EXTENSÃO Data de Publicação: 08 ago 2025 16:45 Data de Atualização: 11 ago 2025 10:35
O que significa pensar um currículo contracolonial dentro de uma instituição pública federal? Como os Institutos Federais podem enfrentar o racismo estrutural presente nas práticas pedagógicas, na gestão e na produção de conhecimento?
Estes são os questionamentos base da 13ª edição do Diálogos Acadêmicos, que pretende envolver estudantes, servidores, quilombolas, indígenas, lideranças e toda a comunidade para uma reflexão os desafios e possibilidades de construção de uma educação antirracista nos Institutos Federais, especialmente no contexto do IFSC.
A live será no dia 10 de setembro, às 19h, com transmissão ao vivo pelo canal do IFSC no Youtube, e abordará temas como:
- A disputa pelo currículo e a necessidade de descolonização dos saberes.
- A importância dos projetos de extensão como ferramenta de resistência e transformação.
- O papel das comunidades negras, quilombolas e indígenas na construção de políticas educacionais.
- O IFSC como território de enfrentamento ao racismo no Sul do Brasil.
Sobre o certificado
Inscrições prévias para quem deseja receber certificado, pelo link: https://forms.gle/GMwYwVLVNaJxtm8n8
Palestrantes:
Ma. Lara Luisa Silva Gomes
Link do currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5167995056314562
Currículo resumido: Sou quilombola, mãe, filha de Ângela e Vicente, neta de Ambrosia, Maria, Liberino, Selvino e pedagoga no IFSC. Ativista e doutoranda em Educação na Universidade de São Paulo (USP) na linha de Estado e Políticas Educacionais. Sou Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com foco em Políticas, Estado e Gestão na Educação Escolar Quilombola. Possuo MBA em Políticas Públicas, Governança e Controle da Regulação pela ENAP, além de pós-graduação em Neurociência e Psicopedagogia e formação em Inglês. Sou pedagoga pela UNIMONTES.Fui Conselheira Nacional da Promoção da Igualdade Racial e atualmente sou vice-presidente da Federação das Comunidades Quilombolas de Minas Gerais, N'GOLO. Diretora de regulação fundiária da FENAQ ( Federação Nacional das Associações Quilombolas). Fui a primeira mulher quilombola a me candidatar à prefeitura municipal de Paracatu, MG. Idealizei a primeira linha de pesquisa em quilombos na Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) (ABPN) e atualmente coordeno o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) no IFSC - São José. Desenvolvi a Agenda Afirmativa para gestores públicos e lideranças negras e quilombolas, bem como o Currículo primeira graduação em Educação Escolar Quilombola de Minas Gerais no IFNMG. Atualmente, sou pedagoga no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), membra do Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) do IFSC e do grupo de pesquisa sobre história das mulheres, interseccionalidades da mesma instituição.
Dra. Adriana Kaingang Minky Kókoj
Link do currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7844374685967763
Currículo resumido: Adriana é graduada em Licenciatura Indígena pela UFSC, também é graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela FAEL, graduada em História. Mestre em Antropologia Social pela UFSC, doutora em História também pela UFSC. Professora da Universidade Federal de Santa Catarina -UFSC, no Departamento de História, atua principalmente no curso de Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica. Coordenadora do Laboratório de História Indígena (LABHIN/UFSC) e colabora com a revista Fagtar (a força delas).
Confira as edições anteriores:
Edição 1 - O fantasma do plágio como má conduta na escrita científica
Edição 2 - Aspectos essenciais no processo de construção do texto acadêmico
Edição 3 – Processo de revisão e apresentação gráfica do texto acadêmico
Edição 4 - Diálogos Acadêmicos: o Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos
Edição 5- Diálogos Acadêmicos: Os impactos do ChatGPT nas práticas de ensino e pesquisa
Edição 7- Diálogos Acadêmicos: Mulheres na Ciência
Edição 8 – Reflexões sobre plágio acadêmico em tempos de inteligência artificial
Edição 9 - Pseudociências: falácias no jogo, sinais de engodo
Edição 10 - A escrita acadêmica e a formação do pesquisador/autor: desafios do nosso tempo
Edição 11 – Inteligência artificial (IA) na pesquisa: parceria promissora ou desafio ético?
Edição 12 – Inteligência Artificial na Educação Profissional