Câmpus Palhoça Bilíngue do IFSC: o que é ser um câmpus bilíngue?

BLOG DO IFSC Data de Publicação: 20 ago 2025 10:59 Data de Atualização: 21 ago 2025 17:41

Sabemos que, entre os 23 câmpus do IFSC em funcionamento, temos aquele que todo mundo concorda que é o diferentão: o Câmpus Palhoça Bilíngue. Começa até pelo nome, que foge do padrão de todos os outros, adicionando o elemento de bilinguismo que, verdade seja dita, nem todo mundo compreende o que significa.

Logo, para aproveitar que o Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC, o Sepei 2025, será justamente por lá na semana que vem, decidimos explicar algumas das maiores dúvidas que muita gente tem sobre o Câmpus Palhoça Bilíngue e também contar o que ele tem de tão especial! Depois desse post, você vai entender melhor por que o tema do Sepei ser "As diferenças que nos conectam" faz tanto sentido com uma edição neste câmpus tão especial. 🙂

Vamos, então, começar por uma das dúvidas mais frequentes que temos sobre o Câmpus Palhoça Bilíngue:

Bilíngue? Como um câmpus pode ser bilíngue?

É até relativamente comum, em algumas cidades, vermos propagandas e outdoors de escolas bilíngues (que normalmente quer dizer que elas ensinam em português e inglês). Mas garantimos para você que a proposta do nosso Câmpus Palhoça Bilíngue é bem diferente! Isso porque, o foco deste câmpus não é na questão linguística apenas pela língua, mas pela causa que ele abraça: que é a inclusão do surdo na sociedade e no mercado de trabalho.

Por isso, neste câmpus do IFSC, temos duas línguas em funcionamento: o Português e a Libras, a Língua Brasileira de Sinais. A ideia é oferecer educação gratuita e de qualidade para a comunidade ouvinte e surda com igualdade de condições. Claro que essa proposta contém seus próprios desafios, mas desde 2013, ano de fundação do câmpus, vem se construindo uma história de relevância nacional na questão da acessibilidade, inclusão e inovação na educação. Até porque, o Câmpus Palhoça Bilíngue é pioneiro e único no Brasil com essa proposta e, hoje em dia, é uma referência na educação bilíngue português-Libras.

Mas como isso tudo é feito? Como aplicar a lógica bilíngue a toda uma estrutura, equipe, corpo docente e discente? É sobre isso que vamos te contar logo mais!

-> Quer saber mais sobre a Língua Brasileira de Sinais? Nós explicamos nesse post aqui!

Proposta pedagógica e infraestrutura específica

Dizer que a proposta pedagógica do câmpus é voltada para criar um ambiente de convivência institucional entre duas línguas e que respeite as especificidades e cultura de cada uma, não diz muito sobre o que, na prática, muda no dia a dia dos estudantes e servidores, né? Isso porque propor um ensino bilíngue requer adaptações às vezes “invisíveis” para quem não tem contato com essa outra comunidade linguística que é a comunidade surda. E, de certa forma, a própria constituição de um câmpus como o Palhoça Bilíngue é uma tentativa de conscientizar os ouvintes justamente sobre essas questões.

Por isso, o Câmpus Palhoça Bilíngue vai além da oferta de intérpretes para que os surdos tenham acesso às aulas, como já é exigido pelo Decreto nº 5.626/2005, que regulamenta a Lei nº 10.436/2002 e o art. 18 da Lei nº 10.098/2000. Por lá, a própria equipe do câmpus é mista, formada por servidores surdos e ouvintes, para que, nessa convivência, os estudantes passem a compreender a perspectiva da diferença e não da deficiência. Os cursos ofertados também caminham nessa direção: além do bilinguismo fazer parte dos cursos de pedagogia e tradução, o eixo multimídia complementa as várias maneiras de se produzir conteúdos bilíngues e acessíveis.

Além disso, a comunicação do câmpus e todos os seus espaços também são pensados para que haja igualdade de condições e acesso para todos os estudantes. Isso significa que alunos ouvintes e alunos surdos não devem ter empecilhos linguísticos para procurar atendimento, assistir às aulas, acompanhar as redes sociais do câmpus, comprar um lanche na cantina etc.

