Livro aborda a formação de professores para o ensino de línguas

PESQUISA Data de Publicação: 13 mai 2025 12:45 Data de Atualização: 13 mai 2025 17:08

Foi publicado com o selo Publicações do IFSC o livro Ensino de línguas adicionais na educação básica: perspectivas teórico-práticas para a formação continuada de professores. A obra é resultado de uma colaboração entre professores que lecionam no curso de especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras para a Educação Básica do Câmpus Florianópolis-Continente do IFSC e docentes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).  

-> Acesse a publicação na página de Livros e Periódicos do IFSC

O livro tem como objetivos contribuir com a formação de professores e socializar o conhecimento científico. “Esta obra, além de apresentar o estado do conhecimento no âmbito do ensino e aprendizagem de línguas e formação de professores, também problematiza e aponta possibilidades para fundamentar o aqui e o agora da sala de aula de língua adicional nos contextos de educação básica brasileiros”, afirmam na introdução os organizadores da obra, os professores Marimar da Silva, Saionara Greggio (ambas do IFSC, Câmpus Florianópolis-Continente) e Leonardo da Silva (UFSC).

“O livro se destina a professores de línguas em formação inicial ou já experientes, a professores formadores desses professores, a professores de estágio supervisionado e de metodologia de ensino de línguas. Enfim, a todos que trabalham com formação de professores de línguas ou ensinam línguas”, complementa a professora Marimar da Silva. Ela acrescenta que o material pode ser usado em cursos de licenciatura em línguas, em cursos de formação continuada ou em oficinas de capacitação para professores de línguas.

A publicação é dividida em quatro capítulos. O primeiro capítulo aborda as principais vertentes da formação de professores de línguas estrangeiras, as técnicas e práticas de pesquisa na sala de aula - mais especificamente a pesquisa-ação - como possibilidade de formação ou autoformação continuada do professor de línguas. 

O segundo capítulo apresenta as teorias e práticas de ensino e aprendizagem de língua estrangeira na educação básica, as tecnologias digitais da informação e comunicação nesse contexto e uma proposta para o ensino das quatro habilidades linguísticas na sala de aula. 

No terceiro capítulo, são abordados o conceito de língua adicional e de identidade do professor de línguas, assim como o papel das culturas no processo de ensino e aprendizagem de línguas, com ênfase em uma perspectiva crítica de ensino conectada à realidade brasileira. 

Por fim, o quarto capítulo apresenta uma proposta prática de elaboração do trabalho de conclusão de curso (TCCs), a partir de uma perspectiva reflexiva e crítica, por meio dos gêneros portfólio e monografia.

Além de professores do Câmpus Florianópolis-Continente, também participam do livro docentes dos câmpus Araranguá, Florianópolis, Garopaba e São José que ministram aulas na especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras para a Educação Básica. 

PESQUISA PESQUISA CÂMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE