GESTÃO Data de Publicação: 24 jun 2025 15:52 Data de Atualização: 24 jun 2025 16:17
Os diretores-gerais eleitos em Jaraguá do Sul participaram, na última quarta-feira (18), da reunião ordinária do Colégio de Dirigentes do IFSC (Codir). Mesmo sem terem tomado posse, tanto Daiane Heinzen (eleita no Centro) quanto Gerson Ulbricht (eleito no Rau) foram convidados para a reunião online do Codir para se apresentarem e começarem a se familiarizar com a rotina dos gestores. A posse dos novos diretores-gerais está prevista para ocorrer no dia 10 de agosto.
Durante a reunião, os futuros diretores-gerais de Jaraguá do Sul agradeceram os votos recebidos em seus câmpus se colocaram à disposição para trabalhar também pelo fortalecimento do Instituto Federal como um todo. “Além disso, como temos dois câmpus em Jaraguá, tenho certeza de que seremos muito parceiros também da Daiane”, completou Gerson.
A apresentação dos diretores-gerais eleitos foi uma das pautas da reunião do Codir, que também contou com a participação dos dirigentes eleitos nos demais câmpus.
Período de transição
No Câmpus Jaraguá do Sul-Centro a transição entre as gestões atual e eleita começou nesta semana. De acordo com a diretora eleita, este período será fundamental para a nova equipe apropriar-se das atribuições dos cargos e assegurar a continuidade dos serviços e atividades do câmpus com excelência e qualidade.
Desde que foram escolhidos nas urnas, os futuros gestores do Centro têm se reunido periodicamente para analisar as necessidades levantadas nas conversas que ocorreram durante a campanha eleitoral com servidores e estudantes. “Temos categorizado as demandas para garantir que nosso plano de gestão reflita as expectativas e necessidades da comunidade acadêmica”, conta Daiane.
Já no Câmpus Jaraguá do Sul-Rau o processo de transição foi iniciado em 22 de maio, com uma reunião conjunta entre a equipe atual e a equipe eleita. “Desde então temos realizado reuniões semanais de transição. São cerca de 8h semanais de reuniões para transição das atividades. Temos um excelente relacionamento com a gestão atual, à qual gostaríamos de agradecer por estar nos transmitindo prontamente o andamento das rotinas e processos”, destaca Gerson.
Além das reuniões, a transição também tem sido aproveitada pelos gestores eleitos no Rau para estudar e se apropriar melhor dos documentos do IFSC. “Neste sentido, estamos participando de modo geral das ações do câmpus, da elaboração do PAT e de reuniões constantes com a atual gestão”, relata o novo diretor-geral.
Primeiras ações
Entre planos de gestão criados para o período eleitoral, promessas de campanha e a percepção da realidade a partir do processo de transição, os novos gestores de cada câmpus começam a definir quais serão as primeiras ações a serem tomadas a partir da posse, prevista para agosto.
No Centro a equipe eleita prevê a priorização de medidas como instituir um Comitê de Crise no câmpus, retomar a discussão sobre a otimização dos espaços de trabalho e espaços de convivência, melhorar a integração dos calendários de eventos e de ensino, trabalhar mais próximo das agremiações para receber demandas dos estudantes, melhorar o acolhimento de públicos estratégicos como pessoas trans, negros e neuroatípicos e revisar e sistematizar procedimentos ambíguos no Regulamento Didático-Pedagógico (RDP) e processos acadêmicos diversos.
Uma das prioridades da nova gestão do Rau será a área de gestão de pessoas. “Um dos grandes problemas é a falta de servidores técnicos-administrativos para o desenvolvimento de atividades nos três turnos. Há servidores com cargos extintos com processo de remoção em fase avançada, além de pessoas que querem mudar de setor e a questão da falta de um engenheiro civil. Trabalharemos para atender a esses pedidos, porém precisamos planejar junto aos servidores com bastante calma e prudência”, relata Gerson.
Na área do ensino, o novo diretor-geral do Rau indica que, de modo emergencial, tratará do reconhecimento do curso de bacharelado em Engenharia Mecânica, além de apoiar a realização de eventos do câmpus no segundo semestre, como SNCT, IFSC Portas Abertas, Gincana, Sepetec e a participação no Sepei.
Mensagens à comunidade acadêmica
Confira também as mensagens que os diretores-gerais eleitos em Jaraguá do Sul aproveitaram para enviar aos respectivos câmpus:
Daiane (Câmpus Jaraguá do Sul-Centro):
Prezados estudantes e servidores, estamos prestes a iniciar uma jornada cheia de desafios, mas também repleta de oportunidades. Nosso compromisso é com uma gestão transparente e democrática, centrada no respeito e na valorização de cada um.
Acreditamos que, juntos, podemos fortalecer a qualidade do nosso ensino, promover a integração entre todos os segmentos da comunidade acadêmica e ampliar ações de inclusão. É fundamental que cada voz seja ouvida e que haja espaço para o diálogo aberto e construtivo.
Contamos com a participação ativa de todos, pois a legitimidade do nosso trabalho vem do engajamento de cada um. Vamos construir um sentimento de pertencimento e compromisso coletivo com o futuro do nosso câmpus.
Estamos aqui para trabalhar incessantemente em prol do IFSC, e acreditamos no potencial transformador do trabalho em equipe. Juntos, podemos fazer a diferença e construir um IFSC ainda mais forte e inovador.
Vamos avançar juntos!
Gerson (Câmpus Jaraguá do Sul-Rau):
Gostaria de dizer que estamos muito otimistas em relação ao futuro do câmpus. Manteremos contato próximo com a reitoria e buscaremos nos fortalecer nas relações com a comunidade.
Solicitamos um pouco de paciência neste início de gestão, pois precisamos nos inteirar completamente dos processos e isso leva um tempo. Gostaríamos de atender a todas as demandas que surgem, mas temos que ter calma. Precisamos estudar, debater e nos reunir com as pessoas para verificar a viabilidade dos processos.