Ou seja, no dia a dia do câmpus, essa proposta pedagógica traz mais do que apenas a convivência com a Libras, ela traz também a consciência sobre os diversos aspectos culturais e sociais sobre quem se comunica por meio dela.

Formação para alunos e servidores

Para que tudo isso seja possível, é importante criar uma base para toda essa comunicação bilíngue, certo? É por isso que, no Câmpus Palhoça Bilíngue, há formação de Libras para alunos e servidores que fazem parte do câmpus.

Em todos cursos do câmpus há ao menos uma disciplina de Libras e, para os servidores (professores e técnicos administrativos) e terceirizados, o câmpus oferece cursos e oficinas para garantir a qualificação contínua em Libras, promovendo uma comunicação mais inclusiva no cotidiano. Além, é claro, da própria convivência diária com outras pessoas que se comunicam por Libras pelo câmpus, o que sempre ajuda a praticar! 😀

Cursos ofertados pelo Câmpus Palhoça Bilíngue do IFSC

Falando em formação, bora conhecer um pouco sobre os cursos ofertados no Câmpus Palhoça Bilíngue? Assim, você também vai entender mais sobre a realidade desse câmpus e, quem sabe, você não acaba criando interesse?

Técnico integrado em Design

O curso técnico integrado ao ensino médio em Design é recente no câmpus, uma evolução do antigo Comunicação Visual, e é voltado para qualquer pessoa com o ensino fundamental completo que deseje cursar o ensino médio aqui no IFSC enquanto se profissionaliza na área do design gráfico. Quando formado, além do certificado de conclusão do ensino médio, o estudante também estará habilitado para trabalhar em agências de Design Digital, Marketing e Publicidade, estúdios fotográficos ou até mesmo empresas de jogos! 🙂

Veja aqui a página do curso.

Técnico integrado em Serviços e Produtos Bilíngues Libras/Português

Já o curso técnico integrado ao ensino médio em Serviços e Produtos Bilíngues Libras/Português tem um público um pouquinho mais delimitado: ele é voltado apenas para estudantes surdos que acabaram de concluir o ensino fundamental e vão ingressar no ensino médio. Além de proporcionar a experiência de um ensino médio bilíngue Libras/português, o formado neste curso estará preparado para atuar em diversas áreas, desde o atendimento ao cidadão surdo, até a produção de produtos que atendam às normas de acessibilidade linguística ou suporte e apoio técnico a profissionais da área de tradução e interpretação de Libras.

Veja aqui a página do curso.

Técnico integrado em Tradução e Interpretação de Libras/Português

No curso técnico integrado ao ensino médio em Tradução e Interpretação de Libras/Português, além de cursar as disciplinas regulares do ensino médio, o estudante se prepara para se tornar um tradutor e intérprete de Libras. Para isso, fazem parte do currículo do curso disciplinas sobre tradução, interpretação, linguística e cultura surda, além, é claro, das disciplinas que ensinam a Libras.

Quando formado, o estudante vai poder trabalhar em diversas áreas que necessitam de um tradutor ou intérprete de Libras: desde órgãos públicos (como o próprio IFSC 🙂) como empresas privadas que trabalham com audiovisual ou produção de material didático ou artístico. É um ramo com muito trabalho em muitas áreas diferentes!

Veja aqui a página do curso.

-> Como funciona o trabalho de um tradutor-intérprete de Libras?

EJA técnico em Manutenção e Suporte em Informática

Para aqueles com 18 anos ou mais que não puderam concluir o ensino médio por falta de acesso ou tiveram que se ausentar da sala de aula por um período, o Câmpus Palhoça Bilíngue oferece o curso técnico integrado ao ensino médio em Manutenção e Suporte em Informática na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). Além das disciplinas necessárias para conseguir, no final do curso, o certificado de conclusão do ensino médio, os estudantes também vão estudar sobre a manutenção de computadores, configuração de redes e desenvolvimento de conteúdo web. Assim, ao fim do curso o estudante conclui seu ensino médio e se qualifica para uma área de trabalho cada vez mais relevante!

Veja aqui a página do curso.

