AVISOS Data de Publicação: 10 mar 2023 14:58 Data de Atualização: 10 mar 2023 15:28
Para aumentar o alcance das mensagens divulgadas pelo IFSC no Facebook e facilitar a busca por informações sobre a instituição nesta plataforma, a partir de abril os câmpus Jaraguá do Sul-Centro e Jaraguá do Sul-Rau passarão a ter uma página unificada no Facebook. A medida será tomada após diálogo entre os setores de Comunicação envolvidos na mudança e uma análise detalhada das estatísticas dos canais separados do Centro e do Rau no Facebook. A página unificada poderá ser acessada em fb.com/ifscjaragua.
O Facebook é a única plataforma em que os câmpus de Jaraguá do Sul ainda possuem canais de comunicação separados. A unificação dos canais já ocorreu no Instagram (em 2020), no site institucional (em 2020) e no Twitter (em 2021).
De acordo com a chefe do Departamento de Marketing e Jornalismo, Nadia Garlet, os câmpus do IFSC em Jaraguá do Sul (Centro e Rau) têm procurado otimizar os processos de relacionamento da instituição com a comunidade. “Além da participação integrada em eventos públicos e o planejamento conjunto de campanhas de divulgação, também a criação de canais unificados de comunicação mostrou-se uma importante medida no relacionamento regional”, afirma.
Para o jornalista Daniel Augustin Pereira, que atende de maneira regionalizada os dois câmpus de Jaraguá do Sul, a unificação no Facebook é mais um passo no processo de otimização e potencialização do alcance dos canais de comunicação online. “Como estão na mesma cidade, as unidades do IFSC acabam tendo, em muitas situações, o mesmo público-estratégico. A página unificada, portanto, vai melhorar a entrega da informação, tendo em vista que o foco deste tipo de canal são a comunidade externa, os estudantes e os potenciais novos alunos”, destaca.
A página do IFSC do Centro servirá de base para a nova página unificada em Jaraguá do Sul. A página do Rau ainda permanecerá disponível para consulta, mas aos poucos deixará de receber atualizações. “Numa última etapa do processo de integração, ainda sem data para ocorrer, a página do Rau poderá deixar de existir, sendo mesclada [ou seja, incorporada à página unificada] ou permanentemente excluída, assim como ocorreu com o antigo perfil do Rau no Twitter”, explica o jornalista.
No caso específico do Facebook, que é uma mídia social com perfis de usuários cada vez mais específicos, a unificação das páginas também representa uma readequação do canal às necessidades do IFSC. “A plataforma ainda é relevante, mas há alguns pontos de vista que questionam sua longevidade. Desta forma, a página única para o Centro e o Rau proporcionará uma espécie de ‘sobrevida’ ao canal, visto que ampliará o engajamento nos conteúdos publicados”, lembra Estela Ramos de Souza de Oliveira, coordenadora de Relações Externas do Câmpus Jaraguá do Sul-Rau.