Diálogo no câmpus e aproximação com a comunidade são objetivos da equipe de gestão eleita do Câmpus Garopaba

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 23 mai 2025 14:08 Data de Atualização: 23 mai 2025 14:42

Promover um diálogo intenso com todos os setores do câmpus e a aproximação com setores da comunidade são os objetivos da equipe eleita para direção-geral do Câmpus Garopaba. A atual coordenadora de Pesquisa, Renata Waleska Pimenta, foi eleita para assumir a direção-geral, tendo como chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão o professor João Eduardo Navachi da Silveira e como chefe do Departamento de Administração a técnica administrativa Caroline Casagrande Fornasier.

A chapa “Unir para Crescer”, cujo lema é “Por um câmpus onde o diálogo floresce e o cuidado cria raízes” foi eleita com com índice de votação de 56,62%, contra 17,35% da atual diretora Micheline Sartori. A chapa eleita fez 238 votos entre os alunos, 30 entre os professores e 14 entre os técnicos administrativos que compareceram à urna.

Renata ingressou no IFSC em 2013, no Câmpus Gaspar, e em 2023 foi transferida para o Câmpus Garopaba. Nos dois câmpus sempre atuou em processos e funções de gestão. A partir do diálogo com colegas servidores e estudantes de diversos cursos, foi motivada a se candidatar. “Não foi um projeto individual, foi uma construção coletiva. Depois surgiram os nomes dos colegas, com perfil para atender as mudanças que a comunidade interna esperava”, afirma.

A nova diretora também destaca o fato de ser a primeira mulher negra eleita para um cargo de direção-geral em um câmpus, assim como a diretora eleita do Câmpus Palhoça Bilíngue, Simone Gonçalves de Lima. “A nossa eleição foi uma vitória do coletivo, mas não posso ignorar que também nossas histórias individuais. Ter mulheres negras em cargos de alta gestão é bem simbólico”, afirma.

Ainda quando atuava no Câmpus Gaspar, Renata foi responsável pela criação do primeiro Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) na instituição e depois da criação do Neabi no Câmpus Garopaba. Atualmente, 15 câmpus já dispõem de Neabis, além do Coletivo Negro do IFSC, criado em 2020. “Representamos o amadurecimento da instituição. Estou muito feliz e entendo a responsabilidade de estar aqui agora”. 

Para Renata, as eleições no IFSC representam um momento em que todos podem “exercer a democracia de forma digna. Podemos pensar a instituição como uma forma de lembrar que a democracia existe e ela presta”. 

Diálogo e planejamento

Como primeiras ações a partir da posse, prevista para o mês de agosto, Renata destaca o diálogo com os servidores de todos os setores, para mapeamento de processos identificação dos maiores problemas do câmpus. 

Estão previstas ações práticas de artes, cultura e esporte. Para o dia 30 de agosto, está programada uma oficina de arte urbana e grafite com um ex-aluno do Câmpus Gaspar contemplado com edital da Fundação Catarinense de Cultura (FCC). Além disso, está sendo verificada com a Prefeitura a possibilidade de realização de um evento de ciclismo nas ruas próximas ao câmpus.

Comunidade mais próxima

Sobre o relacionamento com a comunidade de Garopaba e dos municípios vizinhos, Renata destaca que, historicamente, o Câmpus Garopaba sempre teve uma forte presença junto aos setores da economia local e o poder público. A intenção da nova equipe gestora é fortalecer essa aproximação. Ela cita dois exemplos realizados neste sentido e que podem ser ampliados, que são os projetos com as comunidades tradicionais desenvolvidos por um grupo de professores e a formação de formadores das redes de ensino municipais, sob responsabilidade da professora Luana Gusmão. 

A intenção é realizar encontros tanto com representantes dos poderes públicos quanto do setor produtivo e da sociedade civil para apresentar os novos gestores e ouvir sobre como o IFSC pode contribuir com as demandas locais. Uma das possibilidades seria a realização dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) dos cursos de graduação alinhados às demandas externas. “Não vamos reinventar a roda. A ideia é apoiar os projetos que já estão acontecendo e prospectar novos para o futuro, ampliar a nossa atuação”, pontua.

Acesse o plano de gestão da equipe “Unir para Crescer”

INSTITUCIONAL CÂMPUS GAROPABA