Registro Acadêmico
Registro Acadêmico
Calendário de Processos Acadêmicos
O Calendário de Processos Acadêmicos define o cronograma do setor para acolhimento de demandas da comunidade acadêmica ao longo do semestre. Acompanhe no link os prazos para rematrícula, validações, trancamentos, entre outros processos.
Modelos de Requerimentos
Documentos úteis para matrículas, rematrículas e outros serviços do Registro Acadêmico.
-
Requerimentos Diversos cancelamento de matrícula, trancamento, autorizações de entrada tardia/saída antecipada, transferências, afastamento, reingresso, revisão de avaliação, 2a chamada, motivo religioso)
-
Requerimento para solicitar retorno de trancamento de matrícula
-
Requerimento para matrícula em turma de Atendimento Educacional Especializado
-
Requerimento para dispensa de educação física (exclusivo para estudantes PROEJA)
Atestados médicos e justificativas de faltas
Os documentos comprobatórios e atestados de saúde relativos às faltas justificadas devem ser comunicadas por meio de formulário eletrônico. Siga as etapas para o envio:
- Tire uma foto legivel do documento.
- Altere o nome do arquivo para o seguinte padrão:
- ATESTADO MÉDICO - NOME COMPLETO - 01.12.2024 (Data do documento Dia/Mês/Ano)
- Acesse o formulário de envio de atestado médico ou comprovante de falta
Validações de unidades curriculares
As requisições de validação deverão ser realizadas por meio do formulário disponível no link abaixo. Para preenchimento do formulário, é preciso criar/utilizar uma conta no Google/Gmail. Você pode utilizar o seu domínio @aluno.ifsc.edu.br, que funciona na plataforma Gmail (clique aqui pra saber mais). No caso de dificuldades, realize o preenchimento no próprio câmpus, junto ao setor de Assistência ao Discente, ao lado da sala dos professores.
Acesso ao Formulário de validações - Disponível até 29/08/2025
PASSO A PASSO PARA SOLICITAR A VALIDAÇÃO
- 1º passo: O estudante lê as orientações gerais de validação clicando aqui
- 2º passo: Preenche o formulário digital no período previsto no calendário de atividades acadêmicas e envia os documentos exigidos.
- 3º passo: O coordenador de curso avalia o pedido e registra o resultado no controle interno.
- 4º passo: O Registro Acadêmico/Secretaria publica o resultado no site do câmpus e lança a validação no sistema acadêmico (Sigaa).
- 5º passo: O estudante consulta o resultado no site do câmpus e verifica no Sigaa a validação do componente curricular.
*Para os casos em que o aluno estiver matriculado no componente curricular que houver solicitado a validação, deverá frequentar as aulas até a divulgação do resultado.
RESULTADOS
- Os resultados serão atualizados todas as sexta-feiras partir do dia 22/08/2025.
- Os resultados deferidos serão cadastrados no Sigaa até 10/10/2025.
- Se o seu pedido foi deferido, comunique ao docente da disciplina o não comparecimento às aulas.
- Mais informações sobre o resultado podem ser solicitados à coordenação de curso.
Clique nos links abaixo para acessar os resultados:
Emissão de Diploma ou Certificado
Formandos do semestre atual não precisam requerer a emissão pelo formulário. Os certificado/diploma serão enviados para o e-mail cadastrado no Sigaa em até 60 dias a partir da data de encerramento do semestre.