Jaraguá do Sul Rau
Estágio e Monitoria - Rau
Todos os estágios devem estar em conformidade com a Lei 11.788/2008 - Lei do Estágioe com a Resolução CEPE/IFSC Nº 74/2016.
Sumário
1. Estágio nos Cursos Técnicos e de Tecnologia: com orientações para realização de estágios nos Cursos Técnicos em Desenvolvimento de Sistemas, Eletrotécnica, Mecânica e Curso Superior de Tecnologia em Fabricação Mecânica.
2. Estágio nas Engenharias: com orientações para realização de estágios não obrigatórios ou obrigatórios, bem como a validação de estágio obrigatório, nos Bacharelados em Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica.
3. Estágio Interno
4. Monitoria Acadêmica
1. Estágio nos Cursos Técnicos e de Tecnologia
O(a) estudante pode realizar estágio Não Obrigatório a qualquer tempo, desde que esteja com matrícula ativa e cursando disciplinas do curso.
Clique aqui para acessar o passo a passo do estágio, com explicação sobre os documentos e processos do estágio nos Cursos Técnicos e de Tecnologia; ou aqui para acessar o fluxo simplificado deste mesmo processo.
1.1.1 Documentação Inicial
- Plano de Atividades: o Plano de Atividades deve ser elaborado junto ao supervisor na empresa e deve ser apresentado ao Articulador de Estágio para obter aprovação;
- Termo de Compromisso: o Termo de Compromisso deve ser preenchido junto com a empresa após aprovação do Plano de Atividades. O estudante deve assinar o documento e obter a assinatura de representante da empresa, para poder encaminhar ao IFSC em até dois dias úteis antes do início do estágio;
- Planilha de Recesso: para auxiliar no cálculo do período de recesso obrigatório;
1.1.2 Documentação Complementar
- Termo Aditivo: documento a ser preenchido quando há alguma alteração no estágio (prorrogação, alteração de horários, troca de supervisor, entre outras).
1.1.3 Documentação Final
- Termo de Realização de Estágio: deve ser preenchido pelo(a) supervisor(a) na empresa ao final do estágio e encaminhado pelo(a) estudante ao IFSC;
- Relatório Final de Estágio: deve ser elaborado e apresentando ao final do período de estágio.
2. Estágio nas Engenharias
Os estágios do Bacharelado em Engenharia Elétrica e do Bacharelado em Engenharia Mecânica possuem regulamentos próprios, elaborados pelos Colegiados do Cursos e aprovados pelo Colegiado do Câmpus. Estes regulamentos devem ser seguido para Estágios Obrigatórios, Estágios Não Obrigatórios e Validações de Estágio.
O(a) estudante pode realizar estágio Não Obrigatório a qualquer tempo, desde que esteja com matrícula ativa e cursando disciplinas do curso. Para o estágio Obrigatório ou sua Validação, o(a) estudante deve ter cumprido os pré-requisitos previstos no PPC.
- Regulamento de Estágio da Engenharia Elétrica
Pré-Requisitos para o Estágio Obrigatório na Engenharia Elétrica: SEGURANÇA EM ELETRICIDADE, ELETRÔNICA DE POTÊNCIA I e SISTEMAS DE CONTROLE I
Co-Requisitos para o Estágio Obrigatório na Engenharia Elétrica: SISTEMAS DE ENERGIA e PROJETOS ELÉTRICOS INDUSTRIAIS
- Regulamento de Estágio da Engenharia Mecânica (em construção)
Pré-Requisitos para o Estágio Obrigatório na Engenharia Mecânica: SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO, GESTÃO DA PRODUÇÃO E QUALIDADE, PROCESSOS DE FABRICAÇÃO II, ELEMENTOS DE MÁQUINAS II e MÁQUINAS TÉRMICAS
Clique aqui para acessar o fluxograma do processo, com explicação sobre os documentos, processos e responsáveis em relação ao início de um estágio na Engenharia Elétrica; ou aqui para acessar o fluxo simplificado deste mesmo processo.
2.1 Realização do Estágio
2.1.1 Documentação Inicial
- Plano de Atividades: o Plano de Atividades deve ser elaborado junto ao supervisor na empresa e deve ser apresentado ao Articulador de Estágio para obter aprovação;
- Termo de Compromisso: o Termo de Compromisso deve ser preenchido junto com a empresa após aprovação do Plano de Atividades. O estudante deve assinar o documento e obter a assinatura de representante da empresa, para poder encaminhar ao IFSC em até dois dias úteis antes do início do estágio;
- Planilha de Recesso: para auxiliar no cálculo do período de recesso obrigatório;
2.1.2 Documentação Complementar
- Termo Aditivo: documento a ser preenchido quando há alguma alteração no estágio (prorrogação, alteração de horários, troca de supervisor, entre outras);
- Relatório semestral de Estágio: deve ser elaborado e apresentado a cada seis meses de estágio. É obrigatória a apresentação de um relatório para estágios que tenham duração inferior a seis meses;
- Relatório de Visita de Orientação: para uso pelo(a) orientador(a);
2.1.3 Documentação Final
- Termo de Realização de Estágio: deve ser preenchido pelo(a) supervisor(a) na empresa ao final do estágio e encaminhado pelo(a) estudante ao IFSC;
- Relatório Final de Estágio: deve ser elaborado e apresentando ao final do período de estágio. No caso do Estágio Obrigatório, é requisito para aprovação no componente curricular.
2.2 Validação do Tempo de Experiência como Estágio
O estudante pode requerer Validação caso tenha 2 (dois) anos de experiência profissional na área após a matrícula no curso; desde que cumpra os pré-requisitos e co-requisitos para matrícula no Estágio Obrigatório.
Para dar início ao processo, o estudante deve encaminhar ao Setor de Estágio e ao Articulador de Estágio do curso (estagio.eletrica.rau@ifsc.edu.br) ou Coordenação de Curso (eng.mecanica.rau@ifsc.edu.br).
2.2.1 Documentação Inicial
- Requerimento de Validação devidamente preenchido;
- Comprovantes do tempo de experiência (Art. 21, item II do Regulamento de Estágio do curso);
2.2.2 Documentação Final
- Relatório Final de Estágio: deve ser elaborado e apresentando após a aprovação do Requerimento de Validação pelo Articulador de Estágio do curso.
4. Estágio Interno
O Programa de Estágio Profissional Sociocultural Interno tem a finalidade de atender o(a) estudante, prioritariamente aqueles em situação de vulnerabilidade social, possibilitando por meio do ato educativo que o estágio curricular representa, o desenvolvimento de competências para a vida cidadã e para o trabalho produtivo.
Quando houver vagas de estágio interno remunerado, será aberto processo seletivo através de Edital público.
5. Monitoria Acadêmica
A monitoria é um processo pelo qual o(a) estudante exerce atividades que proporcionam o aperfeiçoamento qualitativo na formação profissional, a partir de intervenções nos procedimentos pedagógicos do curso no qual está inserido. As atividades exercidas pelo(a) estudante/monitor são desenvolvidas com a aplicação da teoria e da prática através do envolvimento no processo de ensino e aprendizagem, na iniciação à pesquisa e na extensão.
A monitoria acadêmica faz parte do projeto pedagógico do curso, além de integrar o itinerário formativo do(a) estudante, e visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do(a) estudante para a vida cidadã e para o trabalho.
Os editais de Monitoria são publicados junto aos demais Editais de Ensino, aqui mesmo, no site do câmpus.