-> Tudo o que você precisa saber sobre o Encceja

Licenciatura em Pedagogia Bilíngue Libras/Português

Voltado para quem já concluiu o ensino médio e procura um curso superior na área da educação, o curso de licenciatura em Pedagogia Bilíngue Libras/Português é ótimo para quem quer trabalhar na educação básica, atuando como professor ou gestor, com o diferencial do foco na educação bilíngue. Como as outras licenciaturas de pedagogia, nesse curso o estudante entra em contato com diversas áreas do conhecimento e a metodologia para o ensino delas no ensino fundamental e outras disciplinas sobre organização e gestão escolar, mas além disso, no Câmpus Palhoça Bilíngue, o curso de pedagogia inclui disciplinas de Libras e de história, língua, cultura surda e educação bilíngue.

Vale lembrar que esse curso é ofertado tanto na modalidade presencial, quanto EaD, com polos em Chapecó, Laguna e Joinville.

Veja aqui a página do curso.

Superior de tecnologia em Produção Multimídia

Outra opção de curso superior do Câmpus Palhoça Bilíngue é o curso superior de tecnologia em Produção Multimídia. Um curso coringa para quem gosta de diferentes mídias digitais, durante os três anos de curso o estudante entra em contato com diferentes áreas, como design, marketing, audiovisual, animação e programação. O tecnólogo formado pelo curso de Produção Multimídia pode trabalhar em diversas áreas, como agências de marketing e publicidade, emissoras de TV, produtoras de audiovisual e cinema, entre muitos outros!

Veja aqui a página do curso.

Especialização em educação de surdos: aspectos políticos, culturais e pedagógicos

Para quem já possui ensino superior completo, o Câmpus Palhoça Bilíngue possui dois cursos de pós-graduação. Um deles é a especialização em educação de surdos, aspectos políticos, culturais e pedagógicos, que é voltada para quem é formado em qualquer área do conhecimento e tem interesse em trabalhar ou continuar trabalhando com educação, como pedagogos, assistentes sociais, psicólogos, ou professores. Durante o curso, o aluno vai aprofundar seus conhecimentos teóricos e práticos sobre os aspectos mais relevantes para a educação de surdos.

Veja aqui a página do curso.

Especialização em Tradução e Interpretação de Libras/Português

O curso de especialização em Tradução e Interpretação de Libras/Português é voltado para pessoas que já possuem ensino superior completo e atuam como tradutores e intérpretes de Libras. A especialização é um aprofundamento dos conhecimentos sobre tradução, interpretação e também das políticas linguísticas e públicas em torno da Libras, assim como qualificar ainda mais esse profissional tradutor/intérprete para o seu mercado de trabalho.

Veja aqui a página do curso.

A importância da acessibilidade linguística

Muito se falou sobre levar a Libras para os ouvintes do câmpus, mas chegou a hora de falar também sobre outros aspectos da acessibilidade linguística que são bem importantes! Um deles é o ensino de português para surdos que, quando feito de maneira especializada e acolhedora à realidade do surdo, ajuda a construir essa ponte entre cultura surda e cultura ouvinte.

Por isso, no Câmpus Palhoça Bilíngue, além das disciplinas de Libras para os alunos ouvintes, os alunos surdos também têm disciplinas próprias de português como segunda língua para surdos. Além disso, em todas as aulas mistas, nas quais surdos e ouvintes estudam juntos, há intérpretes durante todo o período da aula (como previsto pela Lei). Os materiais didáticos e recursos utilizados em sala também são pensados para o público de cada disciplina, sendo sempre importante que todos os vídeos passados em aula sejam legendados e que haja a comunicação entre os professores e os intérpretes para que a intepretação da aula seja mais fluída e que todos aprendam os termos específicos de cada área.

Para além dos cursos e serviços que acontecem no câmpus, há também outros trabalhos importantes que envolvem a questão bilíngue e acessibilidade no Câmpus Palhoça Bilíngue. Vamos contar um pouquinho sobre eles:

Núcleo de Produção Bilíngue

Também chamado de NPB, o Núcleo de Produção Bilíngue tem o objetivo de promover a inclusão das pessoas surdas e a difusão da Língua Brasileira de Sinais, por meio da produção multimídia de materiais bilíngues Libras/Português. Para isso, conta com o trabalho de servidores e bolsistas.

