EVENTOS Data de Publicação: 21 jul 2025 14:32 Data de Atualização: 25 jul 2025 11:13
Entre os dias 7 e 11 de julho, o curso de Gestão da Tecnologia da Informação do Câmpus Florianópolis do IFSC promoveu a 13ª edição da sua Semana Acadêmica. Com uma programação intensa e diversificada, o evento proporcionou aos participantes uma verdadeira imersão em temas atuais relacionados à tecnologia, inovação, mercado de trabalho e responsabilidade social.
A abertura contou com a participação da Orquestra do IFSC. Ao longo da semana, estudantes e visitantes puderam participar de atividades como apresentações de projetos de extensão, mesas de debate, rodas de conversa sobre carreira e futuro profissional, além de minicursos práticos voltados ao desenvolvimento de habilidades técnicas em áreas como GitHub, UX/UI, segurança da informação e agentes de inteligência artificial.
O ponto alto da programação foi o Hackathon GTI 2025, uma maratona criativa e colaborativa que desafiou as equipes a desenvolverem soluções tecnológicas para problemas reais, com base no tema “DEI – Diversity, Equity and Inclusion” e seus quatro eixos norteadores: acessibilidade e inclusão digital; combate a vieses algorítmicos e ética em IA; cultura e diversidade no setor tech; e tecnologia para o empoderamento de comunidades marginalizadas.
Durante os dias do evento, as equipes formadas por estudantes de diferentes fases do curso participaram de atividades e desenvolveram seus protótipos. Na sexta-feira, os projetos foram apresentados a uma banca avaliadora composta por professores do curso e pela representante do Núcleo de Apoio Estudantil, Ana Paula Silva, seguindo critérios como inovação, impacto, aplicabilidade e qualidade das entregas.
A equipe vencedora foi a do projeto OréHub, com o desenvolvimento de uma plataforma digital voltada à educação entre jovens de comunidades periféricas. Inspirado na palavra "Oré", que significa "nós", o projeto propôs a criação de um ambiente colaborativo onde alunos e mentores da própria comunidade compartilham experiências, conhecimentos e oportunidades. A proposta se destacou pelo impacto social e pela clareza do modelo de negócio apresentado.
Em segundo lugar ficou a equipe T.I. Sem Rótulos, com uma ferramenta de anonimização de currículos. A solução busca promover processos seletivos mais justos e equitativos ao ocultar informações pessoais sensíveis, como nome, telefone e endereço, evitando que vieses inconscientes influenciem decisões de contratação.
A terceira colocação foi conquistada pela equipe Acesso+, que desenvolveu uma extensão de navegador com foco em acessibilidade. A ferramenta gratuita foi pensada para instituições públicas e inclui funcionalidades como integração com o VLibras, contraste de tela, leitura por voz e fontes adaptadas para dislexia, seguindo diretrizes internacionais de acessibilidade digital.
O coordenador do curso de Gestão da Tecnologia da Informação, professor Egon Sewald Junior, ressaltou: “A SAGTI é um momento importante dentro de nosso planejamento anual, tendo em vista ser um momento de trocas de experiências, tanto internamente, com alunos compartilhando conhecimento, como externamente, com aproximação com profissionais, saindo dos limites da academia.”
A professora Underlea Cabreira Corrêa, responsável pela organização do evento, avaliou: “A semana cumpriu sua função pedagógica de integração entre todas as fases do curso e de desenvolvimento de trabalhos colaborativos, tratando de temas que abordam outras complexidades, alinhadas ao mundo do trabalho. O ponto alto da semana, sem dúvida, foi a competição de Hackathon, organizada pelas estudantes Ana Luiza Felix e Sara Rosa, e os minicursos oferecidos pelos próprios estudantes e professores.” Sendo eles: “Construa seu próprio agente IA sem código”, ministrado por João Victor R. Vieira e Mateus Ortiz Ferreira; “Criando portfólio com GitHub”, conduzido por Vinícius Carpes de Freitas, Juno Costa Kim e Germano Dolwitsch Coelho; “User e Interface Experience (UX/UI)”, com Rafael Zilli; e “Entregando valor para as organizações com Pentest”, ministrado por Ézyo Lamarca. A professora completou: “A amostra de trabalho de extensão realizada pelos estudantes e professores da quinta fase também se destacou positivamente.”
Ela também completou: “Nós, professores, queremos muito agradecer a todos os participantes, em especial aos alunos que formaram a comissão de organização: Ana, Iasmim, Mateus, Raiza, Sara, que se dedicaram ativa e proativamente às tarefas de organização, fazendo a 13ª Semana Acadêmica de GTI acontecer.”
A Semana Acadêmica de GTI 2025 reafirmou o compromisso do IFSC com a formação crítica, técnica e cidadã de seus estudantes, promovendo espaços de aprendizado que aproximam a teoria da prática e a tecnologia das necessidades reais da sociedade. O evento também evidenciou o potencial criativo e inovador dos alunos do curso, que demonstraram, mais uma vez, que é possível desenvolver soluções tecnológicas com propósito e impacto social positivo.