ESPECIAL Data de Publicação: 11 jun 2025 10:22 Data de Atualização: 07 jul 2025 14:41
Santa Catarina é o segundo maior exportador de carne de frango do Brasil, responsável por um quarto da produção nacional. Com qualidade mundialmente reconhecida, o setor teve o melhor desempenho de sua história no primeiro quadrimestre deste ano. No entanto, a confirmação de um foco de gripe aviária em uma granja no vizinho Rio Grande do Sul acendeu um sinal de alerta. O temor de que o vírus H5N1 se espalhe compromete não apenas a saúde das aves, mas toda a cadeia produtiva – da granja ao consumidor final.
O IFSC Verifica investigou de que forma a gripe aviária pode afetar a sua saúde, o que você consome, quanto você paga e o ritmo da economia do estado. Para analisar esses diferentes aspectos, ouvimos três professores da instituição: Sandra Tavares, do Câmpus Canoinhas; Celso Bergmaier, do Câmpus São Carlos; e Vanessa Tuono, do Câmpus Florianópolis.
Sobre o canal
O IFSC Verifica é um canal de comunicação voltado à produção de informação científica qualificada, clara e confiável sobre assuntos do cotidiano, contribuindo para o combate à desinformação. A equipe recorre aos pesquisadores do IFSC para encontrar respostas às principais dúvidas dos públicos estratégicos sobre ciência e tecnologia. As publicações são mensais, na página do canal no Portal do IFSC.
Veja todos os posts já publicados
Se você tiver alguma dúvida sobre ciência e tecnologia, envie para o e-mail verifica@ifsc.edu.br. É possível se cadastrar para receber os posts do IFSC Verifica por e-mail.