Eleições IFSC 2025: Conheça as propostas das candidatas à Direção-Geral do Câmpus Garopaba

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 25 abr 2025 19:25 Data de Atualização: 25 abr 2025 19:42

O IFSC realiza, em 15 de maio , as eleições para o cargo de reitor e de diretores-gerais de 22 câmpus. Para a Direção-Geral do Câmpus Garopaba, concorrem duas candidatas: Micheline Sartori e Renata Waleska de Sousa Pimenta .

Todas as informações sobre o pleito estão no site das Eleições 2025

A Coordenadoria de Jornalismo do IFSC solicitou que as candidatas destacassem suas propostas para alguns temas e determinou prazo até as 23h59 do dia 17 de abril e tamanho específico para as respostas. Confira abaixo as propostas na íntegra conforme foram enviadas:

Estudantes:

Micheline: Ampliar espaços de escuta e convivência será prioridade. Propomos a criação de estratégias institucionais para acompanhamento da evasão escolar, integração entre ações pedagógicas e assistência estudantil, valorização de representações e iniciativas  estudantis; continuidade à qualificação da infraestrutura do câmpus, como a melhoria e ampliação da área de alimentação para os estudantes, implantação e melhoria de laboratório, espaços para atividades esportivas e de lazer com a continuidade das ações para a construção de um ginásio. Fortalecimento dos Núcleos e incentivo a atividades artísticas, culturais. Ampliação do reconhecimento profissional dos nossos estudantes e manutenção e ampliação de parceria para o transporte público escolar.

Renata: Nosso plano prioriza ambientes acolhedores e saudáveis, políticas de permanência e práticas pedagógicas centradas no bem-estar físico, emocional e acadêmico. Prevê ações de apoio à saúde mental, ampliação de bolsas e iniciativas que fomentem autonomia, vínculos solidários e protagonismo estudantil. Enfatiza a inclusão de pessoas com deficiência por meio da garantia de acessibilidade física, pedagógica e comunicacional. Fortalece o respeito à diversidade — de gênero, raça, etnia, entre outras — por meio de formações voltadas à convivência respeitosa e do incentivo à participação em projetos que valorizem identidades, culturas e trajetórias diversas, consolidando um IFSC Garopaba mais justo, inclusivo e democrático.

Docentes:

Micheline: Trabalharemos para ampliar a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, e promover práticas pedagógicas inclusivas e colaborativas. Propomos o fomento aos espaços de diálogo sobre currículo, planejamento e avaliação, garantindo escuta e participação contínua. Além de ações voltadas à revisão, criação e atualização dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs), alinhados ao novo POCV 2025-2029  buscando propostas mais inovadoras de trabalho multidisciplinar.  Continuidade das ações para a busca do atendimento ao número de docentes apontados no POCV e da realização  de melhorias nos espaços administrativos e de convivência dos docentes a partir de uma construção coletiva que atenda as necessidades apontadas pelos servidores. 

Renata: A proposta prevê valorização do trabalho docente por meio da melhoria das condições de trabalho, distribuição equitativa da carga horária, diálogo sobre organização acadêmica, participação nas decisões e apoio às práticas pedagógicas inovadoras. Estimula a construção de uma cultura de colaboração entre pares, com incentivo à formação continuada e à articulação de projetos com potencial transformador. Assume a ética do cuidado como valor inegociável, orientando relações institucionais pautadas pelo respeito, escuta ativa e valorização profissional. 

Técnicos Administrativos:

Micheline: Reafirmamos nosso compromisso com a valorização do trabalho dos servidores técnico-administrativos. Propomos o aprimoramento do Programa de Gestão de Desempenho (PGD) e a continuidade da organização dos fluxos de trabalho buscando maior autonomia do servidor na realização de suas atividades e sua  inserção nas instâncias decisórias. Continuaremos apoiando as ações de qualificação profissional, e o estímulo à construção coletiva de soluções, promovendo igualdade de oportunidades. A realização  de melhorias nos espaços administrativos e de convivência para oportunizar um ambiente de trabalho mais acolhedor,  a partir de uma construção coletiva que atenda as necessidades apontadas pelos servidores.

Renata: O plano de gestão assegura condições dignas de trabalho, com valorização profissional, critérios transparentes para distribuição de tarefas, espaços de escuta e incentivo à formação continuada. Reconhece o cuidado como prática cotidiana que fortalece vínculos, promove o respeito às diferenças e contribui para ambientes de trabalho mais humanos e colaborativos. Estimula o protagonismo dos técnicos na proposição de soluções, na gestão de processos e na participação ativa nas decisões institucionais, valorizando seu papel estratégico e essencial para o bom funcionamento e o aprimoramento da instituição.

