, São Carlos, São Miguel do Oeste, Urupema e Xanxerê. A sede do evento será o Câmpus Canoinhas.
O câmpus anfitrião vai concentrar as cerimônias de abertura e encerramento, palestras e debates, presenciais e com transmissão pelo YouTube. O evento terá ainda visitas técnicas, Feira de Ciências, Feira de Artesanato e Economia Solidária e minicursos, além de programação descentralizada nos demais câmpus participantes da organização.
O objetivo do simpósio é contribuir para a discussão da importância da biodiversidade e sustentabilidade no setor agrícola, na agroindústria e na área de alimentos. O público-alvo são estudantes e servidores do IFSC e de outras instituições de ensino e profissionais das áreas afins.
O 3º Simpósio Catarinense do Campo à Mesa tem apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado Santa Catarina (Fapesc).