O NPB produz material didático, não só para o IFSC mas também para outras escolas do ensino básico, e material de comunicação interna e externa bilíngues, entre outras atividades relacionadas à produção de materiais bilíngues.

ReVista

A ReVista Multimídia Bilíngue é uma publicação que partiu de um projeto de extensão de 2019 que se tornou um trabalho perene no Câmpus Palhoça Bilíngue. Na ReVista são publicados textos e trabalhos de alunos dos variados cursos do câmpus, todos acompanhados de tradução em Libras e material visual. Por lá você vai ver trabalhos de conclusão de curso, atividades de extensão, e também trabalhos de convidados externos relacionados com acessibilidade.

Laboratório de Tecnologia Assistiva

Um dos laboratórios que mais atrai olhares lá no Câmpus Palhoça Bilíngue, por um motivo muito especial: é de lá que “saem” os cães guias que espalham muita alegria quando andam pelos corredores (muito embora todos saibam que, quando eles estão de colete, estão a trabalho e não podem receber carinho!).

Mas o Labta vai muito além do trabalho com os cães: desde 2019, o laboratório desenvolve pesquisas na área da tecnologia assistiva - que são recursos e serviços voltados para pessoas com deficiência, com o objetivo de proporcionar a elas autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social. Em 2023, o Labta foi escolhido para representar o IFSC na Reunião dos Dirigentes dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia da Região Sul (Reditec Sul), o que rendeu essa notícia que explica em vídeo e texto várias das atividades do laboratório

Afinal, quem pode estudar no Câmpus Palhoça Bilíngue?

Qualquer pessoa com o ensino fundamental completo pode estudar no Câmpus Palhoça Bilíngue. Isso porque, por lá, são ofertados cursos técnicos integrados ao ensino médio, cursos técnicos, cursos de línguas, cursos superiores e especializações.

-> Como posso estudar no IFSC?

Cada curso tem seu pré-requisito específico, como a conclusão do ensino médio para aqueles que se candidatam para os cursos superiores, por exemplo, mas à exceção do curso de serviços e produtos bilíngues, que é voltado apenas para o público surdo, todos os outros são abertos a qualquer pessoa que cumpra os pré-requisitos específicos para cada um deles.

Se quiser ser avisado(a) quando estivermos com vagas abetas, deixe seu e-mail no nosso cadastro de interesse.

E todo mundo precisa ser fluente em Libras?

Não! Embora seja sempre muito legal quando isso acontece. Mas não há um requerimento linguístico nem prévio nem durante os cursos para que todos sejam fluentes em Libras. Em alguns dos cursos ofertados, como é o caso de Pedagogia Bilíngue e Tradução e Interpretação, o ensino de Libras dura o curso todo, com o objetivo de formar alunos fluentes. Embora nem todos os cursos do câmpus sejam assim, em todos eles há o incentivo ao aprendizado, por meio de disciplinas que ensinam a Libras ou que envolvem temáticas de cultura surda ou acessibilidade.

Aliás, o Câmpus Palhoça Bilíngue também oferece cursos de Libras para a comunidade, em diversos níveis e também na modalidade EaD. Vale muito a pena conferir!

A Escola Nacional de Administração Pública também oferece um curso on-line de Introdução à Libras aberto a qualquer pessoa e que pode ser feito em qualquer momento. Veja aqui.

Para te dar uma mãozinha antes de começar um desses cursos, vamos deixar também a recomendação da nossa playlist Aprendendo Libras, para você já ir praticando o básico!

Fique por dentro do Câmpus Palhoça Bilíngue!

Independente se você estuda por lá ou mora muito longe para manter contato presencial, dá pra perceber que tem sempre muita coisa bacana acontecendo no Câmpus Palhoça Bilíngue, né? Por isso, se você quiser continuar acompanhando as notícias do câmpus depois do Sepei, é só ficar de olho no site do câmpus e nas redes sociais, tanto o Instagram quanto o Facebook. Para você ter mais um gostinho antes do fim do post, fique também com esse vídeo feito pelo por alunos do próprio câmpus há uns anos:

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