Câmpus São José inaugura espaço para estudantes trabalharem em projetos

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 18 mar 2025 12:01 Data de Atualização: 20 mar 2025 21:59

O Câmpus São José do IFSC conta a partir deste semestre com um espaço destinado a estudantes que estão fazendo trabalho de conclusão de curso (TCCs) e a bolsistas de projetos de ensino, pesquisa ou extensão. É o Laboratório de Iniciação Científica (Labic), inaugurado na última segunda-feira, 17 de março.

O laboratório tem capacidade para até 24 pessoas trabalharem simultaneamente. Há computadores já instalados e espaço para quem quer levar seu laptop. Também há armários, mesa de reunião e uma copa.

Para usar o Labic, o estudante deve ser cadastrado pelo coordenador ou orientador do projeto. Em breve, deve ser instalado equipamento de reconhecimento facial para organizar a entrada no espaço, que vai funcionar nos três períodos, enquanto o câmpus estiver aberto.

No caso de quem está fazendo TCC, podem usar o laboratório tanto alunos de graduação como de especialização do Câmpus São José. Já os bolsistas podem ser tanto de projetos fomentados por editais internos do câmpus como de editais da Reitoria ou externos aos IFSC, desde que desenvolvidos no câmpus.

“Esses estudantes não tinham um espaço próprio no câmpus para trabalhar nos projetos”, comenta o diretor-geral do Câmpus São José, Tiago Semprebom. Ele lembra que a existência de um espaço adequado para os estudantes fazerem seus TCCs é uma exigência da avaliação dos cursos de graduação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Agora o câmpus possui pelo três locais para os estudantes desenvolverem seus trabalhos: o Labic, o Laboratório de Alunos (para estudos em geral) e o Espaço Inova (para projetos em parceria com empresas).

O Labic será gerenciado pelas coordenadorias de Extensão e Relações Externas e de Pesquisa e Inovação do câmpus, que vão definir regras para organizar o acesso ao espaço.

INSTITUCIONAL CÂMPUS SÃO JOSÉ