PESQUISA Data de Publicação: 15 abr 2025 11:29 Data de Atualização: 17 abr 2025 12:26
A tese de doutorado do professor Luís Henrique Lindner, do Câmpus Florianópolis-Continente do IFSC, foi escolhida como destaque na área “Mídia do Conhecimento” no Programa de Pós-Graduação em Engenharia, Gestão e Mídia do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (EGC/UFSC). A escolha ocorreu em 2024 e o certificado foi entregue num evento no final de março deste ano, em Florianópolis.
Todo ano, o EGC faz uma chamada e avaliação das teses defendidas no ano anterior para escolher uma a ser submetida ao Prêmio Capes de Tese, concedido pela Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ligada ao Ministério da Educação. O trabalho de Luís não foi o submetido, mas recebeu a maior nota na categoria Mídia do Conhecimento e foi escolhido como tese destaque nessa área.
O titulo da tese de Luís Lindner é "SmartSelf: potencialidades do smartphone na aprendizagem autodirigida ao longo da vida".“Eu foquei na aprendizagem de adultos, em especial a aprendizagem autodirigida – mais comum em contextos informais e não-formais de aprendizagem – e relacionei ela com a mídia smartphone”, explica. Para isso, ele destrinchou os detalhes da aprendizagem autodirigida e todas as potencialidades do smartphone.
“Ocorre que smartphones não foram criados com foco específico na aprendizagem, mas muitos de seus recursos atendem à partes do processo de aprendizagem autodirigida. E aí é que talvez esteja o diferencial que fez a tese ser destaque: a metodologia que eu empreguei na pesquisa”, comenta.
Na tese, Luís definiu 16 diretrizes para potencializar a aprendizagem autodirigida ao longo da vida utilizando smartphones. Cada diretriz sintetiza um amplo conjunto de intervenções, mecanismos e respostas que, ao se manterem associados a ela, expandem os potenciais de desdobramento na sua aplicação.
“Essas diretrizes foram validadas por especialistas em duas rodadas. E aqui também está um diferencial: as diretrizes possuem um comando macro, mas elas se desdobram em contexto, intervenção, mecanismo e resposta. Essas diretrizes são muito úteis para professores, obviamente, mas não foquei só neles. São também diretrizes para os próprios estudantes, para desenvolvedores de app [aplicativos] que quiserem desdobrar isso alguma ferramenta, para gestores, empresas, RH [recursos humanos], enfim... Qualquer interessado em aprender melhor usando smartphone encontra ali dicas valiosas do que fazer e o que faz funcionar”, detalha.
O professor do IFSC pretende produzir um ou mais livros derivados da tese, focados em públicos específicos.
“Receber essa homenagem de tese destaque da área de Mídia foi muito gratificante pelo reconhecimento tanto dos resultados que a pesquisa trouxe, mas por terem destacado que a metodologia empregada foi um diferencial. Particularmente eu sempre me preocupei muito em adotar uma metodologia que não deixasse de fora as tantas contribuições já existentes em pesquisas do mundo, mas que eu pudesse integrar elas de forma coerente e sem me perder em tantas ideias que surgem quando se está fazendo uma tese”, diz.
Além do doutorado em Engenharia, Gestão e Mídia do Conhecimento, Luís Lindner possui mestrado em Mídia e Conhecimento, MBA em Marketing Estratégico e graduação em Design e em Artes Visuais. Atualmente ele ministra disciplinas para cursos técnicos, de graduação de pós-graduação do Câmpus Florianópolis-Continente, em áreas como artes, empreendedorismo e marketing.