INSTITUCIONAL Data de Publicação: 28 abr 2025 19:41 Data de Atualização: 28 abr 2025 19:58
O IFSC realiza, em 15 de maio , as eleições para o cargo de reitor e de diretores-gerais de 22 câmpus. Para a Direção-Geral do Câmpus São José, concorrem dois candidatos: João Carlos Bez Batti e Paulo Henrique Oliveira Porto de Amorim.
Todas as informações sobre o pleito estão no site das Eleições 2025
A Coordenadoria de Jornalismo do IFSC solicitou que os candidatos destacassem suas propostas para alguns temas e determinou prazo até as 23h59 do dia 17 de abril e tamanho específico para as respostas. O candidato João Carlos Bez Batti não respondeu ao e-mail. Confira abaixo as propostas na íntegra conforme foram enviadas pelo candidato Paulo Henrique Oliveira Porto de Amorim:
Estudantes
Nossa principal proposta é a criação do restaurante estudantil no Câmpus São José, garantindo alimentação de qualidade, com segurança alimentar e nutricional para todos os estudantes. Também estudaremos a viabilidade de distribuição de kit-lanche ou kit-refeição. Vamos desenvolver uma política integrada de atenção ao estudante, envolvendo setores como a Coordenadoria Pedagógica, NAE e Saúde. Defendemos a ampliação dos horários de ônibus, readequação de espaços de representação estudantil, apoio a estudantes com filhos e a criação de um espaço de cuidado infantil, além de intervalos estendidos e incentivo à participação na Rádio IFSC.
Docentes
Vamos promover a revisão coletiva da POCV do câmpus, ampliando o debate sobre os cursos e itinerários formativos do câmpus e também sobre as cargas horárias das áreas docentes. Reorganizaremos as reuniões pedagógicas para fortalecer a interação entre docentes e priorizar as reuniões de curso como espaço de construção coletiva. Defendemos também a criação de Núcleos Docentes Estruturantes em todos os cursos, o fortalecimento dos editais de ensino e o incentivo ao uso de metodologias inovadoras, promovendo um ambiente colaborativo e voltado à melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Por fim, buscaremos adequar as condições de trabalho para todos os docentes do câmpus.
Técnicos Administrativos
Propomos a criação do Fórum Permanente de Assuntos TAE. Será um fórum que se reunirá permanentemente para discutir assuntos do segmento técnico-administrativo e para estabelecer encaminhamentos junto à gestão. Serão implementados editais para mudança entre setores com critérios construídos dentro do Fórum TAE. Vamos também democratizar a decisão sobre as diretrizes de adesão ao Programa de Gestão e Desenvolvimento (Teletrabalho).
Gestão
Propomos uma gestão participativa, transparente e centrada no cuidado com as pessoas. Para isso, criaremos o Conselho de Gestão com representação de todos os segmentos da comunidade escolar. Para enfrentar o problema da evasão escolar, vamos fortalecer a Comissão Local de Acesso, Permanência e Êxito. Ampliaremos a transparência com a divulgação de gravações das reuniões do colegiado. Também implantaremos um painel interativo de gestão e realizaremos pesquisas periódicas de avaliação, promovendo o diálogo e o aprimoramento contínuo da gestão.
Ensino, Pesquisa e Extensão
Para fortalecer o ensino, a pesquisa e a extensão, propomos ações concretas que dialogam com as necessidades da comunidade acadêmica. Vamos ampliar as políticas de permanência e êxito, com foco no enfrentamento da evasão escolar, por meio de apoio pedagógico, reforço escolar e atividades de integração. Propomos a criação do Espaço Maker do Câmpus São José, um ambiente de aprendizagem criativa, inovação e experimentação voltado ao desenvolvimento de projetos interdisciplinares. Também realizaremos, no primeiro semestre letivo, um evento científico-acadêmico regional, reunindo estudantes, docentes e a comunidade externa para a divulgação de pesquisas e práticas extensionistas. Essas ações se somam ao fortalecimento de núcleos institucionais e à valorização do protagonismo estudantil por meio de editais próprios para projetos de ensino, pesquisa e extensão.
Sobre os candidatos
- Confira o plano de gestão de João Carlos Bez Batti