Câmpus SMO recebe 56 jovens do projeto SCFV para visita educativa

EXTENSÃO Data de Publicação: 27 set 2024 09:51 Data de Atualização: 27 set 2024 10:52

O Câmpus São Miguel do Oeste do IFSC recebeu, nesta semana, 56 crianças e adolescentes, com idades entre 6 e 15 anos, que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), uma iniciativa realizada pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Esses jovens frequentam o SCFV no contraturno escolar e têm acesso a uma variedade de atividades que promovem educação, cidadania e desenvolvimento pessoal.

O objetivo foi oferecer algo diferente: uma experiência única dentro do ambiente educativo do IFSC. Durante a visita, os jovens participaram de uma oficina sobre a criação de abelhas sem ferrão, visitaram as estufas dos cursos de Agronomia e Agropecuária, conheceram a lavoura experimental do câmpus e exploraram os laboratórios utilizados pelo curso de Alimentos. Um dos momentos mais marcantes foi a visita ao laboratório de entomologia, onde tiveram a oportunidade de observar uma coleção de insetos e utilizar equipamentos como microscópios e lupas.

Segundo a extensionista social da Epagri em Bandeirante, Francisca Freiberger, o maior objetivo com essa ação é plantar a semente da curiosidade e mostrar a essas crianças e adolescentes que o IFSC é uma possibilidade concreta de futuro. Queremos sensibilizá-los a dar continuidade aos estudos e a vislumbrar uma profissão que possa transformar suas vidas. Acreditamos que, com experiências como essa, podemos inspirá-los a sonhar e a construir um caminho de sucesso através da educação.

Além de conhecer a instituição, o SCFV é parceiro da Epagri, que há mais de 10 anos oferece mensalmente atividades como educação ambiental, alimentação saudável, produção para autoabastecimento, organização de pomares e hortas, além de oficinas de artesanato.

EXTENSÃO INSTITUCIONAL CÂMPUS SÃO MIGUEL DO OESTE