Eleições IFSC 2025: Conheça as propostas do candidato à Direção-Geral do Câmpus Criciúma

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 24 abr 2025 11:47 Data de Atualização: 25 abr 2025 14:47

O IFSC realiza, em 15 de maio , as eleições para o cargo de reitor e de diretores-gerais de 22 câmpus. Para a Direção-Geral do Câmpus Criciúma, concorre apenas um candidato: Daniel Comin da Silva.

Todas as informações sobre o pleito estão no site das Eleições 2025

A Coordenadoria de Jornalismo do IFSC solicitou que o candidato destacasse suas propostas para alguns temas e determinou prazo até as 23h59 do dia 17 de abril e tamanho específico para as respostas. Confira abaixo as propostas na íntegra conforme foram enviadas:

Estudantes:

Transformar a vida dos estudantes por meio da educação, significa proporcionar oportunidades, incentivar sonhos e prepará-los para um futuro promissor e feliz. Para isso, a proposta é consolidar o Programa de Formação Transversal Discente, fortalecendo ações de prevenção, acolhimento e combate a violência, bullying, racismo e assédio. Ampliar os debates sobre ações afirmativas, com a criação do Neabi e fortalecimento da Comissão de Diversidade Social e Direitos Humanos. Garantir atendimento adequado aos estudantes, com a defesa pela criação do Departamento de Assuntos Estudantis. Fortalecer o protagonismo estudantil, promovendo atividades culturais e esportivas. Ampliar o número de bolsas e auxílios aos estudantes.

Docentes:

Um câmpus verdadeiramente excelente cresce em infraestrutura, mas não deixa de se preocupar com seus servidores. Neste sentido, pretende-se criar o Plano de Prevenção e Segurança para adequar as instalações às práticas pedagógicas e administrativas, além de estabelecer protocolos de emergência, treinamentos da Brigada de Incêndio e capacitações sobre a Lei Lucas. O “Programa de Formação dos Servidores” será consolidado como projeto institucional, com ações de cuidado à saúde física e mental dos servidores. Também será elaborado e publicado, em parceria com a CGP, o “Manual de Acolhimento dos Servidores”, e serão previstos momentos de integração entre os servidores do câmpus.

Técnicos Administrativos:

O olhar para o docente é o mesmo para os técnicos administrativos, terceirizados e colaboradores. Neste sentido, as ações em apoio aos servidores seguem, com a proposta de promover a qualidade de vida e saúde do servidor por meio de palestras, oficinas, minicursos e serviços de saúde, fortalecendo a parceria com a CISSP. O Programa de Gestão e Desempenho (PGD) será gerenciado para que os setores possam usufruir desse modelo de gestão, com a reconhecida qualidade na prestação de serviços. A continuidade do trabalho flexibilizado será garantida conforme legislação e interesse das equipes, assegurando a qualidade no atendimento.

Gestão:

Nosso compromisso com a excelência é a base para promover mudanças significativas e duradouras na vida das pessoas. Assim, pretendemos reunir e divulgar informações sobre o câmpus, por meio de uma plataforma específica, para que a execução orçamentária possa ser acompanhada de forma transparente. Também pretende-se garantir a publicização da Plataforma Orçamentária de Controle e Monitoramento, elaborar o Plano de Contratações Anual e ampliar ações conjuntas de compras. Como proposta são previstas reuniões periódicas com os servidores, além de programas de diálogo informal para ouvir demandas. Um mapeamento dos processos internos pretende aumentar a eficiência, captar recursos e colaborar para a construção do Relatório Anual de Gestão.

Ensino, Pesquisa e Extensão:

A excelência se manifesta na qualidade do ensino, da pesquisa, da extensão, no compromisso com a aprendizagem, no fortalecimento dos valores humanos e no respeito às individualidades. O objetivo é instituir uma gestão contínua para fortalecer a Comissão de Acompanhamento das Ações de Permanência e Êxito, avaliando periodicamente a oferta de cursos de Formação Inicial e Continuada. Propõe-se estabelecer reuniões regulares entre docentes, coordenadores e Depe para discutir demandas, além de aprimorar o calendário de editais para projetos de ensino, pesquisa e extensão. O apoio a projetos institucionais será consolidado, fortalecendo a participação e representação do câmpus em eventos acadêmicos. A política de EaD será institucionalizada e buscaremos a efetivação da POCV. Ampliar a participação em programas voltados a populações vulneráveis, também é nossa meta. Além de promover importantes avanços na infraestrutura do câmpus, como as coberturas entre blocos e a manutenção do Bloco D. 

Sobre o candidato


Nome: Daniel Comin da Silva

Breve currículo: Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Unesc, com mestrado também em Arquitetura e Urbanismo pela UFSC. Como docente, foi professor temporário no Câmpus Criciúma de 2012 a 2014, ingressando no quadro efetivo do câmpus em maio de 2014, na área de projetos da construção civil. Foi coordenador de Relações Externas de 2016 a 2018. No período de 2018 a 2020 exerceu o cargo de chefe de Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão. Desde 2020, exerce o cargo de diretor-geral do Câmpus Criciúma. 

Componentes da chapa (informações retiradas do plano de gestão enviado à Comissão Eleitoral Central):

  • Michele Alda Rosso Guizzo de Souza (Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão)
  • Elder Comin Perraro (Departamento de Administração)

Para conhecer as propostas do plano de gestão do candidato, clique aqui.

INSTITUCIONAL CÂMPUS CRICIÚMA