EVENTOS Data de Publicação: 04 jul 2025 11:32 Data de Atualização: 04 jul 2025 14:19
A Comissão IFSC Sustentável do Câmpus Xanxerê, em parceria com a empresa Alcaplas, realizou uma capacitação na tarde do dia 25 de junho para comunidade acadêmica sobre a temática de resíduos sólidos e sustentabilidade. O evento é uma extensão das atividades realizadas na Semana Nacional do Meio Ambiente e marca a continuidade do projeto da comissão que aborda a conscientização para as práticas de incentivo à separação adequada e à reciclagem de resíduos no câmpus.
O encontro promoveu a discussão sobre a gestão sustentável de resíduos sólidos, com foco na conscientização dos atores para o impacto do descarte de resíduos sólidos, os benefícios da coleta seletiva e as políticas para fomentar a economia circular. A capacitação contou com a palestra da assessora industrial da empresa Alcaplas, Adriana Cristina Bossini. O público foi formado com a presença de docentes, técnicos -administrativos, colaboradores terceirizados, estudantes dos cursos técnico integrado em Mecânica e do FIC Ciências e Iniciação Tecnológica.
Para Adriana, "a Alcaplas como empresa de reciclagem de resíduos plásticos, com a gestão voltada para a sustentabilidade, tem grande preocupação em priorizar a gestão dos resíduos e sua reciclagem, além de estar diretamente atuando na logística reversa, na economia circular e na destinação final ambientalmente correta. Todos os cidadãos precisam dar voz à política nacional de resíduos sólidos".
Ela explica que percebem que as pessoas não estão cientes dos diferentes tipos de resíduos, e de como podem ser reciclados ou reutilizados. "A presença de alguém no câmpus que trabalha diretamente com a reciclagem de plásticos, contribui com elementos de gestão de resíduos para incentivar a separação adequada e a reciclagem, que começa em casa e se estende ao espaço escolar", destaca a docente Andreia da Silva, coordenadora da comissão.
A Alcaplas é parceira do IFSC Câmpus Xanxerê no Programa Tampinha do Bem, que promove ações socioambientais com a coleta de tampas plásticas. Instalada em Xanxerê (SC), a empresa atua na recuperação de resíduos plásticos, transformando-os em resinas para as indústrias em geral, além de operar com processo verticalizado na transformação das resinas em bobinas de filmes para embalagens e sacarias industriais.