Gestão:

Micheline: A nossa proposta pauta-se em valores institucionais do IFSC, como a gestão democrática e ética, através do planejamento participativo, responsável e transparente com foco no compromisso social. O planejamento coletivo e aprimoramento dos processos internos fazem parte de uma proposta de continuarmos buscando a participação ativa do Conselho de Gestão nas decisões, o fortalecimento dos colegiados, núcleos institucionais e comissões temáticas a partir das demandas da comunidade. Trabalharemos para otimizar o uso dos recursos, ampliando a divulgação de sua execução, e buscando fontes extra orçamentárias. A gestão será orientada por diálogo, empatia e compromisso institucional.

Renata: A proposta baseia-se em uma gestão democrática, transparente e participativa, com planejamento estratégico alinhado aos desafios locais. Fortalece a comunicação interna e o uso de dados para tomada de decisões, promove cultura de cuidado institucional, sustentabilidade e inovação. Prevê o monitoramento contínuo das ações e metas com escuta ativa da comunidade e incentiva uma gestão que promova o bem-estar coletivo, a equidade e o compromisso com a excelência pública. Defende uma liderança que atue com sensibilidade, ética e corresponsabilidade, valorizando a participação de todos os segmentos da comunidade em espaços decisórios, promovendo um ambiente institucional justo, inclusivo e comprometido com o interesse público.

Ensino, Pesquisa e Extensão:

Micheline: Nossa proposta parte do princípio de que o ensino, a pesquisa e a extensão devem ser fortalecidos para atender às necessidades das comunidades interna e externa, locais e regionais. Continuaremos a promover a integração entre ensino, pesquisa e extensão com a participação coletiva e práticas sustentáveis. Na pesquisa, fortaleceremos os grupos existentes, incentivando projetos alinhados às áreas de atuação do câmpus. Na extensão, manteremos programas como o de Turismo de Base Comunitária e ampliaremos parcerias com escolas e instituições da região, com a produção de tecnologias sociais e a inserção do campus no território. Realizaremos ações para a oferta de cursos, como o programa EJA-EPT, e fortalecimento dos cursos técnicos e superiores, e inovação pedagógica, com promoção de práticas curriculares inclusivas e colaborativas.

Renata: O plano promove ações integradas de ensino, pesquisa e extensão com foco em práticas pedagógicas transformadoras, inclusão social e compromisso com o desenvolvimento sustentável. Estimula projetos interdisciplinares com impacto social, cultural e ambiental, valorizando saberes diversos e a articulação com os arranjos produtivos locais. Propõe o fortalecimento das políticas de acesso, permanência e êxito, o apoio à inovação e o incentivo ao protagonismo estudantil e de servidores em ações com relevância comunitária. Reconhece o cuidado como princípio orientador das práticas formativas e institucionais, promovendo vínculos solidários e a construção coletiva do conhecimento. Amplia a presença ativa do IFSC Garopaba nos territórios em que está inserido, contribuindo para a formação cidadã e crítica dos estudantes e para a transformação social por meio da educação pública, gratuita e de qualidade.

Sobre as candidatas


Nome: Micheline Sartori

Redes sociais: Instagram - @avançandocomcontinuidade

Breve currículo: Micheline Sartori, natural de Chapecó-SC, é candidata à Diretora-Geral do Câmpus Garopaba, SC. É Bacharel e Mestre em Turismo e Hotelaria com ênfase em planejamento e Licenciada para a Educação Profissional e Tecnológica, pelo IFSC, com pós-graduação Lato-Sensu em Formação Pedagógica para o Turismo Planejamento Gestão e Marketing, Administração e Organização de Eventos Públicos e Privados pela UNIVALI. Possui 5 anos de experiência no planejamento, organização e captação de recursos para eventos.

Componentes da chapa (informações retiradas do plano de gestão enviado à Comissão Eleitoral Central):

  • Telma Pires Pacheco Amorim (Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão)
  • Ismael Matias Mendes (Departamento de Administração)

Para conhecer as propostas do plano de gestão da candidata, clique aqui.


Nome: Renata Waleska de Sousa Pimenta

Breve currículo: Renata é doutora em Educação, com pós-doutorado em Políticas Públicas pela UFSC. Atua no IFSC desde 2013, com forte trajetória em gestão, diversidade e direitos humanos. Atualmente, é Coordenadora de Pesquisa no Câmpus Garopaba. Compõem a equipe João Eduardo Navachi (Ensino, Pesquisa e Extensão) e Caroline Casagrande (Administração).

Componentes da chapa (informações retiradas do plano de gestão enviado à Comissão Eleitoral Central):

  • João Eduardo Navachi da Silveira (Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão)
  • Caroline Casagrande Fornasier (Departamento de Administração)

Para conhecer as propostas do plano de gestão da candidata, clique aqui.

 

INSTITUCIONAL CÂMPUS GAROPABA