EVENTOS Data de Publicação: 06 jun 2025 08:36 Data de Atualização: 06 jun 2025 08:45
O Câmpus Xanxerê registrou presença no Simpósio de Sustentabilidade do IFSC, realizado entre os dias 27 e 29 de maio, na Reitoria do IFSC. O projeto "Produção Artística, Arborização e Jardinagem do IFSC Usando as Tampinhas do Bem" foi apresentado pela servidora Camila De Rocco e pela estudante do curso técnico Integrado em Informática Renata Menegat Lange. O objetivo do projeto é estimular e conscientizar os alunos do câmpus e seus familiares sobre a importância em dar o destino correto ao material plástico por meio da reciclagem, além de promover ações para coleta e obter fundos para realizar melhorias nos espaços externos de convivência do câmpus.
O projeto é uma parceria da Comissão IFSC Sustentável com a professora de Artes Visuais, Judivânia Maria Nunes Rodrigues. As produções artísticas, acompanhadas pela professora, motivam a reflexão sobre a questão ambiental e a necessidade da reciclagem. A referência para a atividade foi o documentário "Lixo Extraordinário" (2010), do artista plástico brasileiro Vick Muniz, que retrata obras a partir de lixo reciclável com catadores do aterro sanitário de Jardim Gramacho/RJ.
"A prática permitiu a reutilização do material, a reflexão sobre essa questão ambiental, que é desafiadora para as sociedades contemporâneas, ampliando o repertório de materiais possíveis de serem utilizados para a produção artística, que não mais se limitam aos materiais tradicionais das técnicas de Belas Artes. As obras foram expostas para toda a comunidade do IFSC", complementa a professora Judivânia.
Para Camila, a participação no simpósio permitiu abrir novos horizontes a partir da discussão da sustentabilidade no IFSC, destacando que "o evento ampliou a compreensão sobre os desafios ambientais atuais, motivando a busca por soluções práticas e inovadoras para um futuro mais sustentável".
Renata enfatiza a importância do envolvimento dos estudantes para as práticas de sustentabilidade na instituição. "Participar do simpósio foi transformador. O evento reuniu pessoas comprometidas com a sustentabilidade, promovendo trocas de conhecimento fundamentais para preservar nosso planeta e construir um futuro com maior qualidade de vida para todos. Além disso, reforçou tanto a responsabilidade individual quanto institucional na promoção de mudanças positivas", complementa.