Estudantes do Câmpus Lages se destacam em maratona tecnológica da Serra Catarinense

EVENTOS Data de Publicação: 27 mai 2025 13:43 Data de Atualização: 29 mai 2025 10:31

Nos dias 16 e 17 de maio, Câmpus Lages do IFSC participaram do 1º HackathOrion da Serra Catarinense, um evento voltado ao desenvolvimento de soluções tecnológicas para desafios reais da região, especialmente na área do turismo local. O evento ocorreu no Orion Parque Tecnológico e reuniu cerca de 70 participantes entre estudantes, desenvolvedores, designers e profissionais da área de tecnologia.

A equipe Zenith, composta principalmente por estudantes do curso Técnico em Informática para Internet, conquistou o 3º lugar na competição. Já o estudante Ruan Sanchez, do curso de Ciência da Computação, integrou a equipe Lighthouse, que ficou com o 2º lugar no pódio. “Foi uma experiência muito boa poder participar de todo esse processo”, comentou Ruan. Continua “a importância desses eventos é que lá você aprende a aprender, desenvolver e pensar, tudo isso de forma rápida, além de aprender a trabalhar em equipe”. Os vencedores foram avaliados com base em critérios como inovação, aplicabilidade no mercado, funcionalidade prática e capacidade de resolução de problemas.

“Foi muito gratificante ver os interesses dos nossos estudantes nesta competição e de muitos deles conquistaram premiações no evento", comenta o professor Fabio Sperotto, um dos mentores do evento e docente do curso de Ciência da Computação e do Técnico em Informática para Internet. Para ele, a participação dos estudantes é motivo de orgulho. “Foi incrível poder dividir minha experiência fora de sala de aula com eles e vê-los brilhar alcançado ótimos resultados”, destacou.

O Hackathon proporcionou uma intensa vivência de 24 horas, em que os participantes precisaram criar soluções tecnológicas do zero, com base em 13 desafios reais apresentados por empresas, pelo Orion Parque e pela Secretaria de Turismo de Lages. O evento foi promovido com apoio da FAPESC, da empresa UEEK Digital e de patrocinadores locais. O estudante Jean Michel, que integrou a equipe Zenith, avalia a experiência como interessante e desafiadora. Segundo ele, a base em programação oferecida pelo instituto foi importante para o bom desempenho no Hackathon. A experiência também serve como inspiração para futuros alunos, mostrando que é possível alcançar grandes conquistas com esforço e dedicação.

Eventos como o HackathOrion são uma oportunidade de conexão entre estudantes, setor produtivo e iniciativas públicas, além de estimularem o interesse de novos jovens pelas áreas de tecnologia e inovação. A participação ativa dos alunos reforça o papel da instituição na formação de profissionais preparados para os desafios do mercado e comprometidos com o desenvolvimento regional.

“Esse evento é um excelente espaço para que entusiastas da tecnologia e do design possam mostrar suas habilidades. A experiência e o networking cultivado na competição, favorecem uma nova cultura bem como a abertura de novas portas”, conclui o professor.

EVENTOS CÂMPUS LAGES