EVENTOS Data de Publicação: 17 set 2024 15:47 Data de Atualização: 17 set 2024 15:59
No último dia 30, mais uma formação foi concluída no Câmpus Lages do IFSC. O curso Proeja - Fic Eletricista e Instalador realizou sua formatura no auditório e abre um novo capítulo na vida das pessoas. O curso iniciou em fevereiro de 2023 e oito alunos concluíram a formação. A formação em Eletricista e Instalador é um curso de qualificação profissional de Ensino de Jovens e Adultos ligado ao Ensino Médio. No Proeja do IFSC Câmpus Lages, os alunos fazem as aulas das disciplinas do ensino regular na CEJA e a parte técnica no IFSC.
Proeja é a modalidade de EJA voltada à educação profissional. Ou seja, além de receber a formação básica, o aluno recebe também uma qualificação ou uma formação técnica. Portanto, essa junção é chamada Proeja ou EJA-EPT. Essa modalidade tem o objetivo de atender à demanda de jovens e adultos pela oferta de educação profissional, da qual em geral são excluídos justamente por não possuírem o ensino fundamental e/ou médio.
"Foi um curso que trouxe um aprendizado para o câmpus, permitindo a consolidação da oferta desta nova modalidade. A parceria entre SED (Secretaria de Estado da Educação) e IFSC através do CEJA fez com que as três turmas formadas nestes últimos 2 anos e meio atingissem um nível de excelência no ensino-aprendizagem", comemora o professor Gabriel Madruga, coordenador do curso. O professor espera que com esse curso o IFSC possa contribuir para o mercado de trabalho regional, formando profissionais certificados para atuar em uma área que apresenta um déficit de mão de obra qualificada.
O curso, por sua particularidade, foi composto por pessoas mais velhas e que já possuem trabalho e buscaram na formação do IFSC um complemento em suas vidas. "Por ser um curso de eletricista, alguns já estavam atuando em trabalhos que permitiam uma pequena atuação nessa área, mas a maioria deles aguardavam o fim do curso para buscarem oportunidades, principalmente porque trabalhavam o dia inteiro e estudavam todas as noites", completa o professor.
É o caso de Thiago Mendes da Silva. Ele é lageano e buscou no curso a forma de concluir os estudos, terminando o Ensino Médio. "Eu fui para terminar meus estudos no CEJA e aí tinha este projeto do Proeja, fiz minha matrícula e também para buscar mais um conhecimento em outra área. Porém, com o decorrer do curso eu gostei muito e provavelmente irei seguir nesta área", comenta o agora formado. Ele trabalha como montador e soldador e espera agora uma nova qualificação na área em que concluiu o curso no IFSC. Ele avalia como positivo o curso. "Curso nota mil! Superou minhas expectativas, para mim foi tudo muito legal e produtivo", complementa.
Thiago não descarta a possibilidade de retornar ao IFSC para um curso superior ou técnico. Ele comenta que a experiência do curso proporcionou conhecer a estrutura do IFSC e também as pessoas, as quais ele agradece pelo empenho e dedicação ao longo da formação. "Na minha opinião foi um conjunto, tudo foi importante. Desde as instalações do câmpus, os professores, os colegas de curso. Nós nos tornamos uma família, foi tudo muito importante o curso todo pra mim foi uma experiência incrível. Agradeço por tudo que o IFSC e os professores fizeram em minha vida, vai ser algo que nunca vou esquecer", completa Thiago.
Outra concluinte do curso é Brenda Prestes de Brito Machado, uma das quatro alunas concluintes do curso. Ela conta que buscou aperfeiçoamento profissional com o curso de Eletricista e Instalador. "Foi uma experiência ótima, busquei aprimoramento dos meus conhecimentos e consegui. Consegui aprender muito no curso e tive várias experiências", comenta a estudante. Em seu discurso de formatura, o orador da turma, Anderson Patrick da Silva, agradeceu, em nome de todos os formandos do curso de qualificação profissional de Eletricista Instalador, aos professores e a todos aqueles que fizeram parte da formação. "Agradeço também, aos nossos colegas, por compartilharem conosco essa jornada de aprendizado e superação. Meus sinceros agradecimentos às instituições de ensino, tanto o Câmpus Lages do IFSC quanto o Centro de Educação de Jovens e Adultos de Lages, pela valiosa parceria e pela oportunidade de nos capacitarmos", comenta o aluno.
Marco para o Câmpus
O Diretor-geral do Câmpus Lages, Vilson Heck Junior, destaca que mais uma turma em parceria com o CEJA foi um marco importantíssimo para o câmpus. Segundo ele, isso reforça a importância dessa parceria, do trabalho desenvolvido do IFSC junto ao CEJA, e em especial ao próprio CEJA, que já desenvolve um trabalho de excelência há muitos anos na região. "Então, nós temos tido a oportunidade de realmente aprender com eles também sobre esse público, sobre essa área de formação, e ganhamos muito com isso. Mas acredito que o CEJA também ganhou em procura nos seus cursos. No entanto, quem ganhou mais ainda, com certeza, foi a nossa sociedade, a nossa comunidade, que pôde contar com mais estudantes que tiveram a elevação da escolaridade e também uma formação numa área de atuação profissional, nesse caso eletricista instalador", comenta o diretor.
Vilson reforça o papel do IFSC nessa missão de oferecer oportunidades de inclusão, desenvolvimento e preparação dos alunos para esse universo do trabalho e para uma vida com mais dignidade e cidadania. E o professor vislumbra novas oportunidades de parceria, ofertando novas formas de formação profissional. "Então, a gente também está em diálogo, tanto interno, com as áreas do câmpus de diferentes cursos aqui do IFSC, bem como o próprio CEJA, no sentido de elaborar novos cursos que já estão no radar. São coisas que estão ainda na discussão e num pré-projeto, vamos assim dizer, mas buscando atender outras áreas de demanda e continuar cada vez mais transformando vidas por meio da educação com parcerias como essa", complementa.