JIFSC realiza provas de salto triplo pela primeira vez

JIFSC Data de Publicação: 01 nov 2024 15:46 Data de Atualização: 02 nov 2024 15:07

A edição de 2024 dos Jogos do IFSC (JIFSC) trouxe, além do número recorde de participantes, também uma grande novidade dentro do atletismo: a inclusão da prova de salto triplo. Esta foi a primeira vez que a prova foi realizada dentro da programação oficial do evento e, nesta estreia, teve domínio do Câmpus Chapecó, que conquistou duas medalhas de ouro e uma medalha de prata.

Para a atleta Betina Michels Hennemann, que conquistou a medalha de ouro com a marca de 8 metros e 87 centímetros, a participação na prova foi um momento especial. “A gente treinou muito para alcançar esse resultado. Inclusive eu bati a minha marca duas vezes aqui na competição. Estou muito contente com a vitória e também com o ambiente dos jogos, já que estou no meu primeiro JIFSC”, relata a estudante de Chapecó.

A inclusão do salto triplo na competição, porém, é uma demanda antiga por parte de atletas e docentes de educação física envolvidos com a organização do evento. Isso porque o salto triplo, mesmo sem estar nas edições anteriores do JIFSC, já fazia parte da lista de provas de atletismo do JIFSul – competição que reúne as equipes vencedoras dos jogos de cada Instituto Federal da região sul do Brasil – e também dos jogos nacionais dos Institutos Federais (JIF).

Segundo o coordenador-geral do JIFSC, Mozart Maragno, a experiência das primeiras provas de salto triplo foi positiva e deve ser repetida nas próximas edições do evento. “Este foi um teste e ficamos muito satisfeitos. Foi necessário apenas que a arbitragem realizasse os ajustes nas marcas no solo, pois a prova utiliza a mesma caixa de areia do salto a distância [prova que já faz parte do programa do atletismo]”, explica.

O pró-reitor de Extensão e Relações Externas do IFSC, Valter Vander de Oliveira, afirmou, em entrevista à equipe de comunicação do IFSC durante os Jogos, que existe também a expectativa de que em 2025 o JIFSC continue sendo ampliado, tanto em número de participantes quanto em modalidades disputadas. “Neste ano já tivemos 1,2 mil estudantes e, com o crescimento do número de cursos técnicos integrados no IFSC, esperamos que para 2025 tenhamos mais novidades e mais alunos aqui competindo”, destaca.

Confira a entrevista do pró-reitor Valter:

Com a inclusão do salto triplo dentro do programa de atletismo do JIFSC, apenas três modalidades disputadas em jogos regionais e nacionais ainda não fazem parte da competição estadual: o judô, a natação e o futebol de campo.

Confira o pódio da primeira edição do salto triplo no JIFSC:

Feminino:
1ª Betina Michels Hennemann (Chapecó), com a marca de 8,87m
2ª Brenda Eduarda Bottin Dick (Chapecó), com a marca de 8,58m
3ª Isabela Cristini Raimundo (Itajaí), com a marca de 7,89m

Masculino:
1º Allan Gabriel Da Silva (Chapecó), com a marca de 11,83m
2º Arthur Fernandes Neves (Florianópolis), com a marca de 11,21m
3º Guilherme Nascimento Schappo (São José), com a marca de 10,45m

JIFSC