PESQUISA Data de Publicação: 27 jun 2025 09:59 Data de Atualização: 27 jun 2025 10:19
Como a inteligência artificial pode transformar a prática pedagógica na Educação Profissional? Em vez de ameaçar o trabalho docente, será que a IA pode ser uma aliada na hora de planejar, ensinar e avaliar? Esses são alguns dos questionamentos que serão discutidos na 12ª edição do Diálogos Acadêmicos. A live será realizada no dia 9 de julho, a partir das 19h, com transmissão no canal do IFSC no YouTube.
Intitulada "Inteligência Artificial na Educação Profissional: propostas práticas para planejar, criar e avaliar com IA", esta edição contará com a participação de Douglas Paulesky Juliani, Sabrina Bleicher e Carlos Eduardo Fischer. A proposta é apresentar "ideias reais e aplicáveis, pensadas por educadores da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para quem vive os desafios da sala de aula".
O conteúdo da live é baseado no livro “Inteligência Artificial na Educação Profissional”, um produto educacional do ProfEPT que reúne 22 propostas práticas para integrar a IA ao planejamento, à criação de materiais e à avaliação. A publicação oferece sugestões para o planejamento de aulas, produção de materiais didáticos e elaboração de avaliações, focando na inovação pedagógica com o apoio da inteligência artificial.
A obra também discute a relação entre educação e IA abordando recursos educacionais abertos e os desafios éticos da implementação da tecnologia no ensino. Inclui, ainda, exemplos de prompts para diferentes ferramentas de IA e estudos de caso que inspiram o uso da tecnologia na prática educativa.
A palestra é uma iniciativa da Coordenadoria de Publicações da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) e do Conselho Editorial do IFSC. Interessados em receber certificado devem se inscrever por meio de formulário on-line disponível neste link. Próximo à data do evento, os organizadores enviarão um lembrete ao inscritos.
Acesse o formulário de inscrição.
Palestrantes
Douglas Paulesky Juliani | Currículo Lattes
Pós-doutor, doutor e mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), graduado em Ciências da Computação. Atuou por oito anos como gestor da empresa WebPack Assessoria e Desenvolvimento de Software. Foi professor na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e Estácio de Sá. Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Educação (IFSC), vinculado ao programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional. Já atuou na Pró-Reitoria de Extensão e Relações Externas e como editor-geral da Caminho Aberto, revista de extensão do IFSC. Seus principais temas de atuação e pesquisa incluem: inovação, tecnologias educacionais, práticas educativas inovadoras, extensão universitária, gestão do conhecimento, comportamento humano e organizacional.
Sabrina Bleicher | Currículo Lattes
Doutora em Mídias do Conhecimento (UFSC), mestre em Design pela Universidade de Aveiro (Portugal) e graduada em Design (UFSC). É professora do IFSC, com atuação nas áreas de tecnologias educacionais, design instrucional e produção de materiais didáticos. Possui ampla experiência em Educação a Distância (EaD), formação docente e integração entre mídias digitais e impressas.
Carlos Eduardo Fischer | Currículo Lattes
Mestre em Educação Profissional e Tecnológica (IFSC), pós-graduado em Psicopedagogia pela Universidade Castelo Branco do Rio de Janeiro e graduado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). É professor titular de Inglês de ensino médio no Colégio Positivo em Florianópolis e professor efetivo de Inglês de Ensino Fundamental II na Rede Estadual de Educação de Santa Catarina. Atua também como formador de professores em cursos sobre tecnologias educacionais e é palestrante sobre o tema.
12º Diálogos Acadêmicos - Inteligência Artificial na Educação Profissional
- Data: 9 de julho de 2025 (quarta-feira)
- Horário: 19h às 21h
- Local: Canal do IFSC no YouTube
Confira as edições anteriores
Edição 1 – O fantasma do plágio como má conduta na escrita científica
Edição 2 – Aspectos essenciais no processo de construção do texto acadêmico
Edição 3 – Processo de revisão e apresentação gráfica do texto acadêmico
Edição 4 – O Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos
Edição 5 – Os impactos do ChatGPT nas práticas de ensino e pesquisa
Edição 6 – O que o jovem pesquisador precisa considerar antes de submeter um texto em revista científica?
Edição 7 – Mulheres na Ciência
Edição 8 – Reflexões sobre plágio acadêmico em tempos de inteligência artificial
Edição 9 – Pseudociências: falácias no jogo, sinais de engodo
Edição 10 – A escrita acadêmica e a formação do pesquisador/autor: desafios do nosso tempo
Edição 11 – Inteligência artificial (IA) na pesquisa: parceria promissora ou desafio ético?