EXTENSÃO Data de Publicação: 29 mai 2025 11:33 Data de Atualização: 06 jun 2025 18:43
Com criatividade, inovação e trabalho em equipe, estudantes do curso de Sistemas de Informação do Câmpus Caçador do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) conquistaram o terceiro lugar no TXM Challenge Novos Trilhos III, evento de empreendedorismo realizado de 23 a 25 de maio, no Centro Inova Contestado, em Caçador. A equipe, intitulada Mentores da Mudança, se destacou entre dez grupos participantes com uma solução voltada à transparência e acessibilidade no mercado imobiliário local.
Competiram no desafio estudantes de quatro instituições de ensino: IFSC, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp), Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Os grupos precisaram criar, em três dias de imersão, soluções reais para problemas enfrentados por empresas da região nas áreas de saúde, construção civil, recursos humanos, gastronomia e mercado imobiliário. Durante o processo, contaram com o apoio de mentores da TXM e de professores das instituições participantes, que auxiliaram no desenvolvimento das ideias.
Duas equipes representaram o Câmpus Caçador: uma formada por estudantes de Sistemas de Informação e outra por alunos de Engenharia de Produção. A seleção foi feita internamente por meio de formulário de inscrição entre alunos dos cursos superiores. Os competidores do IFSC tiveram a mentoria das professoras Sayonara Varela e Mônica Liberato, ambas docentes da área de Administração, que acompanharam e orientaram os estudantes ao longo do desafio.
“A preparação começou cerca de 45 dias antes da etapa final, com atividades promovidas pela organização do evento. Foram realizadas lives, workshops e mentorias para orientar os participantes na construção das soluções. Os alunos receberam orientações sobre validação de negócios, análise de mercado e estruturação das propostas”, explica Sayonara.
Para a professora, a participação no desafio é uma oportunidade essencial de desenvolvimento acadêmico e profissional. “Sou apaixonada por esse tipo de iniciativa. O desafio estimula habilidades fundamentais, como a análise de problemas, compreensão de mercado, busca por soluções executáveis, além de promover o networking com colegas de outras instituições e gestores de empresas locais”, destaca.
A solução premiada: tecnologia e impacto social
A equipe Mentores da Mudança foi formada por Arthur Zorzo, Camila Paluaczeski, Arthur Alves, Eduarda Silva Ferreira e Márcio Morena, todos estudantes de Sistemas de Informação. O grupo trabalhou a partir de um desafio proposto pelo Núcleo Imobiliário da Associação Empresarial de Caçador (Acic), que abordava as dificuldades de acesso e compreensão de informações no processo de locação de imóveis.
Com base em entrevistas e formulários aplicados a locatários e imobiliárias da região, os estudantes desenvolveram uma solução digital com foco em usabilidade, transparência e acessibilidade. Responsável pela apresentação do pitch final, o estudante Arthur Zorzo avalia que a clareza da proposta, o uso estratégico de tecnologias e uma apresentação bem estruturada foram decisivos para o reconhecimento do trabalho.
“Foi uma experiência desafiadora e muito gratificante. Com o apoio da equipe, consegui reunir as informações mais importantes e formular uma apresentação de quatro minutos que, felizmente, agradou os jurados. Eu já havia participado da edição passada, sem muita experiência. Agora, mais amadurecidos, conseguimos entregar uma apresentação com mais tranquilidade, o que demonstrou a nossa proposta de uma maneira melhor”, relata.
Segundo ele, a equipe trabalhou de forma colaborativa e eficiente. “Tivemos muitas discussões sobre qual seria a melhor entrega, e as tarefas foram divididas. Houve o contato com as imobiliárias, a criação do formulário de validação da problemática com os locatários, a organização das funcionalidades e o desenvolvimento do software”, completa.
Experiência além da sala de aula
O TXM Challenge se destaca por proporcionar uma vivência prática de empreendedorismo e inovação. Para Arthur, o evento foi uma "experiência enriquecedora" e ampliou sua visão sobre a atuação profissional. “Aprendi muito sobre inteligência artificial e novas tecnologias, sobre como propor soluções viáveis em um curto espaço de tempo, e também sobre trabalho em equipe, saber discutir e buscar uma solução em conjunto e com segurança para transformar ideias em projetos reais”, afirma.
Além da equipe premiada, o Câmpus Caçador também foi representado pela equipe de Engenharia de Produção, composta pelos estudantes Eduardo Cordova, Gabriela Zampronio, Anderson Tanika, Daniel Maia e Renata Souza.
A equipe vencedora do evento foi a Nexum Lab³, da Uniarp, que propôs uma solução que integra eventos e intervenções urbanas com totens e banners de conscientização sobre a importância da conversa prévia entre familiares sobre a doação de órgãos. O projeto também incluiu uma plataforma que utiliza IA para monitorar a aceitação social do tema. Em segundo lugar, ficou a equipe AdminTech, da Udesc, também com uma solução voltada à doação de órgãos.
A terceira edição do TXM Challenge foi realizada pelo Inova Contestado e pelo Instituto de Empreendedorismo e Inovação Contestado (I2EC), com execução da TXM Methods. A iniciativa contou com patrocínio da ACIC e da Unifique, além do apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), da Prefeitura de Caçador, do Sebrae e da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc).